Axei um tópico legal num outro site e trouxe pra cá,ja que muitos que visitam o TibiaBr não conhecem grande parte da história de tibia.
Creditos:
Dark
Matt
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Wikipedia
A História do Tibia
..A História do Tibia começou no outono europeu de 1995 quando três estudantes alemães, Stephan Börzsönyi, Ulrich Schlott e Stephan Vogler, tiveram a idéia de criar um RPG online. Contudo, eles desejavam que o jogo deles possuísse uma interface gráfica, diferentemente dos vários Multi-user dungeons baseados em texto da época. Guido Lübke começou como um jogador normal, e em 1999 se juntaria aos três como o quarto oficial executivo do jogo.
....A partir de 1996 começaram a surgirem os primeiros planos concretos para o jogo. Foi escrita a programação básica para a rotina de manuseio de objetos, foi utilizado o editor MudEdit para o desenho dos níveis, itens, e avatares (personagens dos jogadores); e foi testado o protocolo TCP/IP para a comunicação entre os o servidor e o jogo. Em agosto do mesmo ano se havia um servidor rodando em Linux e um cliente do jogo rodando em Windows, e já era possível movimentar um personagem ao longo dos níveis. Grande parte dos gráficos usados nos cenários do jogo era similar ao do jogo Ultima VI.
....E dváriesse ponto, devido às últimas atualizações, Tibia já havia consolidado muitas das características de um jogo online de RPG e havia ganhado um estilas cavernas com tipos novos de monstros. Tais mudanças fizeram com que a versão do jogo fosse atualizada para Alpha 3.0 em 28 de outubro de 1997.
Os Primórdios
....Nesse ponto, o número de jogadores ao redor do mundo se juntando ao jogo crescia, sendo a maior parte deles da Alemanha. Com isso, também começaram a surgir os primeiros fã sites de Tibia; o primeiro deles foi conhecido como Yorin's Tibia Homepage (lançado em 2 de julho de 1998).
....Enquanto isso, os criadores desenvolveram mais funcionalidades para Tibia: um sistema de magias, foram introduzidas as vocações dos personagens e as suas respectivas habilidades de lutas (pontos de skill), foi implementado o sistema de correios no jogo (o assim chamado Royal Tibian Mail, com o qual os jogadores agora poderiam enviar cartas e itens entre si), e o sistema de depot (depósito em Português, no qual os jogadores poderiam então guardar os seus itens extras em um local seguro).
....Nessa altura, Tibia, ao ver de seus criadores, havia já amadurecido bastante. Então decidiram mudar a fase de desenvolvimento do jogo de alpha para beta, surgiu assim a versão 4.0 Beta.
O Crescimento Do Jogo
....As atualizações foram recebidas com satisfação pelos jogadores. As pessoas passaram a ficar mais tempo online no jogo, e assim sempre havia alguém dentro do jogo todo o tempo. O servidor se tornou insuficiente para toda essa atividade, então os criadores compraram um servidor na Universidade de Passau (Alemanha), o qual começou a rodar o jogo em 2 de julho de 1998.
....Com o rápido crescimento do jogo, o seu código fonte foi tornando-se ineficiente e instável, e era bem difícil adicionar novas funcionalidades sem acabar adicionando junto novos bugs. Então os criadores decidiram reescrever completamente o código do servidor, o que levou quase um ano.
....Em 18 de junho de 1999, com o novo servidor, foi lançada a versão 5.0 Beta do jogo.
....Diversas melhorias foram adicionadas ao jogo com o auxílio dos jogadores, entre elas: um mapa ainda maior (1024 por 1024 quadrados), o desenho de novas áreas, o desenho de novos itens, escrita de histórias sobre o mundo de Tibia. Também foi conferido a alguns jogadores de confiança cargo de gamemasters (na epoca eram chamados de wizards), para ajudarem a manter a ordem dentro do jogo.
Versão 6.1
....Houve poucas inovações técnicas, porém a atualização trouxe mudanças drásticas no visual do jogo. Com a ajuda de diversos artistas voluntários, da própria comunidade de jogadores, foram desenhados novos gráficos para substituir todos os gráficos antigos que lembravam os de outros RPG's, fazendo com que Tibia tivesse o seu próprio estilo.
