Postado originalmente por
Bela~
Depois de muito tempo lutando com o ritmo agitado dos dias, consegui terminar O Hobbit. Enredo nota 11, sem comentários. Algo que achei estranho, no entanto, foi a forma como foi traduzido.
O fato é que comprei a edição martinsfontes, que estava sendo vendida no Submarino junto com outros Tolkiens. Há errinhos -uns dois- como separar mu-ito em vez de mui-to. Há também umas repetiçõezinhas vocabulares-que não visam à ênfase-, o que achei meio estranho. Aconteceu com vocês ou a Bela é que está viajando?
Comecei a ler A Sociedade do Anel e, obviamente, estou curtindo (:
Tenho a estranha mania de ir à livraria e tirar foto de meus desejos literários. Confiram e, se já tiverem provado, digam o gostinho de cada livro:

(eu acabei tirando do livro 5, mas ainda não li nenhum da coleção)

O Hobbit é sensacional, e não tive nenhum tipo de problema com a tradução. Não tive muita paciência com o Silmarillion.
Terra em Chamas (As crônicas Saxônicas)
Se você tem estômago fraco, desista. Cornwell tem um estilo extremamente "realista" de escrita, expondo a sociedade do século VIII~X de uma forma que eu nunca tinha visto antes. Homens defecando de medo antes do combate na parede de escudos, mulheres sendo estupradas, tripas, sangue, sangue e ahh... mais sangue.
Btw, de longe, minha série favorita. O modo como a saga e o personagem principal são apresentados, e depois evoluídos, fazem com que você se sinta completamente imerso na então dividida Inglaterra. Vale cada centavo.
Obs.: Até um certo tempo, minha cena de batalha favorita era a "Cavalgada dos Rohirrin", ali no cerco de Minas Tirith. Depois de ler o segundo livro d'As crônicas saxônicas, O Cavaleiro da Morte, a batalha de Ethandun se tornou o relato de embate mais épico de todos os tempos. Pra você ter uma ideia, enquanto lia o choque das paredes de escudo, senti minha audição ficar abafada, como se um trovão acabasse de ter estourado do meu lado... exatamente como descreve o protagonista.
A Guerra dos Tronos (As Crônicas de Gelo e Fogo)
Minha segunda série de cabeceira.
Não tenho muito o que dizer sobre o livro, porque qualquer coisa que eu comentar pode acabar virando spoiler. Mas Martin tem um "que" de Cornwell, pela realidade da narrativa, e a maravilhosa imaginação do nosso adorado Tolkien, tamanha a criatividade com que Westeros foi criada.
Pelo que vi na sua sign, você gosta d'A Saga do Anel. Provavelmente gostará de Martin. Mas atente-se que não é uma fantasia a moda tolkeniana, mas sim algo mais profundo com um certo toque político. Enfim, vale cada moeda de cobre
E não se esqueça de guardar fôlego para o final. O autor termina o primeiro livro com um
gancho tão maravilhoso que você vai correr para a livraria comprar o segundo.
Dica final: Não se apegue a ninguém na Guerra dos Tronos...
Boa Leitura.