Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Criar a Criatividade

Registro
    06-08-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Arrow Criar a Criatividade

Criar a Criatividade

Olá! É bom ter um tempinho para falar com meus caros membros do Roleplay, tão esquecido. Bom, a princípio venho com esse tópico falar sobre um mal que assola essa seção desde seus primórdios: a falta de criatividade.

Criatividade é importante para tudo na vida, desde suas provas escolares, até nossa pequena seção de histórias. Uma pessoa criativa é capaz de moldar um cenário tão bem como pode responder uma trabalhosa pergunta de biologia. Então, criatividade deve existir sempre que haja criação. Todas as pessoas têm essa habilidade? Sim, muitas a tem mais não sabem que tem outras simplesmente não a utilizam.

O que devem fazer então?

1. Seja incansável

Trabalho duro tem resultados excelentes. Então não fique satisfeito com sua resposta de Geografia só porque parece estar certa, procure torná-la sonora e inteligente para quem a for ler ouça em sua mente uma espécie de ritmo. O mesmo vale para cada frase de seu texto. Elas devem ter uma ligação lógica.

Se mesmo depois de escrever doze vezes você achar que ainda está ruim, escreva de novo! Cem vezes se for necessário. Só assim seu cérebro vai conseguir entender como se faz uma boa frase. Até mesmo autores escrevem vezes e vezes alguma passagem, então não se sinta menor se não conseguir no início, pois como diz o título: a criatividade deve ser estimulada!

2. Leia e ouça

Ler é uma atividade que estimular seu cérebro a pensar e refletir. É lendo que você conhece novas palavras e é lendo que você vê como uma história é desenvolvida. Leia livros, jornais, revistas, leia! Tudo isso vai influenciar sua criatividade a fluir na hora de escrever.

Outro bom exercício é sempre ler poesia em voz alta. Mesmo para quem não gosta muito de poesia (como eu) a leitura dela é muito estimulante. Uma boa poesia tem ritmo e musicalidade e ao ouvi-la você é capaz de entender como funciona a sonoridade das palavras.

3. Consulte, tenha sempre um bom dicionário

Sempre que tiver dúvidas sobre as palavras veja em um dicionário o seu significado. O significado é importante para trabalhar a criatividade com o real significado. Ter conhecimento do que você escreve é essencial para você ilustrar seu texto.

Portanto, o pai-dos-burros deve sempre andar perto de você.

4. Seja criativo, pesquise

Parece até bobeira escrever isso no fim desse tópico, porém essa é uma boa frase para gravar. Pesquise! Pesquise sobre o tema que vai falar, pesquise se não já foi muito mencionado, pesquise tudo que for possível. Tente não viajar demais. Seja objetivo e subjetivo na medida certa. Seja criativo!

O resto faz parte da forma de cada um pensar e escrever. Depende de cada um entender e aplicar a forma com que se expressa. Só sendo um verdadeiro batalhador sua obra ficara nas nossas cabeças ecoando entre pensamentos.

Abraços,
    Drasty.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    04-05-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Acho que faltou dizer que ler livros (principalmente, mas não exclusivamente) também é antes de tudo é formar uma base para a tua criatividade. E isso é ainda mais importante que adquirir vocabulário novo e aprender a estruturar um texto.

Isso porque a tua criação não vai surgir do nada, mas na verdade é uma colagem de vários aspectos de textos que tu ja leu (aspectos assimilados e reinterpretados, que fique claro. Ou pelo menos deveria ser assim, não uma cópia literal). (E nesse ponto a pesquisa também é útil)

Olha, Drasty... Tá um textinho legal... Mas dá pra explorar melhor o tema, né? Se puder (e quiser), desenvolva melhor o que tu escreveu. coloque exemplos, faça comparações, etc. Principalmente o que tu escreveu sobre pesquisa, eu acho que esse assunto rende muito mais explicação.

Esse tópico ia atrair melhor o interesse do pessoal se tivesse mais informação e fosse mais didático.

Está aí a minha sugestão.

A.E. Melgraon I
    Última edição por Melgraon I; 01-05-2008 às 00:11.

Registro
    06-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Melgraon I Ver Post
    Acho que faltou dizer que ler livros (principalmente, mas não exclusivamente) também é antes de tudo é formar uma base para a tua criatividade. E isso é ainda mais importante que adquirir vocabulário novo e aprender a estruturar um texto.

Isso porque a tua criação não vai surgir do nada, mas na verdade é uma colagem de vários aspectos de textos que tu ja leu (aspectos assimilados e reinterpretados, que fique claro. Ou pelo menos deveria ser assim, não uma cópia literal). (E nesse ponto a pesquisa também é útil)

Olha, Drasty... Tá um textinho legal... Mas dá pra explorar melhor o tema, né? Se puder (e quiser), desenvolva melhor o que tu escreveu. coloque exemplos, faça comparações, etc. Principalmente o que tu escreveu sobre pesquisa, eu acho que esse assunto rende muito mais explicação.