....A página oficial de Tibia foi reestruturada, ganhando assim um novo visual e novas funcionalidades: as notícias das últimas informações a respeito do jogo, e o lançamento dos fóruns oficiais do jogo (onde qualquer um que possuísse um personagem em Tibia poderia postar).
....Houve algumas mudanças no cliente do jogo: um mecanismo que impede que vários clientes sejam abertos no mesmo computador, a possibilidade de se usar na lista de jogadores ignorados os wildcards * (que significa uma seqüência qualquer de vários caracteres) e ? (que significa um único caractere qualquer), a senha (por razões de segurança) não podia mais ser salva nas preferências, e uma nova técnica de comunicação com o servidor para reduzir os screen-bugs (bugs de tela).
Além disso, devido ao fato de que nessa época os quatro criadores estavam quase concluindo os seus estudos na Universidade de Passau, eles tiveram de procurar um novo lugar para o servidor do jogo. Eles fizeram uma parceria com a Gameloft, que em retorno da hospedagem teve o seu banner de anúncios posto no site oficial de Tibia.
....Logo após alguns dias depois do lançamento dessas atualizações, foi lançada em 7 de novembro de 2000 a versão para Linux do cliente para o Tibia 6.0 Beta.
....O número de jogadores foi crescendo, e mais uma vez foi quebrado o recorde de jogadores online. No dia 19 de novembro de 2000 foi atingida a marca de 300 jogadores dentro do jogo
....Nesse ponto, devido às últimas atualizações, Tibia já havia consolidado muitas das características de um jogo online de RPG e havia ganhado um estilo próprio, o que fez com que o jogo terminasse a sua fase beta de desenvolvimento.
Após a fase Beta
A partir daí, as mudanças foram bem mais graduais, não havendo tantas mudanças bruscas no jogo quanto nos estágios anteriores do desenvolvimento, e a maior parte das atualizações se centrava mais em mudanças no servidor do que no cliente.
....Em 23 de dezembro de 2000 foi lançada a atualização de Natal, como um presente para a comunidade tibiana. A partir desse ponto, se tornou uma constante no jogo o lançamento de atualizações nessa época. A principal mudança que veio foi um aumento do mapa do jogo juntamente com o lançamento de novas áreas.
....Foi ampliada a ilha dos iniciantes (Rookgaard). Os novos lugares introduzidos foram: a montanha dos Dwarfs (Big Old one), os pântanos (Green Claw Swamp), o deserto (Jakundaf Desert), as colinas ao norte da montanha dos Dwarfs e a fortaleza dos orcs (Orc's Fortress). Nessas áreas também foram postos novos monstros.
....Houve algumas pequenas mudanças técnicas: agora cem moedas de ouro poderiam ser trocadas por uma de platina, as escadas não mais desapareciam se fossem jogados itens sobre elas, as criaturas venenosas (cobras, aranhas venenosas, vespas e escorpiões) passaram a de fato poderem envenenar (sendo o efeito do veneno mais forte no início e decaindo com o tempo), e não era mais possível empurrar outros jogadores para buracos e campos mágicos (fogo, eletricidade ou veneno).
[white]....[/white][blue]O[/blue] curso universitário dos quatro criadores estava chegando cada vez mais perto de seu final, até então eles administravam Tibia em suas horas livres, porém com o término do curso julgavam que era a hora de encontrar um emprego, e eles estavam preocupados pois temiam que talvez não houvesse mais tanto tempo para se dedicar ao jogo. Eles estavam pensando na possibilidade de trabalharem em tempo integral com o Tibia e em começarem a rodar o jogo comercialmente. Depois de uma conversa com os jogadores nos fóruns do jogo, decidiram continuar levando Tibia adiante dessa forma.
Tibia continuava crescendo, e seis meses após o lançamento da versão 6.1 o número de jogadores tinha dobrado. Contudo, a Gameloft cancelou o seu serviço de hospedagem, e os criadores tiveram de procurar novamente um novo servidor para o jogo. Então eles próprios compraram um servidor para o jogo, o qual começou a operar em 22 de maio de 2001. Com a saída do patrocínio da Gameloft, o novo patrocinador do site passou a ser a 4Players.
