Postado originalmente por
DeadFrog
Sabia que alguém falaria do meu exemplo do Demócrito que ele acertou apenas usando a razão.
Ok, o Demócrito acertou, mas nem por isso deixou de ser puro achismo Algo que representa o método científico que estou dizendo é o que Mendel fez. Ele sim foi um gênio.
A partir do momento que você usa o método científico ao invés da razão, acaba a filosofia. Demócrito não chegou no achismo, se fosse simplesmente isso, toda a obra dele não significaria mais nada. Como eu disse ele partiu de pressupostos, que são obtidos de acordo com o método de cada Filósofo. A filosofia é a base das ciências pois é através dela que você pode saber por onde começar a buscar.
Eu posso citar um exemplo de Computação: toda a teoria e lógica de programação foi algo inspirado em um antigo pensamento de Sócrates (como escreveu Platão) que procurava escrever toda a razão e lógica humana em termos simples e facilmente aplicados, o chamado
effective procedure (procedimento útil). Essa idéia foi-se maturando atraves de pensadores, como Hobbes e Minsky até chegar em Leibniz, inventor do sistema Binário. Daí por diante o que se fez foi apenas formalizar esse pensamento de Sócrates. Sem esse pensamento de partida para a Ciência computacional, provavelmente estaríamos atrasados inventando modelos para representar escolhas.
Por isso, apesar de não parecer, a Filosofia ainda é considerada a
Mãe de todas as ciências.
Ps: Outra coisa que é preciso deixar claro é que ninguém realmente tem aula de Filosofia. É impossível ter aula disso, o que é possível é ensinar alguém a "pensar filosoficamente" e ensinar
História da Filosofia.