A realidade é que, pelo menos em malvera/pvp (deconheço outros servers), dificilmente encontraremos qualquer cave vazia para upar lvl (em lvl baixo), muito menos para treinar enquanto se caça, sempre um idiota aparece e dá um hit full matando seu bixo.
As caves mais vazias são as com criaturas mais fortes (falando ainda de malvera) e para solá-las somente com um skill razoável. Nada adianta um lvl mais alto com uma skill muito ruim, você tomará muito mais ataques sim.
Estou no lvl 30 com kina (skills 58/58) e já consigo pegar um demon skeleton, com alguma dificuldade, uma wyvern, drag. Com uma skill 65/65 facilmente eu pegaria estas criaturas e uparia muito mais rápido, com skill 70/70 então não precisaria me preocupar com muitas coisas.
Quero dizer, passando algumas horas treinando, algumas, não a vida toda, eu evitaria de ter que dividir o castelo das amazon com quinze lvl 20 e uparia muito mais rápido.
Sem contar a diferença de ataques que consigo blokar de palas, mages e druidas. Com skill mais alto fica muito mais fácil evitar pk´s, o ataque deles não se torna efetivo.
Enfim, talvez em um mundo vazio, com respaw rápido, sem pk´s e jogando sem parar, compense mais upar lvl que skills - balanceando-os -, mas no jogo real, com necessidade de se dividir os espaços e enfrentar outros jogadores etc, é melhor ter paciência e treinar skill´s.