Versão 6.2
Em 10 de junho de 2001 o jogo foi atualizado mais uma vez. Foram lançadas várias novas áreas: as Ice Islands (ilhas de gelo), as cidades de Ab'Dendriel, Kazordoon e Carlin, assim como algumas mudanças nas áreas antigas. Também, a partir desse ponto, tornou-se possível escolher entre essas três cidades ou Thais como a cidade natal do personagem. No mês seguinte, o jogo já havia atingido a marca de 600 jogadores online, o novo recorde.
No dia 21 de julho do mesmo ano, foi introduzido o sistema de contas, onde cada jogador agora teria uma conta na qual estariam todos os seus personagens.
Nessa época, estava se discutindo com os jogadores a possibilidade de que, quem desejasse, contribuísse em dinheiro para os gastos com o desenvolvimento do jogo, tendo em troca algumas funcionalidades extras. De acordo com uma pesquisa feita, 40% dos jogadores se demonstraram interessados em pagar uma pequena taxa pelo jogo.
Versão 6.3
Em 24 de setembro de 2001 essa atualização foi lançada com o objetivo de dar aos gamemasters mais possibilidades de ajudar os jogadores.
Foi criado o criminal record, um registro de violações que teriam os jogadores que foram banidos por transgredirem as regras do jogo. Com essa atualização, foi inserida uma interface na página das contas dos jogadores onde eles poderiam escrever uma reclamação formal se recebessem uma punição dos gamemasters. Foi criada a posição de counsellor (conselheiro), os quais seriam apontados pelos gamemasters e agiriam como seus assistentes (fazendo investigações e reportando violações das regras), os counsellors também receberam a função de responder a questões sobre o jogo e de ajudar os jogadores novatos.
Em 16 de outubro foi oficialmente proibido no jogo o uso de macros (programas para realizar automaticamente a certas tarefas).
Proficionalização e Comercialização do Jogo
Em 2 de novembro de 2001 foi anunciada a fundação da empresa CipSoft pelos quatro criadores do jogo, dando um caráter oficial à produção do jogo. Também foi anunciado de que as Premium Accounts, a versão paga do jogo, seria lançada em alguns dias.
Nessa mesma data foi lançada a versão 6.4. Ela basicamente introduziu as mudanças necessárias para a implementação das Premium Accounts. Foi lançada a ilha da cidade de Edron, a qual é de acesso exclusivo a quem possui a Premium Account; bem como os barcos necessários para se chegar até ela. Foram introduzidas nas cidades casas que poderiam ser alugadas pelos jogadores com Premium Account. Além disso, também foram inseridos novos monstros e magias (algumas dessas coisas para todos e outras para os jogadores pagos).
Em 5 de novembro de 2001 foram lançadas as Premium Accounts, agora os jogadores tinham a possibilidade de comprá-la e usufruir as vantagens introduzidas na atualização. O primeiro jogador a adquirir uma foi Flattery, o qual no dia seguinte recebeu uma homenagem e um presente no castelo da ilha de Edron.
Afim de se melhorar a performance do jogo, em 20 de novembro foi instalado um segundo servidor, um seria apenas para o jogo, e o outro apenas para o site do Tibia. Isso fez com que diminuíssem os lags no jogo e que fosse possível aumentar o limite de jogadores. Na época, o limite de jogadores era de 600, a partir de agora, quando esse limite fosse atingido apenas os jogadores com Premium Accounts poderiam entrar no jogo.
Versão 6.5
Lançada em 19 de dezembro de 2001, o objetivo principal dessa atualização foi aumentar o limite máximo de jogadores online. Para isso, foi lançado um novo mundo de jogo (nomeado de Nova), que se juntou ao já existente (Antica). Ambos os mundos têm exatamente a mesma aparência, as mesmas regras e o mesmo limite de jogadores, a diferença é os personagens que foram criados em cada um (cada personagem pertence a apenas um mundo e não pode mudar de mundo).
Também foram feitas algumas mudanças no mapa do jogo: novos lugares foram adicionados em Fields of Glory e em Ice Islands, e foi lançada uma nova ilha (hoje conhecida como Cormaya) próxima a Edron.
