Postado originalmente por
shadizinho
comecei fazer academia a 2 semana
estou fazendo musculação com barra com 2 kilos de cada lado (a duas semanas)
enquanto 3 amigos meus q começaram junto ja estao 5 kilos de cada lado (tb so mais gordo q todos 76kg 15 anos)
as vezes nem consigo faze umas maquina (aquela q é abri e fexa o braço eu consigo com 2 barras cagando)
o que devo fazer pa ganhar FORÇA
Shad, eu costumo dizer que musculação guarda certas similitudes com a bolsa de valores. Se você pretende investir a curto prazo, esteja preparado para riscos (em outras palavras, esteja preparado para torções, luxações, infalmações etc). No entanto, se você pretende investir a longo prazo, os riscos são praticamente inexistentes. Digo praticamente porque eu consegui a proeza de inflamar (ou algo nesse sentido) os tendões dos pés porque corria errado na esteira. Por hora, terei que andar/correr em 5.0 ~ 7.0, até que a situação se regularize.
Muitas pessoas tem a péssima mania de associar carga com qualidade de exercício. Enganam-se. Você até pode pegar um peso cavalo, mas se acontecer alguma lesão, você vai ficar um bom tempo parado, e todo o esforço que você teve terá sido em vão.
Academia não é câmara de tortura, tenha isso em mente, mas também não é o Sítio do Pica-Pau Amarelo. Dor você vai sentir, mas saiba respeitar seus limites. Quando não der, pare. O que define o seu progresso na academia é seu comprometimento com a atividade, a forma como você a executa e, o mais importante, o conhecimento adquirido, coisa que raramente vejo na academia. Não adianta nada fazer três repetições com uma carga cavala, porque isso só vai servir para desgastar gradativamente suas juntas, ligamentos, tendões e o raio que o parta.
Então, aqui vão meus conselhos:
1. Diga adeus à Mc Donald's, Bob's, Giraffas etc. Diga adeus a toda espécie de
junk food. É tudo coisa do diabo. Além do que, fomenta o capitalismo (aí está mais um motivo para abandoná-los).
2. Elabore uma dieta inteligente. Pesquise na internet (em fontes confiáveis, pelamordedeus) e, se puder, em livros. Se tiver condições de pagar um nutricionista, melhor. Não vou te indicar uma dieta, já que isso vai depender muito da tua situação. Um bom começo, é seguir o que há de mais básico em questão de nutrição, a pirâmide nutricional. Essas dietas da lua, dieta do sapo, dieta da carne... isso para mim é tudo conversinha. Faça umas 6 alimentações ao dia, em porções pequenas (café, lanche, almoço, lanche, janta e lanche). Eu faço 4, mas isso é porque eu estou vendo que não está sendo prejudicial.
Fonte:
http://emedix.uol.com.br/dia/nut004_1f_piramide.php
3. Não basta puxar ferro, você também tem que fazer atividades aeróbicas (esteira, ergométrica, "escada"). Começa caminhando e a medida em que for emagrecendo, vai correndo. Mas isso você tem que ver com um professor da academia para te passar a série.
4. Paciência. Você não vai virar o Hulk da noite para o dia. Os resultados vem com o tempo, uns 4 anos. E mesmo assim, se você se comprometer e levar a sério a academia.
Pode ser chato, mas o esforço vai valer a pena, tenha certeza.
@Tópico
Agora, sou eu que estou em dúvida. Eu fiz uma avaliação física para saber o melhor suplemento para mim, só que eu não faço idéia de quem pode me indicar algo que sirva para mim. Será que os professores da academia sabem?