Eu não acho que as profissões não estão balanceadas, muito pelo contrario. Os mages tem um pouca defesa, tem pouco life o que os torna a profissão mais fragil do jogo, porem para compensar isso, tem o melhor ataque do jogo. O Kina tem uma excelente defesa, tem bastante life, porem tem um ataque inferior ao dos mages. O Paladin tem um life bom, tem uma defesa boa e um ataque muito bom.
Dessa forma, vemos que todas as profissões tem suas desvantagens e vantagens, mas nem por isso se tornam desbalanceadas.
Quanto ao XP que os mages conseguem pegar em hunts, eu acho isso mais uma prova que não existe desbalanceamento. Os Mage realmente conseguem pegar bastante XP, porem tem um gasto gigantesco, quando vocês pega exemplos como victeron e sorcerer manipulator você vê que pega um xp absurda mais depois fica varios dias sem jogar para recuperar a grana, isso sem tirar as deads que mostra a fragilidade da profissão (e um pouco a falta de habilidade dos jogadores

) exemplos como Druidok, Victeron e Sorcerer Manipulator tem uma imensa lista de deads, a varios dias estão nos seus 436,430 e 412 e não saem disso, upam e morrem. Agora falando dos kinas eles podem ate não pegar tanta xp, mas não tem tanto gastos nas hunts de modo que podem upar com mais frequencia, e são mais resistentes de modo que morrem muito menos, isso explica o top ser kina. Agora sobre os paladins, eu acho que falta jogadores com interesse eu ser top, hoje ja temos alguns, mais demorou demais para esses jogadores aparecerem, caso contrario ao meu ver, estariam disputando la no top, devido assim como o kina não ter um gasto exagerado nas hunts, mas os paladins ja tem gasto consideravel, e são resistentes, por isso tem poucas deads.
Para mim para ser top não adianta so pegar uma imensa quantidade de XP e depois ficar semanas sem jogar tem que ser regular. A XP pode ser ate menor mais tem que ser todo o dia.
"Devagar e sempre"