Versão 6.6
Essa atualização, lançada em 18 de fevereiro de 2002, trouxe oficialmente ao jogo o sistema de guildas (ou clãs). Os jogadores com Premium Account poderiam fundar guildas e/ou serem líderes ou vice-líderes das mesmas, e qualquer jogador convidado pelos líderes ou vices poderia se juntar ao clã.
Também foi introduzida nessa atualização uma promoção para cada uma das vocações, a qual poderia ser obtida por jogadores com Premium Account com nível 20 ou mais, após um pagamento de uma taxa em dinheiro do jogo. A promoção apresentava as vantagens de o personagem poder adquirir uma magia exclusiva à sua vocação promovida, uma velocidade maior na regeneração de pontos de vida e de magia, e uma perda menor de experiência, itens e habilidades quando morria. O algoritmo do movimento e luta dos monstros foi alterado, melhorando assim a sua inteligência artificial.
Em 3 de abril seguinte, foi lançado o terceiro mundo de jogo: Premia. Ele possuía as mesmas características dos outros dois, exceto pelo fato de apenas jogadores com Premium Accounts poderiam se juntar a este.
No dia 14 de junho do mesmo ano foi lançada uma atualização nos mapas: o continente desértico de Darama, com oásis, pirâmides e ruínas assombradas, onde apenas os jogadores premium poderiam visitar; e na área gratuita as áreas de Plains of Havoc e Kazordoon foram revisadas, sendo adicionada a essa última uma ampliação nas minas dos dwarfs.
Novo Cliente
Em 28 de agosto de 2002, após um longo período de desenvolvimento e testes, foi lançado o novo cliente do Tibia. Ele apresentava agora o suporte a DirectX, tornando possível a rolagem suave da tela de jogo, efeitos de luz e sombra, e efeitos de animação mais complexos.
Funções do novo Cliente:
* Diferentes canais de bate-papo no jogo, anteriormente apenas havia um
* Um sistema de troca segura de itens,agora ambos os jogadores para trocarem ou comercializarem itens abriam uma janela de troca, e ambos deveriam aceitar a troca para que ela ocorresse; anteriormente ambos os jogadores tinham de pôr os itens no chão e o sucesso da troca poderia se comprometer se uma das partes resolvesse pegar todos os itens para si
* Uma lista VIP, onde cada um poderia se adicionar jogadores de seu interesse, e saber se eles estavam online ou não
* Um programa de instalação para o Tibia, anteriormente o jogo vinha em um arquivo zipado ou em um instalador que tinha de ser rodado em DOS
* Uma funcionalidade de atualização automática do cliente, antes era preciso baixar o programa do site a cada atualização
Pulei algumas versões pra não ficar muito grande....
Versão 7.8
Lançada no dia 1º de agosto de 2006, esta atualização trouxe ao jogo novas áreas, novas roupas e algumas inovações técnicas.
Foi lançado a oeste the Tiquanda o arquipélago de Shattered Isles (Ilhas Fragmentadas, ao pé da letra). Elas consistem de 12 ilhas, e são de acesso exclusivo aos jogadores com premium account. Inicialmente apenas duas delas se encontram abertas, porém esses jogadores podem destravar os acessos para as outras ilhas completando certas quests.
A maior delas se chama Vandura, e contém a nova cidade de Liberty Bay. Os habitantes dessa ilha são humanos pacatos, alguns dos quais podendo até oferecer missões aos jogadores. As mansões desse lugar são influenciadas pela arquitetura vitoriana e é possível alugar casas no local. As ilhas também incluíram vária novas áreas de caça e novos monstros.
lém dessas mudanças no ambiente do jogo, as mudanças técnicas apresentadas foram:
* Apenas o personagem que inflingiu o maior dano em um monstro poderá a partir de então coletar os itens que vieram no monstro, eles poderão fazer isso em no máximo dez segundos após a derrota da criatura (tempo no qual ninguém mais pode abrir o corpo do monstro ou movê-lo). Se este personagem pertencer a uma equipe de jogadores (o assim chamado party mode), os componentes da equipe também poderão abrir o corpo do monstro. A mudança se deve porque anteriormente vários jogadores reclamavam por causa de pessoas que pegam os itens de inimigos que outros derrotaram.
