Postado originalmente por
Pedro Patrulheiro
Se você compra algo da China, você tá financiando a mão de obra barata que eles possuem que é, em grandes possibilidades, um sistema de produção indigno de trabalho.
Se você usa carro todo dia você está contribuindo pra o emputecimento de quem tá no transito e poluido o país de forma desnecessária (podia tá usando um ônibus, ir de bicicleta, etc).
Enfim, podia citar inúmeros exemplos, a questão é que toda ação gera reação (no shit). Claro que vai estar ajudando tranficantes a estarem firme e forte por aí, mas se pensar deste modo, você não sai de casa, qualquer coisa que você faz atinge alguém de forma negativa.
Acho que são relações de proximidade ao crime bem diferentes. A relação de quem consome drogas ilícitas é estreita com o traficante. Você não compra drogas de um processo produtivo que
PODE SER legal e não escravizador. Você compra de um processo produtivo que por
TODO O CAMINHO foi ilegal e criminoso. Ou você acha que quando a maconha for legalizada, os bolivianos produtores rurais deixarão de ser explorados?
Se fosse assim, poderíamos dizer que o compromisso social de um padre e um usuário de crack é o mesmo, já que o padre compra alguma peça de roupa vinda da China e o usuário vai na boca e fornece a grana para a munição do próximo assalto do dia. Inocência pensar assim.
O problema da maconha é realmente a ilegalidade. Podemos discutir se faz mal ou não, se é certo proibir ou não. Mas enquanto algo é ilegal, está financiando o crime organizado. E esse é o ponto dos estereótipos e tudo mais apresentados nesse tópico.

Pedro Patrulheiro
Mas que seja. E se o cara plantar em casa (o que, creio eu, é utopia de maconheiro, pelo que eu sei demora pra germinar/secar, se o cara for um fumante periódico, sei lá, todo final de semana, ele iria precisar de uma boa plantação)?
O argumento do maconheiro fazendeiro...
SE o cara plantar e
SE ele usar a planta somente para consumo próprio, sem comercializá-la. Como a quantidade de pessoas que plantam uma verdura que seja é pequena e como quem planta geralmente acaba vendendo (já que dá uma boa grana e vivemos em um mundo capitalista no fim das contas), é uma situação bem rara. Difícil usar como argumento.

Steve Do Borel
Ah cara, sai do computador e enxerga a verdade ao seu redor.
Só fazer uma observação impessoal sobre esse tipo de comentário:
Não tenho nada contra a maconha em si, mas acho engraçado pessoas que se acham conhecedoras da vida apenas por ter fumado um baseado que vem misturado com merda e andou na cueca e no sapato de traficante. Acho que deve existir algo no THC que faz alguém realmente acreditar que é mais "vivido" por isso. É meio ridículo, parece adolescente de 14 anos que toma 3 latinhas de cerveja e já se sente o adulto. Acho que esse tipo de comentário acaba contribuindo mais para o estereótipo de quem fuma ou de quem defende a maconha.