Vou cair de paraquedas no assunto das piramides
Bom faz um tempo que eu li uma teoria legal de como eles construiram as piramides.
A primeira é que não foram usados escravos na construção das mesmas e sim o próprio povo egipicio, afinal ensinar centenas ou milhares de pessoas como amarrar, arrastar, cortar ou deslocar pedras deve ser dificil, imagine um grupo de escravos capturados por voce que nem sabe a sua lingua.
A segunda é que vocês estão achando que as piramides foram feitas em 1 ou 2 anos, gente foi mais de 20 anos até terminar uma piramide. E com isso estão subestimando as ferramentas rusticas e exagerando no peso das pedras, pois li em um lugar que elas tinham de 2 a 3 tonelas, voces praticamente estão duplicando ou "détuplicando" o peso delas, estão transformando um hipopotamo em um elefante. :riso:
A terceira é que não eram usados somentes toras e cordas para levar as pedras, mas também eles criaram uma espécie de resina escorregadia para deslizar as pedras todo o percurso até a piramide, mas voces podem falar "mais ai vai resina pra caramba", mas ai eu respondo: "porra foram 20 anos fazendo a piramide, voces acham que nesse tempo nao da pra produzir bastante resina?".
A quarta é para explicar como eles levavam as pedras até o topo: Rampas, mas não rampas quaisquer e sim rampas feitas com pedras menores e feitas para serem bem extensas para serem bem pouco ingrimes e passado a resina escorregadia para levar as pedras até o topo.
Extra:

Postado originalmente por
Caiow Cesar
talvez isso seja possivel, mas a quantidade de cordas,troncos(para rolar os blocos), pessoas e/ou animais seria muito grande.
e há tambem um pequeno detalhe a se levar em conta: as unicas "arvores" que creciam na area eram na grande maioria palmeiras, que então (como hoje) cresciam no egito, dificilmente poderiam ter sido usadas para fazer rolos deslizadores de seus troncos, pois as tamaras das palmeiras eram urgentemente necessárias como substancia alimenticia, e os caules e copas das tamareiras eram unicos doadores de sombra sobre o sol escaudante e o solo ressecado.
existem muitas teorias sobre a contrução das piramides, uma delas é a de que os blocos de pedra não eram entalhados em rocha pura mais sim feitos com uma especie antiga de cimento produzido a partir de calcário dolomítico, facilmente agregado no local usando-se compostos muito comuns na época, como cal, salitre e areia. Toda a massa dos blocos teria sido transportada por homens carregando cestos da massa, posta a secar em moldes de madeira. O esforço humano neste caso seria muito menor e o assentamento do blocos perfeito.
mas como toda teoria sobre esse assunto, não há como ter certeza de que isso realmente aconteceu...
Voce fala como se as palmeiras fossem a unica fonte de alimentação e sombra dos egipicios, mas se esqueceu das plantações que eram feitas as margens do rio nilo na época de seca dele, pois nas áreas onde o rio ocupava nas cheias e não ocupa na seca fica um solo bem rico em nutrientes podendo fazer várias plantações e estocar em épocas de cheia do rio, apesar de dificil tinham animais para caçar próximo ao nilo (não é só carne de vaca, porco e frango que se come não). E sobre a sombra para se proteger do sol, bem era só armar umas tendas e ta tudo beleza.
Acho que essa teoria que voce falou ai do cimento e pedras menores, eu acredito que eles faziam as rampas dessa forma, mas as piramides foram sim feitos com pedras, caso fossem feitas da forma como voce diz, é grande a chance delas terem se "esfarelado" com o tempo, mas como não sou o dono de toda a verdade fico na duvida se essa teoria é valida.
----------------------------------
Gostei do tópico, é de tópicos assim que o fórum precisa, cada um expondo seu ponto de vista sem menosprezar o próximo (tirando um determinado user meio ignorante a algumas paginas atrás).
PS: Achei o link que explica a construção das piramides, não é bem do jeito que eu falei, mas lá explica legal:
http://www.projetoockham.org/misterios_piramides_4.html
Há e veja que tem outras curiosidades no site desse link, deêm uma olhada neles, o criador do site tenta explicar essas e outras duvidas da humanidade além de ter curiosidades, histórias e mitos da humanidade.