gostaria de responder o "pq acreditar em deus"
estava fazendo um post para outra situaçao mas vou por aqui.
ele reforça algo ja dito e evita que algumas pessoas digam o que eu falei ou nao falei. (apesar que sempre vai ter um sabichao ou dois em especial que acham que podem dizer o que eu disse ou deixei de dizer)
Não existe uma interpretação de deus. Existem varias. Por que os ateus se apegam tanto a uma única? Eles criticam uma única visão e defende que a visão deles esta certa,
Porem não debate, no questiona, não verifica as outras.
Sei que as outras são entre 15 a um bilhão porem muitas tem um mesmo tipo de linha racional.
Não seria difícil englobar em grupos e verificar que existe o cósmico, o consciente e as personificações.
Por que criticar só uma e dizer que todas estão erradas?
Vamos esquecer por um instante esquecer que existem N religiões e pensar logicamente.
Deus é o originador de tudo. Obviamente se ele originou as coisas ele, possivelmente, não recebe a mesmas imposições das leis físicas.
Irei destacar o neologismo – não tão Neo assim - “originador”
Nesse caso para ele existir o universo teria que ser criado. Se ele sempre existiu deus realmente não existiria, e no Maximo que poderíamos dizer é que ele é o conjunto.
Mas sabemos que não é o caso. O universo nem sempre foi assim e até agora tudo indica que ele surgiu de algo.
Então se existe algo capaz de subverter toda a realidade e dar origem ao universo.
Me de um motivo para não chamar de deus?
Falta de consciência?
Pode ser que ele tenha ou não consciência dos fatos. Acredito que deus não tem que ter algo humano, ter consciência para ser deus.
Neste ponto acredito que só existam duas concepções corretas: O panteísmo onde deus não é racional e sim uma força. Ou o deismo onde deus tem racionalidade porem não tem necessidade de interferir no mundo.
Falando em racionalidade. Se deus for racional. Acharia pouco provável sua intervenção no mundo.
Ele sabe o futuro, presente e passado. Ele sabe como desenrola o mundo. Se ele o criou ele já saberia para onde iria sua criação. Ele tiraria tudo o que não gostasse logo de inicio.
Eu como um bom nerd. Irei usar a visão de Alan More – exposta pelo personagem dr manhattan – onde um personagem com poderes tao grandes. Se vê distante do mundo.
Ele sabe como tudo vai ser e no vê necessidade de intervir até que algo de sumo interesse aconteça. Nesse caso o amor que ele tinha por uma mulher.
E existem outras coisas que poderíamos verificar nesta comparação.
Dr manhattan não tem visão moral, não distingui valores humanos. Formações geológicas, explosões solares tudo é lindo. E ele gosta somente de admirar.
Uma frase que fará vcs entenderem a onde quero chegar:
“O humano mais inteligente do mundo não significa mais para mim do que o cupim mais inteligente”
Possivelmente deus não da um valor enorme a raça humana. E dá mais valor ao todo.
Claro que muitos iriam preferir o beyonder da marvel. Que tem os mesmo poderes
(maiores alias), interfere quase sempre, e quer se divertir.
De qualquer forma so consigo ver estas duas possibilidades o deismo e o panteísmo. O ateísmo é algo que não entra em minha mente.
Deve ser como alguem disso “os ateus não vem todas as características necessárias para chamar de deus” Apesar que para mim vocês so pode estar procurando um ser consciente.
Uma visao um tanto atrasada para quem diz ser estudioso sobre.
Gostaria que todos pensassem nisso antes de querer ridicularizar algo.
So não quero que façam o seguinte argumento:

Postado originalmente por
Locke Cole
A maior parte das pessoas (não apenas teístas) assume que deus é uma entidade que reúne todas ou a maioria dessas características: onipotência, onisciência, onipresença, eternidade e bondade (ou justiça). Caso um ser como esse seja encontrado, ao menos metade da humanidade (cristãos + muçulmanos + judeus) assumirão que ele é deus.
Isso a meu ver significa: Não importa se deus vir na minha frente e falar que é deus. Fazer milagres. Estarei sempre certo. Pois ele não é deus. Eu não acredito que ele seja deus. É mais fácil dizer que é o et de varginia com poderes mágicos.
Assumir que nunca está errado é ser uma criança teimosa.
Claro vc tb pode fazer comparações bobas afim mostrar o quão é idiota é algo. Apesar de que a menos que vc tenha vários “seguirores” vc que sera o idiota pois a comparação em si não significou nada alem de um exagero fora da realidade.
