Postado originalmente por
Hugoca2x
E ai Wk. Tranquilo?!...
Bom, eu creio (assim como expliquei no texto) que uma fonte leva a outra. É mais fácil culpar a nós, mesmo ter sido vítima, pois é por nossa culpa, parcialmente, que levou aquele sujeito a roubar.
A partir de que nós temos escolhas, oportunidades e vivemos em boas condições, levamos aquele que deseja tudo isso também, mas não pode. Não tem opção, e rouba e mata.
Tudo certo, Hugo! Espero que esteja bem.
Realmente o que faz um marginal - todos aqueles que estão às margens da lei - se tornar um marginal não é, de fato, um único motivo. Existem casos em que a falta de oportunidades e o desespero realmente levam aos atos, mas mesmo assim... Sou contra os programas do governo como bolsa-família e tudo e semelhantes, mas veja, são ruins e imperfeitos, mas mesmo assim disponibilizam um pequena oportunidade para as famílias, não são excelentes oportunidades como as nossas, mas são oportunidades que se bem usadas podem evitar a marginalidade. O que acontece é que essas pessoas não vêem com esses olhos e preferem se acomodar com o que ganham e que se exploda o desenvolvimento!
A pessoa que deseja tudo o que os outros tem e não pode é duas coisas: invejosa e relaxada. Invejosa porque visa o bem dos outros e não dá valor ao que tem, relaxada porque ocupa seu tempo em amaldiçoar a pessoa e admirar seus bens ao invés de utilizar-se das oportunidades que surgem. ÓBVIO que oportunidades não aparecem com uma placa: "Eu sou uma oportunidade, se me utilizar ganhará trinta mil reais". Gente, uma oportunidade está em achar três latas de refrigerante e fazer isso gerar alumínio que gera dinheiro, o mesmo com papelão, isopor... Oportunidade estar em ganhar cinco reais e comprar graxa e escova e sair para engrachar sapatos.
Da mesma forma entra a questão onde também somos culpados. Não temos culpa se nossas condições, nosso habitat é melhor do que aquele que rouba para comprar drogas.[/QUOTE]
Acredito eu que a disposição de condições melhores e de uma sociedade melhor justifica a busca pelas drogas, por exemplo. Caso contrário ricos não usariam drogas porque tem dinheiro pra limpar a bunda e conseguem 'os amigos' que quiser ou pobres seriam todos drogados. Muito depende da educação que não se tem na escola, mas em casa, e educação ruim não é culpa dos outros, mas de sua própria por ter educado seus filhos de forma burra.
Em nossa moradia, temos o que comer, o lazer entre outros. O coitado que tem necessidade, a princípio rouba porque não tem o que alguns pode ter. Já o seu ambiente, sua vila, deixa visível o que ele pode consumir... Uma roupa, um tenis, ou até mesmo drogas.
Vou usar o meu exemplo. Eu sempre estudei em escola particular, mas quando meus pais se divorciaram - e eu tinha 8 anos - minha mãe não tinha onde morar e ganhava muito, muito, muito pouco. O meu vô por parte de pai alugou uma casa que ele tinha para nós e disse que pagaria a minha escola. No quesito estudo eu estava bem, mas nos demais minha família era precária, nessa época tinhámos que escolher entre comprar um caderno novo para mim na escola ou comprar pão para tomar café, quando eu almoçava em casa - ia pro vizinho comer - era arroz com ovo frito.
Meus brinquedos eram poucos e ruins, enquanto meus amigos tinham
skates, carrinhos e outras coisas mais. E eu desejava esses brinquedos, desejava o que eles tinham, mas a minha educação familiar era, apesar de tudo boa, e eu jamais roubei nada deles. Para você ter uma idéia eu, com 9 anos, queria comprar um brinquedo que meu amigo tinha e moedinha por moedinha, todos os dias, eu fui juntando e comprei ele, com 9 anos.
Marginalizar-se ou não é uma escolha própria. Os outros fatores influenciam a decisão das pessoas, mas de longe são os menos importantes.
Seja esse furto da galinha para matar a fome ou comprar maconha, parcialmente, somos culpados por ambas opções do ladrão.
O culpado por alguém comprar maconha é que vende maconha e quem financia o vendedor de maconha, não nós que temos melhores condições de vida e não fumamos a droga.
O culpado por quem rouba a galinha pra comer é o próprip marginal que não é capaz de negociar com o fazendeiro a compra de um galo e uma galinha e daí ter ovos pra vender e ter dinheiro ou pintos pra criar e aumentar o número de galos e galinhas ou ai ter o que comer.
Existe outra coisa que queria comentar e só vou fazê-lo porque a discussão parece tomar um rumo interessante. Quando uma pessoa com uma situação financeira boa tem oportunidades e enriquece com elas, ele não tem a obrigação de investir esse dinheiro na 'pobreza'. O dinheiro foi conquistado com suor e trabalho da pessoa - salvo aqueles outros filhos da puta que deveria ser exilados pro fundo do mar - e nada mais justo que ela o use e invista em si mesmo, para que possa usufruir de uma boa vida. A maior moda do mundo é investir em sí, só depende de você lutar para fazer isso.
Podemos ser solidários e ajudar sempre que possível. Aqui em casa tem um morador de rua que vem pedir comida e as vezes moedinhas, nós sempre que possível damos - não sempre para que ele não se acomode e não conquiste por si mesmo - e ele é uma boa pessoa, mas é acomodada...
Antes de você "julgar" a dedo quem é culpado, procure saber como gerou todo esse estardalhaço dos dias de hoje, que é a preocupação que temos ao sair na rua, a finalidade de um banco de depósitos, os meios de compras, vendas, o sigilo para certas coisas... Você acha que se fosse na base da confiança, teríamos todos esses recursos em nosso sistema?
De fato a situação atual tem várias fontes passadas como má distribuição de renda e blá blá blá. Mas mesmo asim, confiança não existe. E não é porque o problema mudou as pessoas, mas as pessoas mudaram o problema e precisam se adaptar a isso.
Isso, existe hoje porque nós transformamos. Um bandido sim, é bandido por opção até o ponto em que ele pensa: - Cara, nunca serei ninguém. Vou roubar.
Mas o que leva ele a pensar nisso, somos nós... O que torna parcial.
Você fez uma afirmação muito precipitada porque você é habituado com esse sistema. Mas entendo sua posição também e respeito, só não concordo.
A decisão que alguém toma para se tornar bandido não significa que ele não teve oportunidades, mas que ele não soube aproveitá-las. O 'playboy' da rave não entra em questão porque esse é marginal porque é burro. Mas os demais são marginais porque querem e, de algum modo, preferiram o caminho mais fácil do que o caminho mais correto.
Não sou eu ou você quem faz o marginal se tornar marginal. Nós não podemos chegar para eles e esfregar as chances que eles tem em suas caras. Temos culpa quando reclamamos, mas não somos solidários, e mesmo assim a solidariedade ameniza e não cura.