Huum... bem, ao contrário de muitos, eu não vi nada relacionado ao "mundo em colapso" no jogo.
A única mensagem que captei foi a do amor mesmo.
A sensação que me passou o jogo foi a seguinte (não leia se não quer spoil):
Eu entendi que o cara está passando pelos seus problemas e depressões (coisa que todo mundo passa em algum momento da vida), e como quem já passou conhece, nestes momentos parece que tudo está perdido e o mundo em si é uma bosta.
Enquanto o 'personagem' do jogo caminha pelo cenário cheio de máquinas, cavernas e sem cor (tudo que indica a falta de 'vida') demonstra que ele se encontra no momento depressivo pela falta de amor.
Ao se aproximar do final do jogo, ele chega ao céu, o que demonstra que ele está tentando sair desse cenário sem vida e sem amor, até que ele finalmente encontra a menininha, que é sua "paixão", então é como se ele ganhasse novamente um insentivo para continuar vivo e largar sua depressão, encontrando novamente o mundo colorido e vivo (presença de árvores e cores).
No final ainda aparece a mensagem (mais ou menos assim, não me lembro): "Neste mundo sem cor, eu caminharia dos mais profundos cantos da terra até os limites céu por você". O que ao meu ver, indica que ele faria de tudo, até mesmo fugir (ou derrotar) de seus demônios para reencontrar o 'amor' e as 'cores'.
Bem, foi isso que eu achei... Apenas uma mensagem sobre o nosso psicologico, que quando nós estamos depressivos, o mundo inteiro parece estar desabando. Não acho que foi uma mensagem sobre o mundo em si, mas sobre nós mesmos.
Ah sim, ainda no final aparece "Colora o seu mundo, liberte o seu coração." Exatamente como uma mensagem de "deixe seu pessimismo e olhe as coisas boas da vida."