Curtir Curtir:  0
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 11 a 20 de 39

Tópico: @Filosofia

Hybrid View

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
    Banido
    Registro
    06-12-2008
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Não estudo Filosofia , eu tbm tive aula ontem, só que foram 3 provas ¬¬'

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    14-01-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

para mim a filosofia é uma materia inutil
    eu sempre digo que a filosofia foi criada para responder perguntas que nao existiam antes de sua criação

Registro
    25-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por DeadFrog Ver Post
    Indiscutível que Platão, Aristóteles e cia são importantes, mas prefiro qualquer um que use MÉTODO CIENTÍFICO à eles.
    Aristóteles na verdade foi o pioneiro do método científico. Como era um biólogo a filosofia dele se consistia também em dividir e organizar em grupos, uma das principais características do Método Científico atual.

PS: Eu SEI que não existia tecnologia pra saberem, por exemplo, como era o átomo (no caso de Demócrito e Leucipo '?'), mas nem por isso hoje em dia saio falando merda ao acaso.

PS²: Não me venham com comparações estapafúrdias, afirmando que, exemplificando, a Teoria do Big Bang é pelo método do achismo, já que nunca vimos nada.
    Eles também não achavam, concluíam com o método usado na Filosofia, a razão. É claro que partiam de pressupostos, muitos deles falsos, e podiam chegar a qualquer conclusão, mas do mesmo jeito não deixava de ser algo metódico e não simples "chutes". Por isso Demócrito chegou, apenas usando a razão, a um modelo de átomo que demoramos milhares de anos para confirmar com a ciência.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    20-10-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Bob Joe Ver Post
    Aristóteles na verdade foi o pioneiro do método científico. Como era um biólogo a filosofia dele se consistia também em dividir e organizar em grupos, uma das principais características do Método Científico atual.
    Disso não sabia, my bad.

Citação Postado originalmente por Bob Joe
    Eles também não achavam, concluíam com o método usado na Filosofia, a razão. É claro que partiam de pressupostos, muitos deles falsos, e podiam chegar a qualquer conclusão, mas do mesmo jeito não deixava de ser algo metódico e não simples "chutes". Por isso Demócrito chegou, apenas usando a razão, a um modelo de átomo que demoramos milhares de anos para confirmar com a ciência.
    Sabia que alguém falaria do meu exemplo do Demócrito que ele acertou apenas usando a razão.

Ok, o Demócrito acertou, mas nem por isso deixou de ser puro achismo Algo que representa o método científico que estou dizendo é o que Mendel fez. Ele sim foi um gênio.

Registro
    25-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Sabia que alguém falaria do meu exemplo do Demócrito que ele acertou apenas usando a razão.

Ok, o Demócrito acertou, mas nem por isso deixou de ser puro achismo Algo que representa o método científico que estou dizendo é o que Mendel fez. Ele sim foi um gênio.
    A partir do momento que você usa o método científico ao invés da razão, acaba a filosofia. Demócrito não chegou no achismo, se fosse simplesmente isso, toda a obra dele não significaria mais nada. Como eu disse ele partiu de pressupostos, que são obtidos de acordo com o método de cada Filósofo. A filosofia é a base das ciências pois é através dela que você pode saber por onde começar a buscar.

Eu posso citar um exemplo de Computação: toda a teoria e lógica de programação foi algo inspirado em um antigo pensamento de Sócrates (como escreveu Platão) que procurava escrever toda a razão e lógica humana em termos simples e facilmente aplicados, o chamado effective procedure (procedimento útil). Essa idéia foi-se maturando atraves de pensadores, como Hobbes e Minsky até chegar em Leibniz, inventor do sistema Binário. Daí por diante o que se fez foi apenas formalizar esse pensamento de Sócrates. Sem esse pensamento de partida para a Ciência computacional, provavelmente estaríamos atrasados inventando modelos para representar escolhas.

Por isso, apesar de não parecer, a Filosofia ainda é considerada a Mãe de todas as ciências.

Ps: Outra coisa que é preciso deixar claro é que ninguém realmente tem aula de Filosofia. É impossível ter aula disso, o que é possível é ensinar alguém a "pensar filosoficamente" e ensinar História da Filosofia.

Publicidade:

Última edição por Bob Joe; 26-04-2009 às 13:26.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    19-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Bob Joe Ver Post
    A partir do momento que você usa o método científico ao invés da razão, acaba a filosofia. Demócrito não chegou no achismo, se fosse simplesmente isso, toda a obra dele não significaria mais nada. Como eu disse ele partiu de pressupostos, que são obtidos de acordo com o método de cada Filósofo. A filosofia é a base das ciências pois é através dela que você pode saber por onde começar a buscar.

