Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0

Tipo, substituindo u=a secƟ, u²=a²sec²Ɵ
então, du=a.secƟ.tgƟ.dƟ
e u²-a²=a²(sec²Ɵ-1)
Lembrando da trigonometria: sec²Ɵ-1= tg²Ɵ
fica ʃ a.secƟ.tgƟ.dƟ/tg²Ɵa²
Aí corta a com a², tg com tg².
Vai ficar ʃ(1/senƟa) dƟ
Como a é constante fica 1/aʃcossecƟ dƟ
Integral de cossec é ln|cossecƟ- cotgƟ|
cossec é 1/sen
Aí tu faz um triângulo. Sec=1/cos e no caso é u/a
Difícil de mostrar pelo computador, mas a hipotenusa é u, e o cateto adjacente é a. Aí cos fica a/u e 1/cos fica u/a.
Aí tu faz pitágoras, e o cateto oposto fica raiz de u²-a².Isso sobre u é o seno.Cossec é u/raiz de u²-a².
Tu acha a cotg da mesma maneira. Aí tu bota dentro do log e dá isso daí.
A parada é, sempre que for constante ao quadrado - x²(ou outra variável como u²) tu usa a substituição trigonométrica x=asenƟ
Se for um mais o outro, usa tg.
E se for a variável menos a constante usa sec.
Se tu tem o stewart ele explica isso melhor.
Não fiz a conta, só no papel, mas esse ln de cossec-cotg dá ln de alguma coisa elevado a 1/2(ou raiz quadrada)Aí como é logaritmo, o 1/2 "passa pra fora"
O elfo tá certo também, eu acho, a integral dele vai dar a integral de -sec, que é -ln|sec+tg| Aí tu acha a mesma parada. Mas é mais chata.
Última edição por Tezcatlipoca; 02-07-2009 às 00:52.

Sim, me falaram que por sec Ɵ também é fácil. TÔ QUASE LÁ, mas vou ver o de vocês, pera aí.
Agora que vi o do Tezca.
SHOW! Eu tinha chegado até a parte da integral da cossec, mas não sabia do negócio do triângulo.
Problema pra mim é isso daí mesmo.
Agora meu professor falou pra gente fazer pelo seno, mas parece que falaram que pela secante ficava mais fácil... e fica!
No Stewart tem isso? Meu professor falou que isso se vê em cálculo II, problema que estamos tendo apenas cálculo I haiuahiuahiuahuiah!
Última edição por Suteba Dark Hell; 02-07-2009 às 01:17.
.
Última edição por luizjuiz; 01-07-2015 às 01:48.

Eu posso ajudar com Inglês, só =x
É.

Tu faz uff né? Então, atualmente na uff deram uma aliviada em cálculo I.(em compensação depois tu vai ver isso)
Na ufrj se vê em cálculo 1.No meu stewart que já é meio antigo tem isso.É na parte de substituições trigonométricas(capítulo 7.3).Lá explica direitinho como usar o triângulo.Aí você vai ver pra todos os positivos(já que o triângulo é positivo, é uma figura geométrica), mas ele prova que serve pra todos os valores.
E tipo o stewart realmente é um pouco fraco na parte de demonstrações(claro que pra quem tá começando é mais do que o suficiente), mas o meu professor me mostrou umas coisas mais completas.Acho que no tal do Leithold é melhor a explicação também.
Mas no final, pra hora da prova você vai decorar algumas das integrais mesmo, então não faz muita diferença. A menos que você goste mesmo de matemática teórica.

Vou dar uma olhada.
É, meu professor só falou pra trocar por a sec x mesmo. Porra, vacilo, substituição trigonométrica é no cálculo II mesmo, ainda mais eu, que sou do curso de química, não aperta tanto quanto matemática ou engenharia.
É substituição trigonométrica sim, dá em cálculo II. O Leithold realmente tá muito bom nessa parte.
É que essa demonstração valia 0,5 pontos extra numa parada que tem peso 3, é muito ponto!
Hoje eu demonstrei pra uns 5, 6 amigos hauhauhauhau!
É que eu tava tentando por seno, aí tava dando o contrário, por secante dá certinho mesmo.

Sei lá, eu estudo tanto com o Stewart quanto com o Leithold. A parte de Integrais do Leithold é muito melhor, mas o Stewart apresenta uma linguagem menos burocrática, simbólica, e mais ilustrações, mesmo estando mais resumido, não pode deixar de ser notado. Tipo assim, gostei da parte de Integrais indefinidas com o Leithold e Integrais definidas com o Stewart.
Máximo e Mínimo, pontos de inflexão, construção de gráficos e afins é com o Leithold.
Stewart de fato, tirando a parte de integrais, é o melhor livro, com o Leithold seguindo fácil.
Não gosto da parte de Limites do Leithold, ele atribui valores, ruim demais.
Outro que é muito bom é o Munem! Show de bola demais aquele livro!
Um que também é bom, mas é extremamente burocrático, linguagem altamente matemática é o Guidorizzi, nossa, aquilo é muita dor de cabeça pra mim.
Mas enfim, meu negócio é um bom Atkins mesmo!
Última edição por Suteba Dark Hell; 03-07-2009 às 00:28.