Vou dar aqui minhas considerações, não sei se alguém vai ler depois de tantas páginas, mas vamos lá.
Primeiro, sou contra uma moderação robótica, porém a moderação desse forum é MUITO RUIM. Na verdade nem é muito diferente de um robô. Os moderadores que eu tive contato não sabem resolver nada na conversa, não argumentam, só sabem lascar ban automaticamente, assim como um programa faria. Pra piorar o senso de coorporativismo chega a tal ponto que todos se defendem mesmo no erro, nenhum é capaz de julgar o outro e até amizades são quebradas devido a essa palhaçada. Quem vê pensa que a moderação do forum é grandes merdas. Na boa, não é. É uma coisa voluntária que qualquer usuário com um mínimo de seriedade poderia estar exercendo.
A partir do momento em que a moderação não pratica a prevenção e a instrução, educando os users, somente pune, tanto faz trocá-la por robôs. Para mim dá no mesmo. Sei que tem gente legal na moderação, como PESSOAS, porém quando se investem no cargo de moderador viram uns %¨&*@.
Segundo, esse forum tá fudido sem o OFF. Na boa, mais da metade dos users vão vazar da parada. Eu vou vazar. Por sorte participo de alguns outros foruns e terei como me distrair pela net ainda. Porém, se fosse eu, tacaria um foda-se na determinação da CIP. Esse forum nunca entendeu que quem o faz são seus users. Como descrição do Tibiabr no site do Tibia tinha "forum muito grande", algo do tipo. Quem faz um forum muito grande? Os users, oras. Na boa, esses caras do Tibia tem merda na cabeça. Um jogo que só meia dúzia de gente conhece no mundo e os caras ao invés de apoiarem a promoção do produto, em um forum gigantesco, tesoram o forum por ir "contra os padrões". Grandes merdas os padrões do joguinho 2D Tibia. Eu prefiriria perder o "maravilhoso" título de promoted fansite do que perder milhares de users assíduos.
Depois falo mais....
Abraços.