
Postado originalmente por
Bob Joe
Não é nem questão de não existirem provas. Quando tratamos de possibilidade, nem sempre necessitamos de provas concretas
É questão de não sabermos mesmo se a vida é um evento raro ou comum. Por que é impossível só nós existirmos no universo? Só porque ele é grande? Isso não é argumento quando não se sabe a probabilidade da vida aparecer, nem ao menos se existem outras formas de vida.
Sim, concordo com você. A vida só existe na terra por causa de uma série de eventos que aconteceram em sequencia, se um deles não tivesse acontecido, nós não estaríamos aqui hoje.
Mas indo pela sua fala, de que probabilidade carece de provas, já foram feitos cálculos que apresentavam o número de terras que existem na nossa galáxia, baseados na distância que aquele novo planeta lá parecido com a terra está de nós. Se a 20 anos luz achamos um daqueles, provavelmente existem bilhões de outras semelhantes na nossa galáxia.
Mas mesmo assim, dando uma probabilidade extremamente baixa para a vida, algo em torno de 0,000000000001% (1 em 1,000,000,000,000), se existem bilhões na nossa galáxia, usando esta probabilidade, não teria ninguém mais por aqui, exceto nós, mas a cada 1 trilhão de planetas teria uma outra terra com vida igual a nossa, só fazer as contas aí, se cada galáxia tem 10 bilhões desses planetas, e a chance é 1 pra 1 trilhão, a cada 100 galáxias existiria um planetinha que nem o nosso com vida inteligente.
Tudo não passa de probabilidades, mas não importa o quão raro o evento chamado ''vida'' seja, é estatisticamente impossível só ter ocorrido uma única vez no universo inteiro.