Eu fiz academia por 7 meses, quando comecei a ganhar massa rapidamente lesionei meu ombro num jogo de futebol e depois só voltei a fazer para recuperar o mesmo.
É fato, quando você ingressar na academia vai começar com pesos leves, a não ser se você faz esforço diario, como carregar pedras.
O importante não é só quantidade de peso, mas sim a execução correta dos exercícios, pois dependendo da maneira de execução com pesos leves o exercício terá maior sucesso, do que colocar bastante peso e não realizar toda sequência e fazer errado.
Antes de realizar os exercícios, coma algo leve uma hora antes, pois ao fazer exercícios em jejum sua mente e corpo estarão casados e você não aguentará o tranco, a propósito, caso dormir alguns horas antes da academia, acorde bem antes e faça alguns exercícios para acostumar seu corpo.
SEMPRE realize aquecimento COMPLETO antes de executar quaisquer exercícios, 5~10min de esteira ou bicicleta para as pernas e outros para os membros superiores.
Após complerar a sequência de todos exercícios é fundamental que realize ALONGAMENTOS DOS MUSCULOS, pois eles podem retrair em vez de crescerem, esse é um passo básico que em muitos casos não é realizado, dê muita atenção a isso.
Mantenha-se hidratado e com uma alimentação rica em carboidratos.
Eu faço exercício em casa, tenho alguns pesos.