Tibia pra mim continua sendo o melhor RPG que eu conheço e o único MMO que realmente me cativou, que não consigo largar.
Sem dúvidas, os tempos de antigamente foram de ouro. Mas não eram só rosas, como muitos por aí ficam dizendo. Por exemplo, muitos citam que o PvP era na habilidade, porque tinha que acertar a runa na pessoa. Só que teve uma época que tava infestado de aimbots, que SEMPRE acertavam em você enquanto você sofria pra acertar ele... quem jogava honestamente só se dava mal. A mudança das hotkeys que a CipSoft fez foi pra ajudar os jogadores honestos.
Mas tem algumas coisas hoje em dia que passaram do limite.
A CipSoft, quando foi balancear as vocações da última vez, deu uma exagerada em algumas coisas.
1 - Aumentaram muito o dano dos knights e paladins. Assim, os mages, que em compesação de ter pouca HP tinham ataques fortes, ficaram meio que "maltratados". Já vi knight dando exori gran mais forte que exevo gran mas flam. E com muito menos mana. Além de ser a "muralha" com um milhão de life, ainda agora quer bater feito mage.
2 - Não só os knights, mas paladins também querem bater igual mage. Um paladin bem treinado pode bater 200+ usando simples royal spears. Com assassin stars são simplesmente um apelo. Além de tudo, depois que as spears começaram a voltar na mão (mágica maneira da CipSoft, spears que flutuam de volta), os paladins começaram a caçar com spear+escudo. Já que podem treinar shielding tão bem quanto knights, assim ficam com defesa apelosamente alta, e ataque talvez até mais alto que os knights. Paladin hoje em dia não só taca SD, como bloca bicho, caça de perto... daqui a pouco, o que? Vai upar shielding melhor que knight, fishing mais rápido que todos, ML mais rápido que mage, ter o ataque mais poderoso...
3 - E os mages? Além de terem pouca vida e nenhuma defesa, a única coisa que tinham, alto poder de ataque, está sendo-lhes tirada e copiada por outras vocações.
Isso eu considero a pior coisa do momento.