Postado originalmente por
Martiny
Ele recomendou o livro explicando que é melhor aprender de uma forma descontraida, com uma histórinha por trás, do que pelos textos massantes dos livros didáticos. Ele diz que o melhor jeito de aprender é gostando, conversando, se divertindo mesmo, tendo prazer.
Eu tenho que pegar alguns livros bacanas para ler sobre filosofia, qualquer recomendação pode falar pessoal.
Entendo. E concordo com seu professor.
Acontece que é inevitável não se sentir traído pel'O Mundo de Sofia. Ideia simpática, mas o desenvolvimento decepciona; o enredo é constantemente posto de lado para dez páginas sobre Aristóteles ou vinte sobre Berkeley. Quando você tenta encontrar dois ou três detalhes interessantes na narrativa, não consegue. Lembro de ter me perguntado várias vezes porque o autor não esquecia Sofia e ia direto ao ponto. (Isso fica claro no final, mas a conclusão é sem sal, frígida.)
Apesar de ser um best-seller premiado, o livro é constantemente acusado de ser limitado e tendencioso. E qual não é? Um guia prático da filosofia, prático até demais. Filosofia não é sobre simplicidade, então, todo cuidado é pouco.
Dito isso, seguiria essa indicação e leria por mim mesmo. Dificilmente você terá a oportunidade de encontrar um livro sobre o assunto com tantos fãs. Essa parte de ter com quem falar sobre a obra é bem legal. Conhecer para criticar, nem que seja para descer a lenha como eu estou fazendo agora.