Postado originalmente por
Mig Master
O meu ponto é:
Ele já sabe quem vai ser perdido, com ou sem mandamentos, com ou sem interferência.
Ele permite que essas pessoas venham ao mundo.
Ele fará essas pessoas sofrerem/alma será destruída (mesmo que elas não tivessem poder algum).
Entenda: o único modo de sair dessa pequena armadilha lógica que eu te pus (onisciência x livre arbítrio) é exatamente negar um desses pontos. Essa é, provavelmente, a única discussão que (por enquanto, ao menos) não existe uma resposta próxima a satisfatória pelo lado teísta.
Ou seja, Deus não é onisciente pois podemos mudar o nosso destino (que é o que ele sabe).
O ponto é a reação de Deus ao homem.
O rei Ezequias ia morrer, palavra de Deus vinda de um profeta.
Ele se arrependeu, e Deus mandou o profeta voltar com a notícia que ele teria + 15 anos. Passado algum tempo esse rei peca de novo, e Deus o castiga. Deus interage ao meio. Se Ezequias tivesse resolvido fazer outra coisa ele em vez de se arrepender, estaria morto do mesmo jeito que morreu tempos depois.
O que estou tentando dizer é que Deus sabe quem vai e quem fica. Por isso ele está tentando salvar todos. O plano de Deus sempre foi a salvação de todo ser humano (João 3:16).

Postado originalmente por
Potterzin
Não, é ai que você se engana.
Se um ser é perfeito, ele não tem como fazer algo imperfeito, pois escolher fazer algo imperfeito vai contra à perfeição.
Se você é perfeito, escolher fazer algo imperfeito o torna imprudente e imortal, o torna imperfeito.
E mais uma coisa, sobre a Arca de Noé: como couberam mais de oito espécies de ursos polares, 150 espécies de pombas, 300 espécies de gatos, incontáveis espécies de cachorros, lagartos, camelos, e bilhões de insetos?
Sem contar como eles se alimentariam depois do dilúvio, haveria um desastre ecológico.
Que tal pular sair do gênesis um pouco Potterzin?
Povo de Israel andando no deserto faminto. Murmuravam pra Moisés e pra Deus. No dia seguinte de manhã havia maná no chão pra saciarem sua fome e perdizes à tarde. Se ele sustentou dessa forma um povo de humanos (por muitas vezes ingratos) por 40 anos, acho que ele faria pasto para os animais que nada fizeram a ele, não acha?
Sobre a obra de Deus, Deus não disse que era perfeito. Deus viu que era bom (Gênesis capítulo 1 em seis versículos diferentes). Se os anjos que são seres celestiais não são perfeitos por que seríamos?
Potterzin não foge muito do tema caso contrário será flood.