A respeito de crescer sem bomba ou com bomba, vou dizer o que penso:
Claro que a esmagadora maioria dos caras "grandes" usaram/usam anabolizante, porém, infelizmente, vejo muita gente "pequena" que já ciclou ou está ciclando, ainda mais sem necessidade. Esse, geralmente, é o tipo de gente que malha no máximo uns 2 anos, ou até alguns meses, depois larga e não quer mais saber do negócio. É o cara que queria ficar fortinho pro carnaval e só. Ouço essas pessoas dizerem que acham musculação "chato", "massante", mas ao mesmo tempo querem ter um corpo legal. Não as recrimino, mas também não as defendo.
Você, porém, se gosta realmente do negócio, não tem essa mentalidade. A musculação deve ser encarada com naturalidade, como uma atividade a mais no seu cotidiano para o resto da sua vida. Assim como você vai pra escola, pro trabalho, pra isso ou praquilo, vai também pra academia. Alguém aqui acha que vai começar a trabalhar e vai ganhar 1 milhão de reais já no primeiro mês? Alguém acha que vai parar de trabalhar algum dia antes dos 60 anos? Acho que não. Com musculação é a mesma coisa.
Eu sei que pro carnaval desse ano eu não vou estar com o corpo que eu almejo, mas e daí? Vou continuar malhando como já faço há anos, no outro ano quem sabe eu esteja, e assim vai indo. Talvez eu quebre o braço (Deus não ouça :wscared

e não possa treinar por 2 meses...vou perder MUITA coisa, mas e aí? Quando puder eu volto e vamo recuperar!
Relacionado com o que acabei de escrever, acho bobagem a atitude de muita gente em foruns de musculação. Negada todo dia aparece com um suplemento novo, com uma dica nova, nem espera o treino anterior fazer efeito e já quer mudar, fica enchendo de coisa, etc....eu acho isso tudo uma merda. Sendo musculação algo muito demorado, o negócio é não ficar bitolado o tempo todo nela. Vejo o pessoal com a cabeça o tempo todo na musculação, mas eu acho que aí é que enjoa. Na boa, acho que esse povo aqui que fica postando 20x por dia e não treina há muito tempo, em menos de 6 meses larga mão, por que vai encher o saco. O cara vai esquentar a cabeça um monte e o negócio não vai dar resultado, por que demora mesmo, e ele vai se encher.
Relacionado com o parágrafo anterior, vou falar algo que o Bob Joe e outros talvez discordem, mas eu acho que a maioria da galera é amadora demais e quer pensar igual profissional. Igual uma vez um professor me falou "os fisiculturistas tops estão para as pessoas "comuns" assim como a fórmula 1 está para os carros de rua...a gente aproveita uma tecnologia ou outra pros carros de rua, mas não dá pra tomar um F1 como parâmetro de nada".
Abraços a todos.