Eu posso citar um exemplo de Computação: toda a teoria e lógica de programação foi algo inspirado em um antigo pensamento de Sócrates (como escreveu Platão) que procurava escrever toda a razão e lógica humana em termos simples e facilmente aplicados, o chamado effective procedure (procedimento útil). Essa idéia foi-se maturando atraves de pensadores, como Hobbes e Minsky até chegar em Leibniz, inventor do sistema Binário. Daí por diante o que se fez foi apenas formalizar esse pensamento de Sócrates. Sem esse pensamento de partida para a Ciência computacional, provavelmente estaríamos atrasados inventando modelos para representar escolhas.

Por isso, apesar de não parecer, a Filosofia ainda é considerada a Mãe de todas as ciências.
    Sim, os filósofos fizeram muita coisa logicamente. Mas tem umas coisas que, sinceramente, sei lá...

Por exemplo, o Mundo das Idéias. Que porra que é o Mundo das Idéias? Mesmo sendo visto como uma metáfora, ele é uma idéia (sorry o trocadilhouz) muito sem-noção, inútil, e que surgiu de um "achismo". E mesmo assim estudamos essa porra até os dias de hoje.

Citação Postado originalmente por Bob Joe
    Ps: Outra coisa que é preciso deixar claro é que ninguém realmente tem aula de Filosofia. É impossível ter aula disso, o que é possível é ensinar alguém a "pensar filosoficamente" e ensinar História da Filosofia.
    Bem lembrado. No meu caso, História da Filosofia.

Registro
    25-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Steve Do Borel Ver Post
    Sim, os filósofos fizeram muita coisa logicamente. Mas tem umas coisas que, sinceramente, sei lá...

Por exemplo, o Mundo das Idéias. Que porra que é o Mundo das Idéias? Mesmo sendo visto como uma metáfora, ele é uma idéia (sorry o trocadilhouz) muito sem-noção, inútil, e que surgiu de um "achismo". E mesmo assim estudamos essa porra até os dias de hoje.
    Talvez, mas a forma com que Aristóteles continuou essa teoria de Platão é interessante, principalmente ao dizer que idéias não são inatas, o que é muito estudado em psicologia também.
    É claro que não devemos levar sempre em consideração todos os pensamentos filosóficos, mas podemos sempre partir de um como base para uma Teoria científica mais estruturada. Por isso a importância dela.

Mas, vamos concordar, que a maioria aqui não gosta de Filosofia por ter um mau professor ou por não gostar de História que ela envolve. Recomendo lerem "O Mundo de Sofia" que é um livro fácil e agradável para quem quer perder um pouco de preconceito com o assunto.

Registro
    12-07-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Filosofia foi a primeira forma de pensamento racional empregada pelo Homem para explicar eventos naturais e sociais, hoje em dia a ciência cumpre esse papel em quase todas as áreas, a filosofia serve como ferramenta para formular perguntas, que a ciência trata de responder.

É uma pena que a maioria das escolas não apresente essa matéria com a importância que ela merece. =/

Banido
    Registro
    16-04-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

A maioria dos cientistas eram filosofos, e a maioria dos filósofos eram cientistas.

Não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar.
    Kant

Registro
    23-07-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu gosto de "filosofia da vida" (Nietzsche, Sartre, Camus...) coisas que nos fazer refletir sobre a existência humana e a civilização, melhorando nossa atitude e raciocínio, e se alguém dizer que refletir é inútil eu vou dar os parabéns.

Para mim, esta filosofia fica entre religião e ciência da seguinte maneira:

>>>Religião: TRATA de questões existenciais e vitais, mas é dogmática (falta de liberdade de pensamento).

>>>Ciência: NÃO trata de questões existenciais e sobre a vida humana (nos aspectos da virtude, felicidade etc.), apenas pretende obter conhecimento sobre o mundo e responder perguntas "Como?" como acontece isso? como acontece aquilo? etc. À esse tipo de pergunta cabe a ciência. E muito importante: NÃO é dogmática e uma das suas principais característica é que deve ser questionável.

>>>Filosofia: TRATA de questões existenciais e sobre a vida humana, assim como a religião, embora tenha uma característica fundamental que faz parte da ciência: o QUESTIONAMENTO, não-dogmatismo, e liberdade de pensamento. Cabe a filosofia perguntar/analisar/refletir e na mais remota hipótese responder algo.

Publicidade:

Permissões de Postagem