Esse tópico ia atrair melhor o interesse do pessoal se tivesse mais informação e fosse mais didático.

Está aí a minha sugestão.

A.E. Melgraon I

Eu até pensei em fazer ele mais completo, mas se você passa de 50 linhas o povo não lê. Alías tem umas 20 ai e só você comentou. A preguiça é mais forte que a vontade de aprender. Já tive experiencias no passado com textos grandes para ajudar iniciantes e não deu certo, então optei por um menor.

Se mais pra frente, isso aqui crescer eu dou uma "garibada".

Abraços...

Banido
    Registro
    20-04-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão lol

eu nem li

Banido Avatar de Hovelst
    Registro
    15-03-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bah...

Essa é uma questão muito chata.

Criatividade? Será que existe mesmo?

Porque isso tudo na verdade não passa de um clichê. Tudo que qualquer pessoa escreve, é clichê. Nós nos baseamos em coisas já existentes. Na verdade, todo autor/escritor faz isso. É uma questão do subconsciente. Temos um determinado gosto, e nosso cérebro, lá do fundo, tira uma coisa, que você pensa ter criado; mas na verdade, sempre há aquele toque de clichê...

Porém, a diferença de uma história para a outra, é que a história que parece ser inovadora, tem apenas um embasamento, um toque de um gênero/autor, e isso seria a criatividade. Enquanto outras pessoas, simplesmente têm a sua idéia, e o que acontece é que essa, apesar de não parecer para ela, é um clichê descarado...

Na verdade, a criatividade, é uma avaliação da sua idéia. Saber se auto-criticar, rever sua idéia e refazê-la quando essa é ruim. Isso é criatividade.
    É perceber o clichê, e sempre estar fugindo dele.

Bah...
    Falei demais.

Quanto ao tópico, pareceu-me rápido e direto, mas falta algumas partes, uma em especifíco, e que o Melgraon já disse: Livros...

Citação Postado originalmente por Melgraon I
    Aqui eu discordo.
    De uma maneira geral, está bom, porque na verdade, é como o Drasty disse: as pessoas não lêem tópicos grandes, e daí, surgem floods como este:
    Citação Postado originalmente por churroszo
    eu nem li
    Sem mais,
    Hovelst

Publicidade:

Registro
    06-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Arrow

Citação Postado originalmente por Hovelst Ver Post
    Bah...

Essa é uma questão muito chata.

Criatividade? Será que existe mesmo?

Porque isso tudo na verdade não passa de um clichê. Tudo que qualquer pessoa escreve, é clichê. Nós nos baseamos em coisas já existentes. Na verdade, todo autor/escritor faz isso. É uma questão do subconsciente. Temos um determinado gosto, e nosso cérebro, lá do fundo, tira uma coisa, que você pensa ter criado; mas na verdade, sempre há aquele toque de clichê...

Porém, a diferença de uma história para a outra, é que a história que parece ser inovadora, tem apenas um embasamento, um toque de um gênero/autor, e isso seria a criatividade. Enquanto outras pessoas, simplesmente têm a sua idéia, e o que acontece é que essa, apesar de não parecer para ela, é um clichê descarado...

Na verdade, a criatividade, é uma avaliação da sua idéia. Saber se auto-criticar, rever sua idéia e refazê-la quando essa é ruim. Isso é criatividade.
    É perceber o clichê, e sempre estar fugindo dele.

Bah...
    Falei demais.

Quanto ao tópico, pareceu-me rápido e direto, mas falta algumas partes, uma em especifíco, e que o Melgraon já disse: Livros...

Aqui eu discordo.
    De uma maneira geral, está bom, porque na verdade, é como o Drasty disse: as pessoas não lêem tópicos grandes, e daí, surgem floods como este:

Sem mais,
    Hovelst
    É são por essas e outras que eu fiz o tópico pequeno.

Sobre cliché. Realmente tudo é cópia, porém posso dizer que tem copias que já foram copiadas demais! Então porque não fazer uma cópia autentica (Não fez nenhum sentido, mas deu pra entender). Ou seja, com criatividade o cliché pode ser camuflado...

Bom é isso, espero que outros leiam...

Registro
    04-05-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bem, eu só acho que tu deveria considerar uma coisa:
    Pra quem tu escreveu esse tópico?

Veja bem... se as pessoas que vão ler as dicas que tu deu são aquelas que não o fariam se o texto fosse maior, de que adianta então dizer para elas que ler é importante?

Ok, então você pode dizer "ah, mas é justamente os que lêem pouco que precisariam das minha dicas". E eu concordo, mas será que um pequeno texto é suficiente para convencê-los a mudar seus hábitos? Eu acho que não.
    Então a conclusão é óbvia (ao meu ver): Os que lêem pouco precisariam de um texto com argumentos bem convincentes pró-leitura para modificá-los. Porém, esse texto seria provavelmente longo demais para que uma pessoa assim sequer se interessasse em lê-lo.

