Se você for fazer comparações de contexto histórico, vai sempre achar dúzias de contra-exemplos a sua argumentação. Um exemplo rápido é a constatação que as piores sociedades são as que limitam a liberdade e que tem fortes laços morais. Você falou de "filhos mal educados", mas no século XI da Idade Média européia, casamentos aos 13 anos eram comuns e constituam basicamente em um homem adulto e uma menina que basicamente era violentada se formos ver nos padrões de hoje. EU não consideraria isso um bom modo de educar uma filha, mas funcionava aquela sociedade, afinal, era uma sociedade de homens e mulheres tinha que ser protegidas da violência.
Não pensa na moral como uma escada, onde degraus são galgados ou descidos. Está mais para um emaranhado circular, sem começo e sem fim. Não existe certo e errado, isso são fundamentos que nós inventamos para sustentar a sociedade. Existe apenas o que funciona e o que não funciona. Se hoje a homossexualidade é aceita, é porque isso se fez necessário, assim como era necessária com os Espartanos, Atenienses (mas de formas diferentes, outros paradigmas). Como você quer que hoje, com toda exposição do sexo em várias mídias, jovens se escondam ou sejam escondidos disso, como muitos religiosos gostariam? Censura? Acabar com a Internet? É um passo que foi dado, a moral vai ter que se virar para caber dentro da evolução social e não o contrário.
Quem diz o que é necessário é o coletivo, não eu, você ou o papa. É claro, podem haver ditadores, inquisição e vários modos de se forçar uma verdade, uma moral. Mas a história sempre nos mostra que isso não dura para sempre.
Não é ser em cima do muro, é ser ponderado. Quando se tem um vislumbre do todo, alguns casos tornam impossível ter essa visão dicotomica de certo ou errado. Opiniões muitas das vezes são definidas mais pelo que não sabemos do que pelo que conhecemos. É por isso que existe tanto extremismo no mundo, tanto preconceito burro e tantas idéias ultrapassadas que permanecessem por muito tempo.
Eu ainda tenho algumas posições fortes. Mas não deixo elas serem maiores que minha inteligência e senso crítico.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação

.