Postado originalmente por
Pavel Heavy Metal
MIMIMI
Se vocês virem uma criança passando fome e ao lado um cachorro passando fome, quem vocês ajudariam? Considere que você só tem comida pra 1.
Ambas são vidas de valor, equivalente, por estarem em situação equivalente(ambos vertebrados, e ambos são ATÉ MAMIFEROS), logo a vida dos 2 é equivalente. Se eu ajudar apenas um estarei sendo injusto com o outro, por conta disso, ante o valor de vida de ambos, nesse caso, ser exatamente igual. Tentaria dividir a comida para ambos e, caso não fosse possivel, adotaria critérios de utilitarismo pra avaliar qual das 2 perdas seria menos pior pro planeta.
Como seria o meu critério? Vejamos:
Um humano nessas condições ou morre, ou vira bandido(sei q se trata de uma criança, mas sempre é cedo pra entrar no crime...). Um animal nessas condições ou morre, ou começa a atacar gente em busca de comida.
Enquanto o humano fica agindo como bandido ele pode fazer inumeras barbariedades. Ja o animal no maximo ira tentar fillar comida ou, na pior das hipoteses, morder 1 pessoa(enfase no "1", ja q depois do primeiro ataque ele logo seria encontrado e capturado, diferentemente do bandido que, dotado da racionalidade humana, bolaria meios de escapar apos cometer o ato criminoso).
O humano, se preso, ficara um tempo em regime privativo de liberdade no qual ira concerteza sair pior do que entrou, na chamada "academia do crime", sendo solto, mais tardar, em 30 anos, sendo que em toda a epoca que esteve preso estara fazendo gastos com sua manutenção. Ja o animal se capturado ficara num canil a espera de adoção, e não ocorrendo sera morto(alem dos gastos de manutenção dele serem menores de que um presidiario).
Por fim no planeta existe 6 bilhões e meio de humanos, numero inumeras vezes superior que de qualquer animal vertebrado. Tão logo por conta disso a morte de 1 humano é bem menos prejudicial, ja que existem trocentos outros consumindo recursos do planeta, poluindo, desmatando, ameaçando de extinção espécies de plantas e animais, etc.
Sendo assim eu daria comida ao cachorro.

Postado originalmente por
Senhor Abilolado
Mas o que custava ela levar o bicho num veterinário...
Mas apesar de ter sido errado acho que não deveriam afastar o médico, imagina a situação, chega um gato morrendo, e ele pode salva, e vai fala não. =/
@Off
Por que raios isso está na Taverna?:o
Ela nao encontrou uma clinica veterinaria, e a situação era de emergencia... =/
E concordo, se ele tinha tempo disponivel ele tinha DEVER de ajudar.
Sobre estar na taverna é pq o topico nao tem moldes de discussão, mas sim meramente de noticia/video, e pra postar noticias e videos é na taverna.