Não sou a favor nem contra os pais ensinarem seus filhos coisas "à frente" de seu tempo. O que acontece é que deve haver um equilíbrio. De que adianta saber inúmeras coisas, porém não ter amigos ou até mesmo ser infeliz/depressivo? Há coisas que, por mim, até devem ser ensinadas mais cedo(Ler e escrever, por exemplo), mas não vejo motivo para pularmos completamente uma parte da vida. A expectativa de vida humana está aumentando, e não diminuindo, não há para quê querer pular para a parte "mais chata" direto.
Podia até dizer que eu teria o potencial para fazer isso com essa idade, mas muitos não acreditariam simplesmente porque não fiz. Mas aí vem o problema:
Se alguém vai para a faculdade com 6-8 anos, se forma com 10-12 e já vai trabalhar, essa pessoa vai se sentir muito sozinha no mundo ou algo do tipo, ficar depressiva e seu rendimento vai cair muito. Vejo esse o principal motivo de outras que não se mostraram tão "pródigas" conseguirem chegar ao mesmo patamar.
Há quem diz que está acostumado a ficar sozinho e tudo o mais, mas tente se isolar das outras pessoas por uma semana pra ver se não começa a ficar meio louco... Não há como dizer que estes jovens poderão ter uma vida normal depois de se formarem.
Digamos assim: O jovem X de 4 anos de idade está estudando muito para ser médico, e aos 6 anos ele entra na faculdade. Aos 10, ele termina e vai trabalhar. Para conseguir isso, ele teve de se isolar da maior parte das pessoas por muito tempo, não tendo tempo para amigos e coisas do gênero. Agora, depois de se formar, acha que ele vai ter assunto para fazer amigos novos? A melhor época de se fazer verdadeiros amigos já se passou... No máximo ele vai ter alguns interesseiros como supostos amigos, e é isso.
Seus problemas vão rapidamente se ampliar, pois não há com quem ele desabafar e receber opiniões(Ele é superdotado, mas não é por isso que vai saber tudo) e assim, ele pode até ajudar o mundo por um tempo, mas logo seu rendimento vai começar a declinar muito e fim. Nunca mais se ouve falar nele, pois tudo o que ele trabalhou por sua vida toda está desmoronando e ele acaba se matando ou algo do tipo.