Shounen e
Shoujo são duas classificações "extremas", demais.
Antes era possível identificar um anime que fosse de um ou outro estilo. Mas agora têm séries com elementos dos dois tipos, como forma de agradar ambos os públicos...
Mas se é assim...
"Baccano" eu considero
shounen; tem personagesn de todos os gêneros, estereotipados ou não. O mais interessante é como a história é contada, fugindo do convencional.
...
A questão não é o anime ter ou não clichês; difícil qualquer mídia não ter, pois mesmo indiretamente e inconscientemente é inspirado em algo criado anteriormente. Como esse clichês são usados, é o que conta.
Um personagem de Baccano, por exemplo, Ladd; assassino psicopata, louco. Mata por prazer. Isso se vê em muito canto. Mas foi o personagem que mais gostei na série. O modo como ele pensa, age, fala etc... Atrai.
E não é o "senhor-fodão-indestrutível"; tem suas fraquezas. Agora veja em outras séries personagens desse tipo; são irritantes ao extremo.
...
"Death Note" pode ser considerado shounen. Tem menos clichês que Naruto...
...
"Desert Punk"?¿ Também...
GITS,
Evangelion,
Cowboy Bebop... Para ser franco, não é difícil achar animes com menos clichês que Naruto =d
Arriscaria dizer que até
Dragonball tem menos clichês! Pois Naruto sugou ao máximo tudo que pôde dele, e ainda de outras inúmeras fontes.
...
E nada contra quem vê Naruto, longe disso; tal como amigos meus falam que vejo só "animes de gay" =p, também reclamo por acharem graça em séries desse tipo. Gosto, oras.
Só que falar
"Naruto é um dos que tem menos clichês" é exagero...
Só nos personaens principais tem Naruto, Sakura e Sasuke, com personalidades muuuuito usadas, batidas.
Sakura:
"Ai, eu sou a garota boba, fútil e inútil que só serve para atrair o público feminino. Ah, e gosto de um garoto que nem dá bola pra mim"
Sasuke:
"Ah, eu sou mais foda que o protagonista e às vezes até apareço mais do que ele, porém sou sentimental demais, mas as garotas gostam disso."
Naruto:
"Sou burro e faço as coisas sem pensar. Estou com fome."
É como se houvesse um lugar, um cofre, onde estão guardados uma lista das
"personalidades mais usadas na história dos animes", e de lá foram pegando uma a uma para cada personagem que criavam. Mas gosto da Hinata, apesar de sua personalidade clichê³³³³³³ :wub:
...
Na verdade, acho que gosto da personalidade dela apenas, mesmo...
...
Vi uns 40 e poucos episódios da série até dizer "chega!" e desistir de vez. Por teimosia - ou burrice - minha, vejo uma série até o final mesmo que esta esteja horrível; o que já me fez ver "coisas" como
Mouse,
Ultimate Girls,
Psychic Academy,
Pugyuru etc...
Contudo deixei Naruto de lado tanto pelos personagens chatérrimos, quanto pela "história" que enrolava demais. Nada conseguiu me agradar.
Não me importa se agora Sakura tem um objetivo na série, se Sasuke deixou de ser EMO e comeu a Sakura ou se Naruto tem agora dois neurônios; nem ouso voltar a assistir, mesmo pulando os fillers e indo direto ao Shipudden, que,
ouço dizerem, está um porre.
Faz sucesso porque possui elementos que agradam o público em geral. De seis sobrinhos que tenho, 4 gostam de Naruto, e eles têm entre 12 e 16 anos. Sendo que os outros dois, é um garoto de 3 anos e uma garota que nem vê desenhos. Só para ver o barulho que esse anime faz...
Eles preferem animes de ação. Lutas. Poderes. Lutas. Ignoram a história, querem ver só porrada mesmo. Se eu passar a eles um
"Nodame Cantabile" ou
"Mushishi" da vida, acharão a coisa mais chata do mundo.
E não só com pessoas mais novas, mas com amigos meus também é assim. Alguns gostam de Naruto, e odiaram séries diferentes que passei. E quase sempre quando perguntava o motivo de não ter gostado, era algo como "não tem ação".
Já outros me agradeceram por mostrar coisas diferentes a eles.
Repetindo, isso é gosto. Nunca falarei que quem gosta de Naruto é um idiota ou algo parecido, assim como não me agrada alguém me rotular só por causa de algo que gostei. O bom é sempre discutir isso sem partir pro lado pessoal.
Enfim, viva o respeito

!
Espero sua réplica gentilmente =p
Vamos discutir na paz, na boa, bebendo, assistindo Naru... Nah, Naruto não...
...
Alguém aqui está acompanhando
"Maria Holic"?¿
Queria saber, de quem viu, o que achou, o que achava que seria, o que não achou, o que quis achar,
blá blá blá...
...
E aceito sugestões de animes novos, iniciados agora em janeiro =d. Se bem que da temporada de outubro, baixei uns 9 animes, e em todos só vi até uns 3 ou 4 episódios; a maioria agora já está completa - os de 12 - mas nem tenho tempo de ver =/
Dard*