Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0
Última edição por wingsilver; 26-01-2010 às 13:24.
<editado>
Bem, foi uma tentativa válida de usar um método empírico. Não foi bem o que eu queria, mas é válido. Entretanto, a avaliação dos resultados não usou o método lógico.
Tudo que você fez na semana do errado, no seu subconsciente já é errado. São coisas que não tem a necessidade de alguém te dizer que é contra-produtivo, anti-social ou moralmente reprovado. Isso já está dentro de você, mesmo você não admitindo. Se algo deu errado nessa semana isso nem de longe é prova de Deus, muito menos do Deus cristão. Você poderia inferir N coisas, todas elas com possibilidades vitualmente iguais de serem verdade, mesmo trabalhando com o "sobrenatural".
Exemplo simples: "The Secret". Algumas pessoas acreditam que um indivíduo pode atrair o tipo de energia que emana em seus atos e pensamentos. Coisas ruins atrem coisas ruins. É uma verdade? Não sei. É possível? Sim, assim como outras explicações neurológicas ou até o simples acaso, a possibilidade mais plausível de todas.
Quando te pedir para não usar a expressão sentir, foi para que a discussão e a avaliação não fosse pertubada pelos sentidos. Nossos sentidos são imperfeitos, sentimos coisas que não são materiais a todo o tempo, os sentimentos por exemplo. E isso nos faz ignorar explicações. É como eu citei em um post passado: quando os homens antigos ouviam um trovão, associavam aquilo à voz dos Deuses. Primeiro pelo desconhecimento; segundo por ligar um barulho a coisa mais próxima da realidade deles, uma voz. Misturando isso com a Fé, subproduto da nossa Razão e inata do ser humano, temos uma voz maior que todas as vozes, a voz de Deus.
Quem garante que o que você sente não te faz anular outras possibilidades desconhecidas? Quem garante que você não pega algo próximo ao seu conhecimento e faz uma ligação com essas sensações que seus sentidos captam?
Você não usou nenhum conceito lógico, Grafite. Sua razão está embaçada pelos sentidos e por conceitos morais, ambos instáveis. Podemos usar a paródia religiosa do Unicórnio cor de Rosa Invisível em qualquer parte do seu texto e teríamos o mesmo resultado em termos argumentativos.
Wing, sua visão é de longe a mais lógica, já conversamos sobre isso até. Mas acho sua definição de Deus não é lógica. Se uma criatura criou todos os mecanismos do Universo, todas peculiaridades e encaixes, ela tem que ter consciência. Essa consicência não precisa estar viva, não precisa ser humana, mas é claramente racional, já que o Universo respeita um padrão muito claro. Tanto que nossas Ciências exatas são capazes de encontrar esses padrões. Se o Universo foi feito, foi feito com a Razão. Não a humana, mas uma que somos capazes de entender em parte.
O caso é o seguinte. Uma razão, padrões lógicos, podem existir sem um "atravessador"? Sem um arquiteto? Para mim sim, o Universo está aí, mecânico, estável, material. Há possibilidade de eu estar errado? Claro, 50% de chance, talvez. E é por isso que não sou um grande cético.
Mas o caso aqui do Rubenito, Grafite e religiosos em geral, não é o teísmo lógico, o que pode ser o correto e é plausível. É o teísmo terreno, dogmático, e esse é passível de muitas críticas sim, já que usa uma visão claramente humana e se baseia unicamente na Fé.
Liga das Lendas: Vintas
Mais ou menos falamos igual, eu não persigo Ateus nem os condeno por assim o serem, no mundo e época em que vivemos facilmente da pra tender para o Ateísmo, crescemos ouvindo que Deus é amor, e vemos que sua criação é torta vemos diversos pecados e nos dizemos Deus não existe.
Agora uma dúvida que pairou sobre mim de alguns posts do Migmaster, Ateu = Não acredita em Deus nenhum ou não acredita em Deus do cristianismo?
@Bobjoe
Vou usar um outro termo então pra ver se consigo passar minha idéia de Deus...
Por Lógica Humana não vejo Deus, nem sequer eu o encontro.
Sem Lógica alguma vejo que Deus existe, é algo sobrenatural. Não tem como comparar com nada ou fazer calculos pra chegar numa equação exata.
Não se pode usar nossos parametros para definir Deus.
YHWH
Então ele não existe.
Sobre a fala do Mig, no final das contas Ateus=Sem deus e ponto final. O problema é que boa parte do mundo ocidental é cristão que se ramifica em varias religiões que possuem um deus em comum (Jeová, Deus) então boa parte do ateus se especializam a ter conhecimento sobre esse deus em questão, para ter certeza de suas crenças, já que um ateu baseado em fé é muito criticado (por mais irônico que pareça).
Mas o paranormal é lógico, Rubenito. Entenda, a Lógica não é a Ciência, você não precisa me provar nada usando o método científico, ela vai além disso, é a base da Razão, que é o que nos faz humanos.
Como Deus pode não estar dentro da nossa lógica se o Universo é lógico, sempre segue padrões? Tudo se encaixa, mecanismos interagem, pelo menos a parte de Deus que criou isso tem que obdecer à Lógica humana. Dizer que tudo segue padrões menos Deus, não faz Deus existir logicamente. O caminho é o que o wing mostrou, mas esse só nos mostra a possibilidade de um criador do "Tudo" existir. Daí, inferir que ele rege sua vida, que ele se importa com a enésima parte de sua criação é pura dedução.
Não estamos tentando definir Deus, mas sim constatar a possibilidade de sua existência. Se constatarmos que uma parte dele existe, ele existe.
Hail kinas :sword:
Dáblio, Dáblio, Dáblio...
...Ordem da Desordem! Agora,uma organização!
Hail xDman
ODD > VSQS
MEDO :eek:
@Bobjoe
na realidade não é possivel definir a existência de Deus, porque nossa natureza já é nublada por incertezas e obscuridades do dia dia, antigamente as pessoas falavam diretamente com Deus, hoje fica cada vez mais dificil de faze-lo.
Deus não é para ser entendido dessa forma. fatos, provas, lógica
você quer provas de como acreditar na existência de Deus.
sendo que é impossivel definir ele sem usar AMOR ou sentimentos.
é como falar pra um jogador de futebol fazer o gol, mais ele não pode usar a bola.
Última edição por Grafite; 26-01-2010 às 14:03.
" Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, e nem tão grande que não possa aprender."
Então Deus é um sentimento humano. Sentimentos humanos são falhos, parciais. Logo um Deus humanizado é falho e parcial.
Eu não gosto de criticar a fé dos outros, eu respeito muito a fé de cada um. Mas acho que você tem que levar em conta a possibilidade de estar nublado pelos sentidos quando for fazer algum ato pregado pelos dogmas de sua Religião.
Dizer que "o Rock não é feito para louvar" é tão imperfeito, tão nublado por conceitos morais e tão humano, que por mais teístas que eu fosse, me assustaria com tamanho extremismo.
Sim. A própria bíblia afirma isso: " ...que homem sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim tbm ninguém sabe as coisas de Deus, senão o espírito de Deus.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do espírito de Deus porque lhe parecem loucura; e não podem entendê-las porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido..."
Acreditar em Deus é como ter fé, quem tem não precisa explicar, e quem não tem não adianta explicar....
Deus é a lei e o legislador do Universo.
Albert Einstein:king: