Postado originalmente por
Pernalonga
Só pra corrigir. Se o cara sempre aumenta 4kg a cada dois meses, não se trata de nenhuma progressão. PA e PG aumentam ou diminuem seus termos sempre, nunca se mantêm constantes.
Isso foi algum tipo de piadinha? Nunca ouvi falar desse tipo de PA, PG.

Bob Joe
Suplementação não serve para acelerar resultados. Isso só acontece se usada de maneira certa nos momentos certos. É apenas um repositório de nutrientes que não são consumidos na alimentação normal.
Desde quando não é pra acelerar resultados? Então suplementação seria inútil, os nutrientes não são apenas pra "repor", eles servem pra alguma coisa, cada um com sua função. Whey = desenvolvimento muscular, isso não seria acelerar resultados? o.O

Bob Joe
Esse tempo necessário para começar a suplementar tem uma explicação simples. Durante o início da musculação seu corpo passa por uma série de mudanças metabólicas e fisiológicas. Ele estará acostumado a quantidades pequenas de certos nutrientes e, aos poucos, passará a exigir mais. Qualquer suplemento usado nessa fase de adaptação que faça aumentar os níveis de nutrientes a ponto de não serem absorvidos é desperdício.
Por que ele estaria exigindo pequenas quantidades? Cada um faz o esforço no nível que seu corpo suporta, não é de acordo com a quantidade de músculos que você tem que seu corpo vai pegar quantidade X de nutrientes, é sempre de acordo com o esforço, desgaste, que ocorreu. Se o cara levanta 2 kg sofrendo, isso significa que ele vai precisar de muitos nutrientes, porque é aquilo que o corpo dele suporta e foi daquele jeito que o cara suou pra caralho e cansou.
Se um cara levantou 10 kg, mas aquele peso é EASY pro cara, eu tenho TOTAL certeza que o corpo dele vai exigir menos nutrientes que o cara supracitado de 2 kg.
Não é o peso que o cara levante que vai definir a quantidade de nutrientes a ser absorvida.

Bob Joe
Quando essa pessoa começa a malhar esse número vai aumentando gradativamente de acordo com o nível de exigência física.
Eu corrigiria a frase da seguinte maneira:
Quando essa pessoa começa a malhar esse número vai aumentando de acordo com o nível de exigência física.

Bob Joe
Só se esses 4Kg forem de gordura.
Por que? Se for porque a quantidade é grande, apenas usei o exemplo do Gustave.

Bob Joe
Em relação à massa muscular existe uma coisa que é chamada de limite genético: cada pessoa tem um máximo de massa que pode alcançar, e a medida que vai chegando nesse limite, o ganho de massa vai ficando mais lento. Eu por exemplo tenho 1,75 e peso 80Kg, com bf em torno de 9%. Para ganhar 1Kg de massa magra posso demorar algo em torno de 6 meses. Uma pessoa com a mesma altura mas com 50Kg ganha 1Kg em 1 semana.
Sim, eu sei disso, se não existiriam tratores humanos...

Bob Joe
Seria uma P.G. decrescente, mas a curva de ganho de peso não é exatamente exponencial. E é por isso que tanta gente desiste depois de 6 meses.
Ótimo, dessa forma o cara teria que aproveitar ao máximo o início, que é quando o cara ganha muito, se o cara ganhar muito mais rápido o cara chegará mais rápido ao seu limite. Whey seria como um fator multiplicativo... O que adianta o cara tomar quando já chegou ao limite? Se o cara vai ganhar um tiquinho mesmo, não adianta em nada. Multiplicação por valores altos eu acho muito mais vantajoso...