E quem disse que não influência?
Você pode perceber que as armas com maior atributo "def" tendem a ser de duas mãos, ou seja, dispensam o uso de um escudo. Nada disso entra em conflito com o que eu disse.
Ambos os itens (escudo e arma) servem para proteger alguém de uma determinada forma, geralmente sem deixar que haja algum tipo de contato (o que não ocorre com as outras partes do equipamento). Ambos os itens possuem o mesmo atributo, já que funcionam da mesma forma quanto ao quesito proteção. Logo...
E não é porque a habilidade se chama "shielding" que ela é estritamente relacionada ao escudo (shield, em Inglês). Shielding significa proteger, de forma que não seja atingido ou haja contato. Logo, pode funcionar para armas de corpo-a-corpo e escudos.
Do ponto de vista da programação:
Eu não entendo nada, mas tenho certeza que é muito mais fácil dizer:
"Na presença do atributo "def" a habilidade shielding influencia."
Do que:
"Na presença de determinado item [descreve o item] em um dos determinados locais [descreve o local] a habilidade shielding influência."
E não faz sentido o escudo ter o mesmo atributo que uma arma, mas a arma não ser inflûenciada também pela mesma habilidade. Alias, o que eu falei entra de acordo com os resultados obtidos por ela: se estamos parados, usamos ambos os itens para nos defender; se estamos atacando, usamos somente os escudos para nos defender, já que o outro item será usado para o ataque.
Assim, como só existe só existe dois estados no Tibia: atacar ou não atacar, é muito fácil dizer:
"Quando atacando a habilidade shielding será reduzida em %"
Assim, provavelmente o escudo continua defendendo efetivamente, mas a arma não. E isso justifica as armas de duas mãos, já que elas possuem um ataque maior que o comum e também uma defesa maior. Afinal, se não fosse assim, não seria útil usar uma arma do tipo. Para compensar a porcentagem perdida no ataque, ou eles aumentam absurdamente a defesa da arma, ou aumentam o ataque dela, tornando-a ou mais mortífera (o que evita danos prolongados ao jogador) ou defensiva o suficiente para servir como um escudo fraco (não deixa o jogador totalmente exposto).
Quanto ao treinamento, acho sensato que somente a utilização de escudo seja responsável pelo aumento da habilidade shielding, já que as armas já são responsáveis, individualmente, pelo aumento de três outras habilidades diferentes. Se ambos os itens fossem responsáveis pelo treino da mesma habilidade, as vocações provavelmente seriam desbalanceadas pois somente o ataque de um Paladino aumenta a habilidade de "Distance" e somente a utilização de mana aumenta a habilidade de "Magic Level".
EDIT:
A somatória dos atributos "arm" das outras peças do equipamento nada tem a ver com o atributo "def" da arma e do escudo. Por quê? Simples:
Com exceção do escudo e da arma, os outros equipamentos (calças, elmos, armaduras e colares) não servem para impedir o contato e, sim, para minimizar os danos causados por contato. São atributos diferentes dados a itens com funções semelhantes entre si (escudo e arma apresentam "def", por exemplo), pórem quando ambos os grupos são comparados, fica claro que possuem funções diferentes, portanto devem ter atributos diferentes.
Por conta desse erro, os testes feitos deram "certo".
Se você elimina o escudo e arma, você não possui defesa nenhuma, ou seja, todos os ataques inimigos irão encostar em você. Mas a somatória do atributo "arm" vai decidir se tal contato foi forte o suficiente para gerar dano ou não. Por isso existem também três estados no ataque:
Poof (fumacinha): o ataque errou o alvo ou foi impedido [neste caso, determinado pela "def"]
Spark (faísca): o ataque acertou o alvo, mas não foi eficiente [determinado pela "arm"]
Blood (sangue): o ataque acertou o alvo e causou dano.
Toda vez que você vir uma fumacinha sem estar usando um escudo ou uma arma, o ataque não acertou o alvo. Se estiver usando algum dos dois, ou o ataque não acertou em você, ou foi defendido pelo item (def). É claro que você pode dizer que estou errada, mas eu vou afirmar que estou certa e sei muito bem que os gráficos de Tibia enganam quanto à demonstrar exatamente o que está acontecendo. Toda vez que vir faíscas, é porque o ataque acertou o alvo, mas não causou dano devido a somatória do atributo "arm". E toda vez que vir sangue, o ataque não só acertou o alvo como também causou dano.
Eu acredito que uma experiência efetiva deveria ser feita com a adição gradual dos itens de mesmo atributo, e só depois a acomparação de como a "arm" influencia em ataques que encostam e como a "def" influencia em ataques que não encostam. Comparar os dois simplesmente não fez sentido.
- Chaz
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação