Postado originalmente por
el mont bolado
mesmo que essa temporada tenha sido a pior, penso, eu, que dexter está bem a cima da grande maioria das séries.
praticamente impossível manter a qualidade de uma série fantástico durante 5 anos seguidos, ainda mais uma série como essa que, não é tão fácil conseguir um tema central sólido (que não leve para um fim imediato, é claro) para uma temporada inteira sem ser um grande vilão/rival a àltura do dexter ou então algo envolvendo a revelação do seu segredo.
a evolução do personagem é o tema mais sensato mesmo que deveriam escolher, e pelo visto vai continuar na sexta temporada.
sinceramente, achei que o que eles mesmo queriam mostrar nessa quinta temporada de dexter, eles conseguiram: a evolução do dexter, do que ele era antes para o que ele é agora, seja mentalmente, psicologicamente falando ou então no mundo pós-rita.
Dá pra perceber claramente a evolução do Dexter pelas temporadas. Quando o personagem é apresentado ao público, ele é um cara sem sentimentos incapaz de se sensibilizar com a dor das pessoas. Já pro fim da temporada, quando ele mata o Brian, podemos perceber que ele sente uma dor nunca vista, pois ele além de ter matado o irmão, matou alguém que era semelhante e entendia todos os problemas dele.
Na segunda temporada, ele consegue se envolver com a Lila e a Rita, além de se preocupar com ambas a ponto de protegê-las. Seja escondendo a Lila da Rita, seja levando o ex-marido agressor dela pra cadeira (embora aqui haja um pouco de interesse do próprio Dexter).
A terceira temporada pra mim, é a mais fraca. Nunca fui com a cara desse advogado cubano, e sempre soube que existia algo além daquela carapuça e bom defensor do Estado. No fim, ele sempre fazia as merdas que restava para o irmão dele limpar e o Dexter teve que dar um fim dele. Percebi nessa temporada que a linha de amizade deles era muito tênue, e chegou a ser mais tênue ainda quando o Dexter passou o código para Miguel, tornando-o um serial killer meia boca que fazia muita merda.
A quarta temporada mostra no fim o arrependimento do Dexter. Após descobrir quem era o Trinity Killer, ele se aproximou muito rápido e demorou demais para dar um fim no caso. Com isso, ele quase não conseguiu salvar aquela criança no cimento e perdeu a Rita por irresponsabilidade. Isso no fim da temporada é claramente evidenciado quando ele se responsabiliza pela morte da Rita, já que ele achava que ela estava na Disney enquanto ele caçava Trinity.
A quinta temporada para mim leva uma nota 7. Os personagens são apresentados de uma forma bem interessante e alguns são bem amarrados a trama. Outros são simplesmente jogados e esquecidos depois pelos roteiristas; além de apresentar alguns buracos durante a trama. Como por exemplo, Quinn passou despercebido apenas pelo sangue no seu sapato não ser compatível ? Porque o crime de Santa muerte não foi levado tão a fundo ? Porque alguns personagens como Liddy não foram explorados de uma forma que a trama pudesse ser mais sensata ? Mesmo assim a temporada se fecha de uma forma interessantíssima e podemos ver que a próxima tem tudo pra ser a melhor de todas
A única coisa que as pessoas reclamaram da temporada que eu perdoo, foi na parte da Debra quando ela deixa Dexter e Lumen escaparem através da cortina com o corpo, visto que ela já simpatizava com os 'justiceiros' por sofrer algo parecido com Ice truck killer.