Meus votos, ao contrário dos outros, bem visíveis:
1. ... Mas livrai-nos do mal, amém.
2. Malditos sejam
3. Medo
Deixando rapidamente minhas impressões.
"O Negro Destino de Marrom"
O conto me lembrou Sagarana, de Guimarães Rosa, ao usar um animal como personagem principal.
O objetivo do conto era impactar com o triste destino de Marrom, mas isso praticamente não acontece, já que não há uma grande aproximação do animal com o leitor.
"... Mas livrai-nos do mal, amém."
Esse conto me lembrou algo que até agora não consegui identificar. A voz que o acusado ouvia me deixou a impressão de uma dúvida interna dentro do próprio cara, já que a voz parecia existir só dentro da cabeça dele.
E por último, a última frase me agradou, aliás, como essas frases sempre me agradam.
"Acordar"
Esses contos do cotidiano sempre são legais de se ler. Ou eles apresentam um humor sarcástico ou uma leve mensagem. Eu gosto bastante desse tipo de conto, mas diante de uma puta gama de contos, apesar de merecer também, ficou de fora.
"Medo"
Esse conto fluiu muito bem e me lembrou Monteiro Lobato, como também Guimarães Rosa com esse tipo de fala interiorana.
O conto fluiu bem e tal, apesar da parte da onça ter sido bem inverossímil, pois acredite, já mataram várias onças na fazenda do meu pai, e foram vários cães que já se perderam quando iam caçá-las, então, não é colheres que ia afastá-la.
Esse foi um detalhe crucial, que diminuiu legal a verossimilhança do conto, além do fato de que no final do conto deu a entender que haveria uma continuação, o que me deixou puto da cara de não saber o futuro de Castor.
"Aquarela do meu Brasil"
Mostrou convicentemente a realidade de uma favela e Moleque foi um personagem cativante, mas o enredo, simples e com seu toque de originalidade, o que é uma coisa muito boa, mostrou-se clichê.
"Malditos Sejam"
Tive que ler duas vezes o conto, talvez seja o cansaço de ler o texto de madrugada, mas enfim... A proposta foi bem interessante. Um estuprador. Foi até genial a maneira que o texto transcorreu. Gostei bastante.
"Os Áureos Campos de Centeio"
A idéia me pareceu um tanto quanto confusa. Li outra vez, e a idéia que me ficou foi praticamente algo impossível de acontecer. Esperar tantos anos por um cara assim, me deixou perplexo. Para mim, o que importou no texto para mim foi o final...
Enfim, esse último, provavelmente vou reler com mais calma, pois eu estou sendo surpreendido pelo sono e qualquer coisa edito com uma conclusão final.
Abraços.
Ps: O engraçado dessa seção é que agora tem um sub-moderador, que por sinal é totalmente ausente e inativo na seção. Suspeito eu que a moderação dele é de longe a mais ausente que tem no fórum inteiro.
Não querendo criticar, mas faz mais de um mês que já pedi pra desfixar meu antigo tópico de lá, sem contar que até hoje o conto do concurso retrasado ainda tá lá, e os ganhadores do passado nem ali estão...