Vou fazer minha própria análise:
Sobre jogabilidade:
Usando dos quesitos que você usou, não acho um argumento bom dizer que WOW tem muitos comandos e é complicado. Se vocÊ não se adaptou com os comandos ou não se acostumou, não julgue por todos. A partir do momento que existem bem mais possibilidades no WOW, e bem mais comandos, pra quem sabe usar e está acostumado deixa Tibia no chinelo. Por que? Por que o Tibia é limitado nesse sentido, chega um ponto que você não tem como melhorar mais, se igualando aos outros players habilidosos. No WOW é muito foda de se atingir a "perfeição" dos comandos, do uso dos macros e dos aDdons. Não se esqueça que por ser 3D no WOW você pode pular, se abaixar, nadar, entre muitas outras funções que deixam Tibia no chinelo nesse quesito. Pra mim aqui é:
WOW 1 x Tibia 0.
Gráficos:
WOW 2 x Tibia 0.
Diversão:
Esse quesito é subjetivo, logo não deve ser analisado. Dos milhões de pessoas que jogam WOW, aposto que muitos se divertem pra valer, principalmente depois do lvl 70, Se VOCÊ se diverte mais com Tibia, não quer dizer que os outros sigam esse pensamento. Esse quesito vou anular.
Quests:
A época de ouro da CIP já era. Hoje em dia as quests são bem piores que do WOW, a história por trás das quests do Tibia simplesmente não batem e não fecham. Apesar de ter quests boas como paradox, POI, etc...tem algumas muito bobas que se resumem a entrar na sala e matar um monstro. WOW é um jogo de quests, logo quests são fundamentais para a fluência do jogo. É com quests que se ganha XP, e não matando bichos o dia inteiro em uma cave. WOW deve ter centenas de vezes mais quests que Tibia, e para passar de um level 40 para o 41 você terá que realizar no mínimo 10 quests.
WOW 3 x Tibia 0.
Servidor:
Aqui você comparou um servidor original de Tibia contra um pirata de WOW, que é uma porcaria e cheio de bugs. Quem joga Tibia com intuito de ser HL e aproveitar o jogo ao máximo tem que pagar sim, e note que após alguns meses pagando WOW ele se torna mais barato que uma PA de Tibia! Pra mim e pra todos os HL que sempre pagaram PA em Tibia, WOW acaba saindo o mesmo preço e mais barato. O server de WOW da Blizzard nem se compara com os servers da CIP. Tirando a manutenção semanal todas as terças de resto o server é muitas vezes mais estável, sem lags e sem bugs. Comparar server de Tibia com do WOW é um absurdo, quem jogou WOW na blizzard por bastante tempo sabe do que falo.
WOW 4 x Tibia 0.
Interatividade:
É o único que concordo com você, embora umas falas prontas no Tibia sejam a mesma coisa no fim das contas que no texto do WOW. Concordo por que achar e falar com outros jogadores no Tibia é mais fácil, embora o WOW EXIJA interatividade para instances, quests, raids, etc...Empate ao meu ver.
WOW 5 x Tibia 1.
GM, Suporte e Cheat:
Além do fato incontestável que no tibia de hoje 9 a cada 10 HL usem algum tipo de bot e que isso acaba com o jogo, o suporte no WOW é muito mais sério e os caras são muito mais atenciosos, já no Tibia você é tratado como um lixo. Até devolver item os caras devolvem se provado que houve um hacked mal intencionado. No Tibia só vi isso acontecer 1x, por que houve erro deles.
WOW 6 x Tibia 1.
Popularidade:
Não entendi seu parâmetro filho. Como Tibia pode ganhar de WOW, se WOW é o jogo mais jogado no mundo? Se for ver bem, o inglÊs é OBRIGATÓRIO no Tibia, por leis do jogo, logo para se jogar você deveria necessariamente se comunicar em inglês. Sendo assim, não vejo diferença em falar com um BR ou com um Canadense. Essa de cada 10 pessoas 1 conhece Tibia é um absurdo, é só você ver o numero de gente que joga e estabelecer um parâmetro.
WOW 7 x Tibia 1.
PVP:
Tibia já foi o melhor jogo em PVP de todos os MMORPG, mas infelizmente a CIP e os bots estragaram isso. Se for pra jogar um jogo do jeito que está Tibia, ou um outro semelhante mas com uma percepção 10x mais devido aos gráficos 3D, etc...prefiro o segundo.
WOW 8 x Tibia 1.
Monstros:
Concordo com seu ponto de vista, e ainda acrescento que existem certos monstros que você tem que ir com centenas de pessoas matar, aumentando a interatividade e as táticas necessárias para conseguir.
WOW 9 x Tibia 1.
Level:
Concordo novamente, ficar matando monstros seguidamente durante 10h é coisa pra um robô...por que sera que se usa bot? :rolleyes:
Aqui o "defeito" do WOW é ter limite de level, mas você encontra muitas outras coisas pra se divertir no level 70. Já um level 200 no Tibia, não tem mais perspectiva nenhuma no jogo, por que não tem mais quests para esse level, e hoje em dia level no Tibia não significa força, ou seja, pra que pegar mais level que isso? Entre ter um limite de lvl que você tenha coisas pra fazer, prefiro do que não ter limite mas também você ter 10x menos possibilidades em certo level.
WOW 10 x Tibia 1.
Serviço:
Como já citei, não compare servidores originais com servers piratas. O que um level 200 free vai fazer no jogo? Conversar com amigos e matar noobs? Já citei que a PA no Tibia é o mesmo preço que pagar WOW, e serviço pra mim é a atenção que a equipe do jogo dá aos seus clientes, que no WOW é muito melhor.
WOW 11 X Tibia 1.
Mapa:
Areas inexploradas? Mistérios? Hahaha. Aqui você pegou pesado. O mapa do WOW é tão grande que acho que pra cruzá-lo inteiro, contando so dois continentes, pegando apenas o Zepellin pra atravessar, você levaria quase um dia inteiro. No Tibia o mapa é cruzado em minutos. Cidades, caves, culturas...sem comparação.
WOW 12 x Tibia 1.
Cidades:
Cara, aqui você se superou. WOW tem dezenas de cidades e vilarejos a mais que Tibia, e se você acha que Ogrimmar não é realista perto de Thais, você tem sérios problemas de percepção. As estruturas, as tendas, as ruas, tudo muito mais realista que Thais...você lá dentro se sente realmente em uma cidade medieval de fantasia.
História, etc...
Concordo com você.
WOW 12 x Tibia 2.
Bom, na verdade analisei apenas os quesitos mencionados por você, mas existem muitos mais que gostaria de citar, por achar de mais relevância, uns que o Tibia ganha, outros que WOW ganha...acho que é bobagem ficar inventando requisitos subjetivos pra dizer que Tibia empata, ou que WOW ganha de lavada, etc... essa foi minha comparação, podem criticar a vontade.
Abraços.
WOW 13 x Tibia 1.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: