O esperto, a maioria europeu/descendente de europeu descendem de imigrantes europeus que vieram para ca sem um tostão furado. As unicas coisas que traziam de valiosas consigo eram sua cultura e seu intelecto. Intelecto para conhecer tecnicas de agricultura e trabalho eficiente, e a cultura de conquistar tudo com base no "trabalho duro".
Os primeiros imigrantes juntavam seu dinheiro conseguido com trabalho pesado e usavam para começar algo, comprando algumas terras, juntando seu capital com de outros imigrantes para montar algo em conjunto, enfim com o pouco que eles conseguiram com trabalho dura eles, aos poucos, foram conseguindo multiplicar e então ficarem de fato bem economicamente.
O maximo de "pessoas europeias com algum dinheiro" eram alguns portugueses, mas mesmo esses se tivessem muito dinheiro não teriam vindo pra ca, se vieram é pq com o dinheiro que tinham não puderiam manter um mesmo padrão de vida em portugal. Então não venha com essa de atribuir a diferença das raças meramente na economia, tanto os africanos como os europeus chegaram vazios de dinheiro(eu digo a maioria, exceção dos portugueses e um ou outro de outro país). A diferença de uma raça para outra, que justificaria o padrão de vida elevado dos gauchos que tu associa pela maioria de descendência europeia, é a CULTURAL e INTELECTUAL que fizeram uma raça fazer mais dinheiro que a outra.
Então não a nada de errado em louvar o fato da maioria do RS ser de origem europeia/branca se foi justamente esse fator o determinante para as melhores condições sociais(segundo o que tu disse, tu disse que o RS so tem melhores condições sociais pela maioria branca), muito associadas aos fatores intelectuais(esse fator mais relevante na epoca dos imigrantes que traziam conhecimento intelectual da europa e os passavam para suas gerações seguintes) e culturais.
E tambem não nos culpe em querermos nos separar para evitar que a terrivel cultura do "jeitinho brasileiro", vinda de não sei onde, nos contamine.
E os EUA é so um exemplo, qualquer país poderia se aliar, tendo chances de um poderoso se aliar, como o do exemplo EUA. Provavelmente um país grande se aliaria para tentar diminuir a força do Brasil com separatismo, caso o Brasil oferecese alguma ameaça em sua soberania. É um motivo obscuro, mas se serve para nos apoiar por mim ta beleza, não importa as motivações que deram origem e sim os beneficios que ela traz.
Não importa o que deu origem mas sim por tudo que a guerra trouxe, como a formação de uma republica(a primeira republica de lingua portuguesa na america latina).
Se origem fosse algo relevante não se poderia sentir orgulho de ser Brasileiro, um lugar que antes era colonia de exploração de Portugal e so virou independente depois que Dom Pedro I se viu forçado a ficar no Brasil apos receber uma carta de um amigo/conhecido/seila que dizia algo como "a coisa esta fudid# aqui, fique por ai para garantir o seu". Dom Pedro I, que no momento de receber a carta estava montado num jegue/asno(um dos 2, so sei que cavalo não era) estava com graves problemas intestinais nessa hora e foi aliviar na moita, dando o seu famoso grito: "INDEPENDENCIA OU...", ops ele não gritou isso mas sim gritou "ESTOU A PASSAR MAL!".[+historiador no programa "a noite é uma criança"]
Da pra sentir orgulho "disso"? Creio que não. O orgulho não esta nos motivos obscuros que deram origem a independencia do Brasil, mas sim no que tal ato trouxe. Mesma coisa com a revolução farroupilha, não importa os motivos obscuros que deram origem mas sim tudo o que ela trouxe, e é disso que esta beaseado o orgulho.
E sobre os europeus, tu acha que os imigrantes italianos, alemães e etc, ditos de "países melhores" eram bens de grana? A maioria(pra não dizer todos) eram todos muitissimos pobres e so por serem tão pobres para sairem de seu país de origem para um país desconhecido e sub-desenvolvido como o Brasil.
O que pesou não foi economico mas sim o cultural e intelectual. Os conhecimentos dos imigrantes de agricultura, tecnicas de trabalhar eficiente, etc, ajudaram em sua ascensão e a sua cultura de valorizar o trabalho duro, diferentemente dos ditos brasileiros que valorizam o "jeitinho brasileiro" que consiste em se dar bem com o minímo de esforço, trapaceando e seja como for. De onde surgir essa cultura se os europeus que imigraram pra ca não a possuiam? Vai saber...:rolleyes:
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 







