Ei mano eu jogo rpg de papel faz uns tres anos , entao posso lhe ensinar a jogar^^

( lembrando, que para se jogar isso devem ter duas pessoas ou mais, pois uma sera a mestradora, ou seja inventa a historia e é os montros, e outra pessoa deve ser o personagem)
Primeiro vc vai precisar de no minimo 8 dados (d6)
Depois de caneta lapis boracha etc.
bom como nos games RPG o personagem tem uma ficha com suas caracteristicas , como forsa , defesa etc.
bom, para inicio de jogo , vc pode dar de 14 a 18 pontos, para o jogo ficar + dificil
bom para faser a ficha vc deve pegar uma folha de caderno e na primeira linha colocar"" nome: idade lvl:.
depois vc pula uma linha e coloca
forsa
habilidade
defesa
destresa
mana
estamina
agilidade
exp: /
armas itens magias
bom ai esta pronta sua ficha!
agora vou ensinar para q serve essas coisas:
Forsa: dano do personagem/ defesa: defesa do personagem(a cada 1en defesa jogasse 1 dado, o mesmo en forsa)
abilidade

max de pontos 3) serve para ver quanto de abilidade ele tem depois da iniciativa.(irei explicar como funciona)
destresa

funciona como abilidade) é a mira do seu personagem com amas de longa distancia como arcos e bestas.
mana: o tanto de mana q seu personagen ira ter para soltar magias ( a cada 1 ponto, adicionasse 4 ou 3 vc é quen sabe)
estamina: o tanto de HP do seu personagem( a mesma coisa da mana)
agilidade: abilidade de esquivar de algo( como uma rocha q vai cair em vc por exemplo)
agora o modo de jogar:
no inicio da batalha se joga a "iniciativa" os dois devem jogar um dado, o dado q tirar maior numero vense, ai entao quem vercer joga a abilidade(lembrando, a cada 1 ponto de abilidade q o personagem coloca na ficha conta 1 ponto no dado) entao ele joga 1 dado e ,se tirar a abilidade ele ataka.
exemplo: eu x vc , joguemos a iniciativa, eu tirei 5 no dado e vc 4, entao eu vou para a abilidade, (vamos supor q eu tenho 3 em abilidade) entao eu tenho q tirar no dado 1, 2 , ou 3 para te atakar(mas se eu tirar 1 no dado o dano é critico) ai eu tiro 2 entao te atako( vamos supor q eu tenho 3 de forsa, entao eu devo jogar 3 dados, se critico eu jogaria 4 dados)
giro 3 dados e caem 5 , 3 , 1 no total 9, esse é meu dano, mas ainda nao acabou, vc tem a chanse de se defender, tirando a abilidade, se conseguir,(supondo q vc tem 3 de defesa) ai vc gira 3 dados , e caem 2,3,1 deu 6 , mas meu atake foi 9, portanto vc toma de dano 3(9-6=3)
mais ainda vc nao morreu, entao começa a iniciativa novamente, lembrando se empatar a iniciativa, joga-se de novo os dados.
agora vamos supor:
eu jogo a iniciativa e ganho, mas na ora de tirar a abilidade eu tiro 5
vixi... e agora, e agora jogasse a iniciativa de novo
entendeu?
bom espero q sim isso é só o basico, mas na hora de vc for jogar, vc inventa uma aldeia para o personagem, da a ele uma irmã ou irmão ,assim fica + legal
bom, depois é só inventar os monstros e outros lugares, lembrando, a cada lvl ganho vc da 1 ponto para o personagem distribuir na ficha^^:yelrotflm
meu nome é richard antunes, 12 anos ....
ei, bom jogo para vc! se nao entender algo pode escrever q eu explicarei!!!
até +:yelrotflm:yelrotflm:yelrotflm:riso: