- Medo
- "... Mas livrai-nos do mal, amém."
- Aquarela do meu Brasil
[]'s
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0

- Medo
- Aquarela do meu Brasil
[]'s
Votos:
- Os Áureos Campos de Centeio
- Malditos Sejam
Esperava menos contos e mais comentários. Fomos surpreendidos novamente.
Parabéns ao pessoal que participou enviando os escritos e ao djow pela organização.![]()
Meus votos:
1. O Negro Destino de Marrom
2. Medo
3. Aquarela do meu Brasil
O Negro Destino de Marrom
Uma fábula sem moral no final.
Talvez a moral seja que o homem não vale nada.
"... Mas livrai-nos do mal, amém."
Lembrei da voz que fala com o personagem de Bruce Willis no filme Os 12 Macacos.
Acordar
Quem gostava de descrever assim a banalidade do cotidiano era o Drummond.
Medo
Essas falas do povo são muito boas de se ler, mesmo que o autor não seja "do povo", como o Guimarães Rosa com seu Minguilim e Manuelzão.
Aquarela do meu Brasil
"Preto, branco ou morador?" Deu pra imaginar direitinho a bandidagem num morro carioca.
Malditos Sejam
Faltou coragem pra colocar um protagonista tão odioso quanto um estuprador.
Bukowski fez isso em O amor é um cão dos diabos (não tenho certeza), no qual o narrador estupra uma menina de 6 anos.
Os Áureos Campos de Centeio
Tem um filme com o Kevin Costner chamado Um mundo perfeito, que tem as mesmas cenas de plantações se mexendo com o vento.
Engraçado que não parece uma locação brasileira, imaginei logo um filme americano.
Última edição por Wu Cheng; 24-03-2010 às 13:07.
1 - Acordar
2 - Os Áureos Campos de Centeio
3 - Aquarela do meu Brasil
Mais uma vez os autores de contos estão de parabens, pelos trabalhos. Só acho que participaram poucos contos.
Leia minha roleplay :Terras Distantes
Como prometido, aqui estão meus votos. Como o Steve sugeriu, eu tirei pontos na contagem final de contos com caracteres abaixo do estipulado (5000 caracteres).
Detalhe que neste concurso, a priori da minha votação foi inovação e/ou criatividade. Talvez por isso alguns bons contos tenham ficado de fora.
1.O Negro Destino de Marrom
2.Medo
3.Aquarela do meu Brasil
Lamento a demora
1. Malditos sejam
2. Acordar
3. "...Mas livrai-nos do mal, amém"
Manteiga.
Dezesseis anos depois, estamos em paz.
Votarei... Assim que eu consegui tempo para ler.
Aguardem meu voto, pls![]()
Para sempre Langobardis.
Pra mim a participação foi boa.
Se somarmos os contos não tibianos (7) e os contos tibianos (5) já temos 12 concorrentes, isso sem contar as 7 poesias, o que eleva o número de obras pra 19.
O concurso de 2008 teve 13 candidatos, o de 2009, 19 nas duas categorias. Acho que estamos na média![]()
Foi difícil escolher principalmente o terceiro lugar, mas acabei dando-o para o terceiro conto que achei mais cativante.
1 - Medo
2 - Aquarela do Brasil
3 - Acordar
Uma pena que "Medo" tenha recebido tão poucos votos. Certamente é meu conto favorito e, na minha opinião, melhor construído.
Fica aí os reviews de todos.
"O Negro Destino de Marrom"
A narração ficou um pouco infantil e os diálogos poderiam ser melhor trabalhados. Não realmente gostei do texto e achei difícil entender a proposta do mesmo. Senti que, para que a cena final fosse realmente impactante, precisaria me sentir mais "ligado" a Marrom.
"... Mas livrai-nos do mal, amém."
Poderia ser um ótimo texto... Não fosse a insistência do autor em repetir sobre as "falácias" do homem e sua descrença. Pareceria como uma espécie de crítica, mas ficou demasiado difícil descobrir a opinião do autor sobre o assunto. (Poderia ser tanto uma ironia o que a voz falava quanto 'verdade'.) De qualquer modo, por uma razão ou outra, pensei de cara que a voz seria uma espécie de demônio.
A ideia me agradou, uma voz instigando os pensamentos ruins antes do enforcamento do homem. Mas poderia ser melhor aproveitada.
"Acordar"
Retiraria a menção à Shiny Happy People, porque foi demasiado tosco, risos. Mas, bem, o conto foi no geral bom, curto e intrigante. Não acredito que tenha alcançado o mínimo de caracteres, mas mesmo assim, foi até que bom.
"Medo"
Antes de o Sol nascer, as estrelas não aparecem menos ou mais, acredito eu.Era tão tarde que não havia sinal de estrelas no céu escuro, deixando a terra imersa num profundo breu.
Um tanto inverossímil.Enquanto lutava para se soltar, olhou pelo canto dos olhos, e conseguiu ver que era um animal que estava o atacando.
Uma cotovelada certeira no focinho do bicho o fez recuar [..]
Apesar destes detalhes, foi um conto incrivelmente bom - e que acabou sendo de leitura até mais rápida que os outros, talvez. Ou o tempo que passou com velocidade, ou fluiu muito bem. Ou tudo isso.
O conto é longo, mas parece curto. Muito bom. O suspente crescente do início, a apreensão que me deu quando ele quis entrar no porão, como tudo acabou mudando de rumo. Grande conto! Bem explicado, bem escrito, bem desenvolvido. Parabéns ao autor.
Ah, os dois últimos parágrafos pareceram um pouco uma "mensagem motivacional", foi meio estranho.
"Aquarela do meu Brasil"
Apesar de eu ter um pouco pressentido que o final seria parecido com o começo, acabei me esquecendo durante a leitura. E, bem, um ótimo conto. Muito bom, mesmo. Dá para sentir em alguns trechos que a escrita precisa ser mais desenvolvida ou a revisão melhor feita, como:
Eu acho que ficaria melhor assim:Na rua avistou uma movimentação estranha, havia carros de polícia e muitas luzes iluminando a cidade.
Narrativa bem-construída, personagens carismáticos (Moleque, ao menos) e uma ideia boa, executada de modo ótimo.Na rua, avistou uma movimentação estranha. Havia carros de polícia [...]
"Malditos Sejam"
Tive dificuldades em entender a proposta, mas a escrita é madura, o vocabulário extenso. Acabo pensando que não consegui acompanhar o ritmo do conto. Ao reler, consegui entender melhor, até porque estava tentando ler o texto como um todo, e não as partes separadas (e, sinceramente, foi muito difícil interpretar aquilo). Se houvesse algum espaçamento extra entre as partes, a leitura fluiria melhor. Mas pode ser só eu, que demorei a entender a ideia.
"Os Áureos Campos de Centeio"
Resumir o conto em uma palavra: Confuso. Em diversos sentidos.
A própria ideia/roteiro ficou um pouco difícil de se entender, e não tenho certeza se consegui realmente encaixar as peças do roubo através dos diálogos. É muito complicado transmitir todas ideias de um texto somente usando diálogos.
O autor se esqueceu de colocar vírgulas em diversos lugares (antes de nomes, por exemplo, aconteceu muitas vezes). Fica complicado de acompanhar o texto assim.
E, por último, faltou revisão.
Algumas frases simplesmente não fazem sentido.- Feche-se seu imbecil!
Como eu prometi:
Pronto, votei. Acabem com o concurso daqui a 5 dias. Pronto, falei.1º Aquarela do meu Brasil
2º Medo
3º Malditos Sejam
Para sempre Langobardis.