* Foi adicionado um novo elemento na barra de habilidades do personagem: a stammina (que em português é algo como "resistência física"). A medida com que um personagem caça, sua stamina irá diminuindo; e depois que ela acabar, não ganharão mais pontos de experiência a medida que caçam, até que possuam novamente stamina o bastante. No total, a stamina completa dura 56 horas consecutivas; ela é regenerada quando o personagem está fora do jogo (recuperar-se-á 1 minuto dela para cada 2 minutos fora do jogo), e nas 14 horas finais dela o jogador receberá apenas metade dos pontos de experiência normais. Esta mudança se deu para dificultar o compartilhamento de contas; falta grave, de acordo com as regras do jogo, onde várias pessoas se revezam para deixar um personagem ativo por 24 horas por dia para que ele ganhe mais experiência.
* Também passou a ser possível mirar em jogadores ataques mágicos de runas através da janela de batalha (que contém o nome de todos jogadores e monstros próximos). Antes isso não era possível, porém a mudança será feita para tornar obsoletos os programas (ilegais, de acordo com as regras de Tibia) que miravam automaticamente as runas.
* Uma outra funcionalidade trouxe mais flexibilidade ao uso de itens. Passou a ser possível configurar teclas ou combinação de teclas para fazer que um determinado item seja usado, e também configurar qual será o alvo onde o item será usado.
* Para acabar com o congestionamento de personagens querendo usar um barco, a partir de então tornou-se possível pedir para o capitão do mesmo transportar para um determinado local quando ele está falando com outra pessoa.
* Foram adicionada uma função que permite o jogador controlar a luminosidade da tela de jogo, e uma outra função para escolher poder mostrar na janela de mensagens o nível do personagem que está falando.
Contudo, 2 dias após o lançamento dessa nova versão chegou ao conhecimento da CipSoft que havia um bug no jogo que permitia aos jogadores "criarem" dinheiro do jogo. Para que o defeito pudesse ser fixado, todos os servidores foram desligados no decorrer do dia. Alguns jogadores abusaram do bug e foram severamente punidos, devido ao sucesso das investigações não foi preciso reinicializar nenhum mundo e todo o dinheiro criado foi apagado.
....Aguns outros bugs vieram com a atualização, por exemplo: os dias restantes de Premium Account não eram exibidos na tela do cliente para alguns jogadores; era possível curar monstros usando runas em mundos do tipo non-PvP (normalmente, isso é apenas possível em mundos dos outros tipos); e havia um lugar em uma das novas ilhas, Goroma, que quando o jogador pisava nele ele era desconectado do jogo e, quando voltava, descobria que havia morrido e perdido todos os items consigo. Para corrigir a esses defeitos, em 29 de agosto foi lançada a atualização menor 7.81.
No mesmo dia, 140 contas do jogo foram deletadas por abusarem de uma fraqueza do jogo conhecida por "chargeback". Ele constitui no seguinte: quando um jogador compra uma Premium Account e não paga por ela ou cancela o pagamento depois da premium ter sido ativada, a sua conta é banida até que seja comprada uma premium grande o bastante para compensar os dias jogados sem pagar por ela; contudo, no instante que ela é ativada a conta se torna ativa novamente, e se o jogador cancelar novamente o pagamento ou não efetuá-lo a conta volta a ser suspensa. Os jogadores deletados usavam isso para jogarem em Premium Accounts sem nunca pagarem por ela.
....Em 28 de setembro, cerca de dez meses após o descontinuamento do desenvolvimento do cliente de Tibia para Linux, foi anunciado que uma nova versão dele estava disponível em uma versão beta. O teste público do cliente durou um pouco mais de duas semanas; até que, após a correção de algumas falhas, ele foi lançado oficialmente. Dessa forma, os usuários de Linux não mais precisavam usar um emulador, como o Wine ou o Cedega, para rodar o jogo.
No dia 9 de novembro, foram apagadas cerca de 800 contas que eram usadas para abusar de uma fraqueza do jogo conhecida por magebomb. Ela constituía em desconectar do jogo diversos magos (druidas e sorcerers) em uma certa área; e, quando um jogador forte passava por esse local, os magos eram reconectados ao jogo (em Tibia, um personagem retorna ao jogo no exato local onde saiu) e lançavam nesse jogador um ataque mágico e imediatamente após eram desconectados (era usado um programa automático para realizar tais ações), deixando assim o personagem atacado sem chances de defesa ou de agir. Normalmente um personagem que está atacando ou sendo atacado não pode se desconectar do jogo, até que se passe um tempo após a luta; porém o ataque do magebomb era feito tão rapidamente, que isso acabava burlando tal recurso do jogo. Para resolver esse problema, foi realizada nos servidores uma atualização que eliminou tal vulnerabilidade (os jogadores passaram a poder atacar outros apenas 10 segundos após os entrarem no jogo, a não ser que sejam atacados primeiros).
A Atualidade
Lançada um test serv privado no dia 14 de junho de 2007, e logo em seguida lançado oficialmente o update de verão, no dia 26 de junho de 2007, a versão 8.0, trouxe muitas novidades.
....Este update trouxe o aclamado (pelo menos não para os mages) balanceamento das vocações. Foi mudada a base de danos magicos do jogo, que estava no jogo desde os primordios, agora os danos magicos, não depende do level e do magic level, agora depende mais do magic level.
....Outra maneira encontrada para balancear, foi o aumento dos danos causados por Knights e paladinos. Como os danos foram aumentados foram colocados levels minimos nas armas, e para suprir todos os leveis foram implementadas mais de 50 armas novas, e novas munições. Tambem foi implementada magias novas para Knights, como agora as magias não dependem mais do level e sim do magic level, os Knight premium receberam magias para substituir as runas. Agora tambem, as spears não caem no chão.
....O update tambem trouxe muitos desafios novos. Na nova cidade, Svargrond, que fica na ilha principal de um conjunto novo de ilhas que surgio nas ice island, há um novo desafio para os players. É uma especie de arena, funciona da seguinte maneira: o player fala com o npc e escolhe um dos 3 niveis de dificuldate e paga uma taxa, então ele poderar ir para a batalha contra 10 boss diferentes, no final, ele podera escolher entre alguns premios e ganhará um troféu lindo.
....Junto com a cidade vei um novo Outfit para premium account, é o norseman, é como se fosse um casaco de pele, para que você possa se aquecer do frio intenso das novas areas. Foram implementados novos monstros como crystal spider, frost dragon, e novas classes de criaturas, como os bravos barbarians, e os fofos chakoya. Foi visto pela primeira vez tambem o temido Ghazbaran, a criatura mais poderosa que ja pisou nas terras tibianas.
....Alguns equipamentos foram colocados no jogo, outros, como a dragon lance, spear, royal helmet, tiveram seus sprites mudados. Foi adicionado tambem uma nova função no banco, agora o player pode depositar tudo dizendo deposit all. Foram implementados tambem, sorvetes e tambem novos tipos de peixes, que podem ser pescados nas alguas gelidas das novas ilhas, e 3 tipos de poção, que aumenta um determinado skill.
....Foi ultrapassado o numero magico de 100.000 premium accounts ativas, e como premio, o player que comprou a 100.000° premium ganhou uma DSL (Dragon Scale Legs). Outro record quebrado tambem foi o de jogadores online ao mesmo tempo, o record é de 58.407 player onlines.
....Desde novembro de 2007 os jogadores de servidores hospedados nos EUA vêm encontrando dificuldades. Desconexão súbita, congelamento das imagens e problemas para entrar no jogo são uns dos problemas atribuídos a ataques Ddos aos servidores.
....A última e atual versão, que saiu em dezembro de 2007, pouco antes do natal. Foram adicionados algumas coisas, como novos monstros (Cyclops Drone, Cyclops Smith, Dragon Hatchling e Dragon Lord Hatchling), novos outfits (Jester, Nightmare e Brotherhood of Bones) e muitas novas quests uma funçao de nadar . Uma nova área de gelo, e novas magias para todas as classes.Lembrando que tibia é um jogo online que busca uma aparencia medieval, na qual ha monstros e personagens que o jogador tem que derrotar para que possa evoluir no jogo, os quais foram criados mitos sobre eles para dar mais perspectiva e ênfase ao jogo.
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