O Wii mudou um pouco a mecânica do jogo, então... Na mecânica clássica, o melhor é o do Gamecube, depois o do Playstation 2 (o que joguei) e por fim o do PC (que não é tão bom). É um jogo bacana, mas que realmente se desvia bastante dos padrões de Resident Evil, e o quinto, pelo visto, vai se desviar mais ainda. Agora, o jogo tá mais como shooter, e a quantidade de inimigos monstruosos mais uma certa fragilidade do protagonista define esse jogo como um "survival horror shooter".
A coisa ficou divertida, mesmo assim. Tem muita bala, mas também muito inimigo, e pra sobrar, uma boa dica é atirar na cabeça ou pernas do inimigo, desiquilibrando ele e dando a chance de dar um chute/suplex (é só correr pra perto dele e apertar X, quando desiquilibrado). Isso com inimigos comuns. Contra cachorros, e só esperar eles virem pra cima e dar um tiro de escopeta, tem que ser na calma, e bem defensivo. Granadas incendiárias contra grupos grandes de inimigos que tenham o corpo pequeno ou médio. A granada clássica deve ser guardada para os inimigos grandes, que não conseguem ser envoltos pelo fogo. E a granada de luz deve ser usada em momentos onde tem um parasita ou dois enchendo o saco em um grupo grande de inimigos. Quanto a tesouros, é bom guardar gemas e artefatos para depois tentar combiná-los, aumentando assim o preço de venda.
Quanto à compra de armas, aqui vão umas dicas:
- Revólver: Red-9. A melhor, sem sombra de dúvidas. Na versão européia do jogo, é capaz de ficar mais forte ainda. O único ponto fraco é que precisa comprar uma peça pra ela tremer menos, o que ocupa mais espaço na mala.
- Escopeta: Striker. Maior dano, maior capacidade de balas, menor espaço ocupado. Precisa dizer mais? Recomendo ficar com a escopeta normal, sem upgrade, até aparecer a Riot. Venda a normal, compre a Riot. Não faça upgrade e espere a Striker aparecer, para vender a Riot e comprá-la.
- Rifle: Qualquer um, desde que usado sabiamente. O Rifle é útil apenas para matar Regenerators (bichos com aspecto cadavérico que se regeneram) e Iron Maidens (regenerators com espinhos). Por isso, eu compro o Rifle mais barato, só pra me livrar deles. Poder de dano não interessa, já que cada regenerator precisa de um único tiro em cada um dos seus pontos fracos. Há outras situações em que seria legal o Rifle, mas nada que outra arma não possa dar conta e resolver também.
- Sub-metralhadora: Melhor não. Pouco dano e custa um certo dinheirinho.
- Lança-foguetes: No máximo, 3 vezes. O primeiro é grátis, então compre só 2 a mais, se desejar. Os momentos de uso são esses: Ao entrar numa torre, existem dois garradores (bichos com garras) e o lança-foguetes pode dar conta fácil (bastante opcional); ao enfrentar aquele monstro encapuzado que o Salazar manda atrás de você, congele ele e mate com um tiro de lança-foguetes (altamente recomendável); na luta contra o Salazar, mata com um único tiro, depois que ele abrir a defesa (recomendável).
- Magnum: Munição rara, e só uso pra matar o monstro chamado It. Se você for jogar apenas uma vez no mesmo save game, venda a Broken Butterfly que você pegou de graça e compre a Killer7. Se for jogar mais de uma vez no mesmo save, fique com a Broken Butterfly, porque ela vai evoluir bem mais.
Bom, no momento é isso. Espero que minhas dicas tenham sido úteis. Se eu lembrar, posto mais.