Não me leve a mal andrew, mas acho que você se da melhor quando o assunto é aviação e treino rsrs.
A Cipsoft lucra com os botters sim, isso é obvio, eu tenho dezenas, centenas de amigos que usam bot, e costumam usar em mais de 4 personagens (todos premmium account)
Hoje em dia a cipsoft acaba banindo apenas players free accounts (pessoas pobres, duras ou que não gostam de gastar grana no jogo) pois hoje a maioria do pessoal usa a ferramenta do matrix paga, totalmente indetectavel, apenas por report pode ocasionar em banimento (ai já não é massban)
A Cipsoft fez uma baita cagada, só não viu quem não quis, pois logo quando começaram a surgir as ferramentas indetectaveis fizeram o favor de excluir o unico meio(Os Gms) que conseguiria eliminar os neo botters.
Antigamente existia mais players online? Sim com certeza.
Porém, antigamente a maioria dos jogadores eram free accounts, até porque não era tão facil como hoje conseguir uma premium time.
E caia entre nós, uma pessoa que se encomoda com o rush de botters, ela não para, apenas começa usar pra competir, já vi diversos casos assim.
A maioria que parou foi por falta de tempo, por enjoar do jogo, ou porque já estava velho demais pra jogar.
A maioria da velha guarda tibiana aderiu o bot e hoje em dia veêm o tibia como trabalho.