Portanto, considero um caso perdido.
    Prefiro um texto longo, feito para os poucos que têm interesse, do que um curto (e possivelmente ineficiente) que seria lido por algumas poucas pessoas sem disposição para mudar de hábitos.

A.E. Melgraon I
    Última edição por Melgraon I; 02-05-2008 às 23:01.

Registro
    06-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Melgraon I Ver Post
    Bem, eu só acho que tu deveria considerar uma coisa:
    Pra quem tu escreveu esse tópico?

Veja bem... se as pessoas que vão ler as dicas que tu deu são aquelas que não o fariam se o texto fosse maior, de que adianta então dizer para elas que ler é importante?

Ok, então você pode dizer "ah, mas é justamente os que lêem pouco que precisariam das minha dicas". E eu concordo, mas será que um pequeno texto é suficiente para convencê-los a mudar seus hábitos? Eu acho que não.
    Então a conclusão é óbvia (ao meu ver): Os que lêem pouco precisariam de um texto com argumentos bem convincentes pró-leitura para modificá-los. Porém, esse texto seria provavelmente longo demais para que uma pessoa assim sequer se interessasse em lê-lo.

Portanto, considero um caso perdido.
    Prefiro um texto longo, feito para os poucos que têm interesse, do que um curto (e possivelmente ineficiente) que seria lido por algumas poucas pessoas sem disposição para mudar de hábitos.

A.E. Melgraon I
    Faz sentido. Fiquei convencido, talvez, se tiver tempo, eu possa desenvolver mais um pouco.

Registro
    12-04-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Texto bom e resumido. Concordo com Melgraon, seria melhor você desenvolver mais para explicar a pessoas interessadas (eu, por exemplo) que não se "intimidam" com o tamanho do texto. Achei muito bom você, Drasty, escrever sobre criatividade. Suas histórias eram totalmente "descoladas". A que eu mais gostei foi a do rei anão, que se mata no final (cara, você escreve muito bem). Também me lembro das sua críticas no meu rp (a muito tempo atrás). Muito bem feitas e lacônicas, embora um pouco, digamos, fortes. Por favor, se puder, amplie o texto para que possamos melhorar a "qualidade" da seção.
    Quer participar de uma alta aventura com essa turma do barulho? Quer escrever sobre Tibia, ser enganado por um monge pra lá de pestinha? Achas que tens o que é preciso para esma... digo, para entrar no Hall da fama? Passa lá na Biblioteca-imensa-cheia-de-coisa-e-mundialmente-conhecida!

Escritos no TebeaBeerre

-=R.I.P =-
    Aqui já Lucius Cath
    Eterno troll

Registro
    06-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Smile Obrigado.

Citação Postado originalmente por Thomazml Ver Post
    Texto bom e resumido. Concordo com Melgraon, seria melhor você desenvolver mais para explicar a pessoas interessadas (eu, por exemplo) que não se "intimidam" com o tamanho do texto. Achei muito bom você, Drasty, escrever sobre criatividade. Suas histórias eram totalmente "descoladas". A que eu mais gostei foi a do rei anão, que se mata no final (cara, você escreve muito bem). Também me lembro das sua críticas no meu rp (a muito tempo atrás). Muito bem feitas e lacônicas, embora um pouco, digamos, fortes. Por favor, se puder, amplie o texto para que possamos melhorar a "qualidade" da seção.
    Nossa! Valeu. Eu tô pensando em voltar a escrever o Anões, Elfos e a Inconstitucionalidade. Foi uma das histórias que tive mais trabalho para elaborar, porque eu trabalhei bem na complexidade psicológica dos personagens e para isso eu tive de ter: criatividade.

Bom... Eu devo fazer uma "atualização" desse tópico na terça ou quarta, porque estou sem tempo, peço paciência a todos. Além disso, peço para que os flooders vão arrumar onde floodar, porque eu vou dar uma de wannabe e reportar um por um.

Abraços.

Publicidade:

Tópicos Similares

1. Como criar outro usuario? ._.
    Por Skymaster~ no fórum Suporte Geral
    Respostas: 8
    Último Post: 22-12-2007, 06:12
  2. Tecnologia | Como Criar um Disco de Redefinição de Senha do Windows XP.
    Por Cire no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 2
    Último Post: 09-12-2007, 13:58
  3. Vale apena criar um pally??
    Por Sir Loko do Morro no fórum Suporte Geral
    Último Post: 03-12-2007, 23:28
  4. pq n da pra criar char em honera e samera?
    Por Draggy Hunter no fórum Suporte Geral
    Último Post: 26-10-2007, 21:17

Permissões de Postagem