Curtir Curtir:  0
Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 38

Tópico: Aula 1 - Volume

Registro
    04-05-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Aula 1 - Volume

Bem vindos à Elementary/High - School of Spriting

Bom dia a todos, alunos, alunas (ounão).

Hoje começa o primeiro dia do Elementary/High - School of Spriting

Citação Postado originalmente por Alunos Cadastrados
    .Marcus Raidenn - Marcus
    .PrintScreen - Mr. Unknown
    .Jake~ - Jake
    .Kamino - Signore Incognito
    .Spairom - Signore Incognito
    .Catador~ - Anderson
    .Kyward - Júnior
    .LcsFlrs - Lucas
    .Rogin - Roger
    .Kerky - Mr. Unknown
    .D0rit0s - Pedro
    .Pikas - Michael
    Você sabe o que é um gráfico ou como caracterizamos a famosa "perspectiva tibiana"?

Um gráfico, para nós spriters da "perspectiva tibiana" é um desenho em um espaço de 32x32 pixels

E o que é a "perspectiva tibiana"?

A perspectiva tibiana como falamos recebe o "nome científico" de Top Down Isomérica em 45 Graus, ou seja, em linhas gerais, vista de cima para baixo (do topo da cabeça) em 45 graus com angulos internos iguais (ignorem os angulos internos).

Com esta breve explanação que parece obvia vamos ao conteúdo em si da primeira aula.

Nesta aula iremos falar um pouco sobre volume.

Você sabe o que é volume? Você sabe onde você pode encontrar volume?

Diferentemente da formula da física, o volume em um desenho não se expressa por fórmulas e sim pela noção de profundidade ou "elevação" em uma determinada parte do desenho/gráfico.

Podemos notar o volume em várias partes de um desenho, seja nas dobras de uma blusa, no músculo de um braço ou até numa simples bola.

Todo objeto que se deseje demonstrar com perfeição ou realidade necessita de volume. Como podemos citar aqui no forum vemos várias espadas faltando volume, lâminas retas que parecem papel ou cabos sem volumes que são os casos mais comuns.

Mas como representar um volume?

Um volume se dá por um ponto luminoso dentro do sprite que revela que aquela área estaria mais "elevada" que as demais.

A partir desta pequena introdução analise o desenho abaixo:

A primeira aula não se relaciona a gráficos na perspectiva isomérica em 45 graus em si

Podemos observar o volume no desenho uma vez que podemos ver uma gradação da luz vindo do escuro (parte mais afastada) para o mais claro (parte mais próxima do topo) onde o objeto recebe mais luz.

Terminamos aqui a primeira aula, como dito antes passaremos desde o começo (básico) com técnicas que não são exclusiva do nosso "spriting" para, após aprendermos o básico, seguirmos para o avançado e específico desta área tão magnífica.

Como "lição de casa" eu gostaria de pedir 2 coisas:

1. Façam uma bola com volume.

2. Adicionem volume ao outline abaixo.

Lembrem-se, a lição de casa pode ser postada aqui no tópico mesmo ou mandada por MP, em caso de maiores dúvidas também adicionem o msn:

[email protected]

Abraços e bons estudos,

Marc~

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por marcynhow; 10-10-2010 às 19:09.

Banido
    Registro
    10-09-2008
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Usuários online lendo este Tópico: 43 (5 membros e 38 visitantes)

eu juro que me esforcei na esfera HUAHAUHAUAHUAHUAHU
    pegai professor pardal

Registro
    31-07-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Tae minha primeira lição hehe

Registro
    04-05-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Kerky Ver Post
    Usuários online lendo este Tópico: 43 (5 membros e 38 visitantes)

eu juro que me esforcei na esfera HUAHAUHAUAHUAHUAHU
    pegai professor pardal

Bom Kerky, os seus ficaram bem legais até, parece que voce ja tinha uma boa noção de volume então não foi um problema pra você. Acertou na bola, obviamente e apresentou um cabo/guarda na espada bem legais. Poderia ter dado mais volume colocando mais contraste na guarda mas mesmo assim, bem legal (contraste vou tratar em uma aula futura)

Citação Postado originalmente por Rogin Ver Post
    Tae minha primeira lição hehe
    Rogin, como disse por msn, não use outros programas a não ser o Paint e, não me parece que você entendeu muito bem o volume. Sua bola tem um certo volume, entretanto está meio irregular e a luz refletida no tobo da bola está errada pois não dá a noção de volume no topo, ou seja, não há camadas de cores mais escuras no topo também.

Na espada há o problema da lâmina que não possui muito volume uma vez que você pois toda a luminosidade no canto esquerdo da lâmina dando a impressão de que a lamina é alta na esquerda somente e decai na parte da direita. No meio adicionaste pixels mais escuros para dar a impressão da linha central da lâmina o que não deixa de estar certo, entretanto ela não pode decer do nada tem de haver uma transição da parte mais alta da lamina para a mais funda nessa linha central, uma transição entre os volumes que pode ser dado adicionando o AA (que também citaremos em outras aulas)

A guarda não está errada embora esteja muito clara e muito volumosa, adicionar algumas imperfeições e relevo (volumes diferentes) na guarda daria um bom aspecto à mesma.

No cabo ocorreu o mesmo da lâmina, muita claridade em um dos lados e pouca no outro deu a impressão de assimetria citada acima na lâmina.

Já na bolinha final do cabo poderia ter adicionado mais volume como fez na esfera do exercício 1 para esta se sobressair no gráfico indicando uma bola mais massiva usada como apoio para a mão de modo a oferecer mais firmeza na empunhadura da espada.

Este comentário da bolinha serve também ao Kerky que, apesar de ter dado um bom volume poderia ter aumentado mais o contraste ou seja, dado mais volume ao cabo e guarda bem como para a bolinha final.

Sobre os dois é isso, quem será o próximo?

@Kerky - Refaça a guarda.
    @Rogin - Tente refazer os dois desta vez sem pressa de ser o FIRST.

Usuários online lendo este Tópico: 45 (7 membros e 38 visitantes)

/\ dels Oo

Abraços,

Marc~

Registro
    07-01-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu fiz tudo oque o senhor professor pediu.

Publicidade:

Última edição por Catador~; 10-10-2010 às 00:54. Razão: Correção na imagem.

Banido
    Registro
    10-09-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

eu pensei que tinha que usar aquela cor ali na guarda :F
    já edito aqui com uma melhor

Registro
    04-05-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

eu pensei que tinha que usar aquela cor ali na guarda :F
    já edito aqui com uma melhor
    Mas a cor que eu dei é a que o pessoal usou mas voce pode escurecer e clarear ela desde que continue sendo a mesma

Citação Postado originalmente por Catador~ Ver Post
    Eu fiz tudo oque o senhor professor pediu.
    O que posso dizer? eu não tenho críticas, você trabalhou bastante tempo na sua bola e ela acabou ficando melhor que a minha, está de parabéns, quem quiser pegar itens de referência podem olhar os do catador, é um bom exemplo turma
    Última edição por marcynhow; 10-10-2010 às 01:06.

Registro
    14-11-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Depois de encher o saco de marcynhow, eis o resultado(tanananammm)
    ficou uma bosta mas ta ai:

Última edição por LcsFlrs; 10-10-2010 às 02:01. Razão: mostrar a sing
    Maranata!Hosana!Amém.

Banido
    Registro
    10-09-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

só vi o post falando da cor agora então fica essa mesmo .-.

Registro
    04-05-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por LcsFlrs Ver Post
    Depois de encher o saco de marcynhow, eis o resultado(tanananammm)
    ficou uma bosta mas ta ai:

Bom já te dei as dicas no msn e achei que esse resultado final da bola ficou muito melhor do que aquele que você começou a fazer, acho que voce evoluiu MUITO desde a primeira bola e lembre-se NAO USE AQUELES EFEITOS.

Quem estiver com problemas na bola pode olhar esta de exemplo também.

Sobre a sword, não parece que há muito volume, tente adicionar partes mais claras e escuras na lamina pra dar uma noção maior de volume. Como citei em algumas espadas tente colocar a linha central da lamina pra dar aquele efeito de profundidade melhor e tente usar cores mais distantes ou seja, com luminosidades mais distantes.

Sobre o cabo, a mesma coisa, ele ficou muito clar o que não da uma noção boa de volume e sim que a espada brilha, hahaha.

O mesmo tenho a dizer sobre o cabo e a bolinha do fim só que no cabo ao invez de voce por algo claro voce deixou tudo escuro o que parece que ele é uma folha de papel hahaha...

a bolinha parece um tumor naquela tentativa de ruby faz a bolinha normal que é mais facil, sério.

só vi o post falando da cor agora então fica essa mesmo .-.
    Hahaha, fica essa mesmo mas, como eu disse a guarda em si, ela inteira está muito clara... tenta colocar partes mais escuras pois parece que a guarda é muito mais "gorda" do que o resto do sprite.

Citação Postado originalmente por Marcus Raidenn Ver Post
    Depois de um árduo dia inteiro tentando fazer a bola @_@

Enjoy it u_u
    Como eu disse, não fico on 24h/dia

To passando aqui agora e comentando.

Deixe me dizer que a lamina está até boa mesmo parecendo uma lamina de pedra e não de metal, voce poderia ter colocado mais parte escuras na mesma. a guarda não ficou muito boa pois o tom de ouro é meio dificil de trabahhar, quem sabe mais tons escuros pra dar uma noção de volume maior a deixaria melhor.

o cabo em si ficou bem simples mas, como disse da guarda poderia haver um contraste maior entre as cores (escuras ao lado das claras) pra indicar um melhor volume mas, como não disse nada sobre contraste ainda, essa passa hahaha

A bolinha do cabo você fez como eu disse, um pouco mais gordinha para dar o apoio à mão.

Já sobre a bola, ela realmente está MUITO boa o único problema, que não chega a ser mesmo um problema é que você transformou a bola em uma pedra com suas ranhuras e defeitos naturais de uma pedra, fora isso o sombreamento está MUITO bom. Obviamente as cores que estão ai dão mais a impressão de uma coisa metalica do que uma pedra pelo fato de voce ter colocado muita luz mas, fora isso, pode servir de exemplo a todos aqui também.

Acho que é isso,

Abraços,

Marc~

@PrintScreen

Adicionado à Turma!

Publicidade:

Última edição por marcynhow; 10-10-2010 às 19:08.

Tópicos Similares

1. Ultimo dia de aula, conte como foi o seu.
    Por Darak no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 39
    Último Post: 29-11-2009, 23:02
  2. Matar aula [+ relembrando infância]
    Por Sudden Sea no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 42
    Último Post: 05-05-2008, 23:51
  3. [Música] Aula de pentatonica com Zakk Wylde [+ingles]
    Por Darak no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 19
    Último Post: 27-04-2008, 09:16
  4. Perguntas e Respostas - Volume III
    Por Emanoel no fórum Newbie Island (Rookgaard)
    Respostas: 53
    Último Post: 04-12-2007, 07:09

Permissões de Postagem