Olha, sou totalmente contrário ao uso de jargões dessa espécie ao definir o estilo de governo dos atuais presidentes de países desenvolvidos ou quase lá. Obama não é populista, sem dúvidas.
Atualmente temos dois principais estilos de governo nos países citados. Os ditos "mais liberais", que apoiam a redução de impostos, livre comércio, pouca ou nenhuma intervenção do estado na economia e nas relações sociais, entre outros. Já os de "centro esquerda", conhecidos como "social democracia", apoiam certa intervenção do estado na economia, na sociedade, discreto sistema de distribuição de renda, certo protecionismo, e assim por diante.
TRADICIONALMENTE os Republicanos nos EUA se encaixam no primeiro esteriótipo, enquanto os Democratas no segundo. Isso não quer dizer necessariamente que isso ocorrerá, vide a intervenção do Bush para salvar instituições financeiras americanas durante a crise. Enfim, as relações políticas, econômicas e sociais são muito complexas para se traçar paralelos fixos sobre os mesmos.
Repito, Obama não é populista, e nos EUA não existe espaço para isso. Deixem esse governo para repúblicas defasadas da américa latina, excluindo nosso país do contexto, pois estamos caminhando para esse modelo que citei.
Se formos traçar um paralelo com os EUA, o PSDB, que do nome do partido passa longe, seriam os "Republicanos", enquanto o PT faria o papel dos "Democratas". Notem que ambos tem elementos de direita e esquerda, de protecionismo, etc...
O governo Lula, por fazer certa propaganda exacerbada dos seus feitos, não pode ser tachado de "populista", pois as realizações de infra-estrutura e ganhos reais, entre outros, os deixa longe disso.,
Abraços a todos.