Como dizer que por um objeto ter uma característica forte - como a durabilidade dos diamantes – ele tem um aspecto divino ou quase divino.
Como dizer que uma mulher por ser forte será um homem. Por ter cabelos curtos será lésbica.
Agora vamos para algumas partes importantes:
Por que acreditar em deus? Se ele não interfere não tem importância
Se tudo que devemos acreditar for definido por interferir ou não em nossa vida...
De qualquer forma: Eu quero o certo. Pela minha linha de raciocínio – que já mostrei - leva a crer somente no deismo e no panteísmo. E por fim meu querer faz pender ao deismo.
O conhecimento não é composto por interfere ou não. E admirar também não tem que ser por ele interferir ou não.
Por que os ateus insistem em expressões como ira divina e temente a deus e quando usamos expressões para criticá-los eles reclamam?
Eu não temo a deus. Eu tenho admiração. Deus não tem ira divina. Isso é uma forma de dizer que há um castigo. Uma punição.
Aconteceu assim pq deus quer. Significa que por deus ter criado algo daquela maneira e por ter uma visão do futuro ele sabia que aquilo aconteceria.
Fico muito puto quando vcs reclamam da ira divina para um cristão. E dps “falar ai meu deus é força de expressão”
Pq os ateus gostam de pegar o extremo e dizer que a causa é a religião?
A religião não mata ninguém. As pessoas matam as pessoas. Achar que o mundo seria perfeito. Como diz a canção de Lenon so pelo fato da religião não existir deve ser algo bem mais utópico que anarquismo, sociedade perfeita ou coisa similar.
Se a religião não existisse ainda existiriam outras desculpas para uma guerra que é por interesses. Ainda teríamos problemas com a violência. Ainda teríamos ricos e pobres.
E muitos moribundos. Talvez pela perda da moral religiosa... Estivéssemos em pior estado.
Acho que deveria citar que não teríamos uma organização ecomenica e talvez esses valores que ela prega
Eu poderia me dar o direito, de fazer a mesma afirmativa. Imagine um mundo sem ateus? Um mundo sem Stalin ou guerra fria. Deve ser ótimo.
Esquecer o bem de algo e so lembrar do mau é fácil:
“Como serio o mundo sem Lenon? Ele traiu a mulher!”
Como seria o mundo sem Ghandi? Ele deixou a mulher morrer
Como seria o mundo sem a física e ciência? Ela fez a bomba atômica, a bomba de hidrogênio, ele é um dos motivos da guerra, inventou as armas, polui o ar, a água, a terra...
Acho que a melhor frase seria: imagine um mundo sem violência, somente com pessoas em busca do melhor? Imagine um mundo sem males.
Ateus modas de internet
Serei franco. Pra mim grande parte de vocês é composta por modinhas.
Moda de algo é ser somente por um momento. Só pq todos são. Ou por que aquele estilo parece ser mais legal e poderoso que outro.
Na internet a maioria tenta mostrar intelectualidade e vida boa. Existem mais estudantes de universidades federais do que os inscritos nas próprias.
O numero de ateus aqui. Parece superior aos que se declararam no ibge.
Lembra-me sabe o que? O satanismo de Lavey. Ele era uma moda aqui.
Um numero surpreendente. E aumentava em cada post religioso.
Onde estão todos os satanistas?
Pra mim muitos aqui acreditam em deus ou estão balançados e se afirmam ateus para mostrar uma intelectualidade.
E por fim. O off não é o melhor lugar para ter uma informação. Aqui muitos criam e alteram sentidos da informação e das palavras para ganhar uma discussão. As vezes se ignora uma ou duas expressões para esse fim.
Diz que há um malabarismo semântico para definir crenças ou vc acaba impossibilitado de fazer uma expressão pois alguem ira puxar para o sentido literal da palavra e construir um longo testamento explicando o big bang.
Dizem que o teista é irracional ou bobo por suas crenças. Mas tudo que vejo aqui é que realmente o ateu parece não ter capacidade moral (piadas sarcásticas e desrespeito)
E é o ateu que não raciocina. Já que só entende o lado dele.
Eu forço e me esforço para gostar de vocês. Porem elf, bob, psilo, biger e titus parecem ser os únicos que consigo gostar.
Diria sieg mais ele é agnóstico.
P.s: muito nojento vcs defendendo o incesto em um topic ae.