Postado originalmente por
Rocky
Cara, você tá falando grandes absurdos. Eu concordo com você que suplemento fica em segundo plano (inclusive já discuti isso bastante aqui), mas falar de suplementos "básicos" como whey e glutamina é brincadeira.
O que você falou sobre a absorção vai contra toda a ciência que envolve a suplementação. Para que existe whey isolada, que é absorvida em até 40 minutos e tem alto grau de pureza e valor biológico? Você mesmo falou que o certo é comer de 2 em 2 horas, sendo que a whey concentrada é absorvida praticamente nesse tempo, então qual o problema dela ser usada ao longo do dia ainda com vantagem sobre as fontes mais "demoradas"? As fontes alimentares demoram mais para serem absorvidas por que são em termos piores como PROTEÍNA, não como forma geral. Um pedaço de frango demora até ser digerido, é algo sólido, precisa ser quebrado desde as papilas gustativas até as moléculas mais ramificadas de proteína no fígado.
Whey para mim é alimento, não suplemento. Trato whey como uma fonte de proteína igual a carne, o ovo, etc...
Sobre a glutamina, eu já fiz uso tanto no pré não fadigar, e no pós, mas foi me passado pela minha nutricionista(esportiva, não essas que são contra suplementação), que glutamina é o principal substrato pras células do intestino, e quase toda glutamina suplementada oralmente é retida nessas células e acaba não sendo utilizada da forma que a gente quer.. BCAA seria inclusive melhor que glutamina, se tomar uma dose maior, já que ambos são aminoácidos. Mas a refeição no pré, feita corretamente, funciona bem melhor que qualquer anti-catabólico
Sobre o whey, se vc tiver interesse, da uma lida nisso:
http://www.ironaddicts.com/forums/sh...ad.php?t=26375
e
http://www.mundoanabolico.com/vb4/nu...s-caseina.html
obs: PWO = post workout
Eu não dispenso whey no meu pós, mas fora isso ele é desnecessário. Mandar um Syntha 6, caseína, muscle milk ou qualquer outra fonte de proteína é dezenas de vezes mais vantajoso pra síntese de músculos que um whey, a qualidade da proteína não é em função do tempo que demora pra absorver, mas seu corpo não vai aproveitar todos os aminoácidos em tão pouco tempo, é perda de dinheiro tratar whey como comida. Esses outros suplementos que eu citei, vão ser absorvidos lentamente, mas após 1~2h da ingestão ele já tá sendo absorvido, a diferença pro whey é que a absorção vai durar pelo menos umas 5 horas a mais. Ainda mais se for pensar que ninguém aqui é fisiculturista profissional, nunca que o whey vai ser completamente aproveitado pelo nosso corpo, a importância dele tá só no pós mesmo, e isso pq ele vai ser absorvido em 40 min, igual vc falou, mas se for tomar whey barato, peito de frango iria render muito mais.
@Niclos
sei lá cara, não vou contradizer teu nutri, mas se fazer um mix na ceia, de 80% proteína de lenta absorção e 20% whey, seria mais proveitoso, já que com 2 horas de sono todo o whey já foi pro espaço.. Mistura albumina nesse whey se puder, se tiver grana toma só caseína mesmo, nem precisa de whey.
Minha ceia é Albumina, leite, azeite e vitamina C.
ps: Se albumina te faz peidar, só tomar com iogurte.