Postado originalmente por
Ninja Dragon
Sim, mas se você der escolas públicas ótimas para todos, os pobres/afro-descendentes terão chances iguais de competir, e não serão necessárias cotas. É justamente isso que acontece nos EUA. Mesmo porque, esse sistema de cotas estimula o rascimo. É como se eles estivessem dizendo que os afro-descendentes têm menos capacidade, o que não é verdade.
A única coisa que eles têm menos é oportunidade, que pode ser dada sem a necessidade de cotas.
EDIT: Felia, tá certo então, mas essa sua escola foi bem sacana em? Pqp.
Mas cara, isso não acontece da noite pro dia. O governo se pudesse dava as melhores escolas para todo mundo, mas isso é muitíssimo difícil. Tem que ver também que as oportunidades tem que serem dadas em todos os níveis de ensino, e qual o propósito disso? Melhorar a condição econômica do Brasil em geral. Não adianta ter um crescimento na casa dos 10% mas ter esse dinheiro só na mão de pouquíssimos, pois desse jeito o país nunca vai pra frente e nunca vai deixar de ser considerado "subdeselvolvido".
O projeto das cotas é a longuíssimo prazo, e vai ter efeitos quando esse cara que entrou por cotas se formar, conseguir um bom trabalho e poder tirar sua família da favela e daí sim, o filho e os netos desse cara vão ter boas oportunidades e poderão se igualar à nós. Claro que nesse meio tempo tem que se investir pesado em educação de base também, e isso está começando a acontecer.
Até a oposição do governo concorda com as cotas. Quem pensa no coletivo e no país em geral sempre vai concordar. Só não concordam as pessoas muito individualistas, pois tá mais que provado que na nação como um todo as cotas vão ter efeitos muito bons. Claro que não passar no vestiba por causa das cotas deve ser realmente triste e revoltante, mas resta apenas estudar mais para vencer os candidatos que são de igual pra igual com você.
Edited:

Postado originalmente por
1337 H4xX0r
é mais como todos nós sabemos que as escolas publicas nao vao melhorar, logo as cotas sao uma saida...
eu acho que o certo seria cota racial dentro da publica....
vcs podem falar que é racismo e etc, MAS, PODE TER CERTEZA, que esses alunos negros que entram na universidade federal, eles pensam muito mais pro lado social, o q é muito importante, pra qm faz federal ou vai fazer, que fique claro no cabecinha de vcs, que vc não ta la pra se formar e ir embora, e sim QUE A POPULAÇÃO PAGA PRA VC TA LÁ, PQ ELAS QUEREM RETORNO, e esse retorno vem através de pesquisa e extensão!
oq mais tem em faculdade federal é filinho de papai que só pensa nele próprio, e esquecem, q eles nao tao la só pro bem deles e sim pro bem de toda população, até do gari q ganha 1 salario minimo por mes, mas que ajuda a sustenta esse cara na universidade.
sem mais.
Curto e grosso, gostei do seu texto. Eu faço faculdade federal, só tem playboy na minha faculdade. Falta dedo pra contar as mercedes, os audis e até os porches que tem no estacionamento junto da facul. Eu não vou me fazer de coitado, pq não fico atrás e já tive uma bmw, mas pelo menos eu me considero consciente, diferente da grande maioria dos preibói que tem lá.
Pra se ter uma idéia, quase ninguém quer usar o direito, que é o instrumento para fazer justiça, em causa social, mesmo após os 2 anos seguidos de aula de sociologia e filosofia.
Abraços.