Curtir: 0
Sim
Não

Não, acredito em Deus
Mais meu lado espiritual hj em dia é indiferente a religiões...

Pode não ser um comércio, mas eles lucram pra caramba com isso
Quem nunca viu aqueles pastores de BMW, Ferrari, ou aquelas igrejas GIGANTESCAS (lavadoras gigantes de dinheiro)?
Tá, mas quando eles pedem dinheiro, eles dizem "Dê seu dinheiro pra Jesus, ele vai te devolver em dobro, vai te dar felicidade"Não são os personagens da religião deles que precisam de dinheiro, a instituição "Igreja" é que precisa, na cabeça de um cristão, quando você da o dinheiro para a igreja, você está ajudando a promover tal igreja, fazendo com que haja possibilidade e recursos de levar mais pessoas a serem "salvas" pela religião deles. Porém o que mais acontece é outra coisa, principalmente entre os mais pobres. Eles dão o dinheiro igualmente uma aposta na loteria, pra ver se oferecendo dinheiro a deus a vida deles melhora. Atitude essa muito antiga, desde dos primórdios da sociedade humana existe essas "oferendas" a personagens místicos buscando uma vida melhor.
Claro que o dinheiro são eles que usam, mas eles não vão dizer "Dê dinheiro para o pastor pagar a ultima parcela da mansão dele"
E esse papo sobre oferendas é real mesmo, maior babaquisse, parece loteria
"Ah, 10 reais não vai me fazer falta, vai que Jesus bate lá em casa e me leva uma maleta de dinheiro"
Se você fizesse isso no minimo 20 vezes seguidas, eu compraria uma biblia e iria rezar
Coincidencias acontecem todo o tempo
Catar o numero 10 em um baralho de 52 cartas, são 4 chances em 52
Significa 7,7% de chance, que está longe de ser um ABSURDO ou MILAGRE DIVINO
Se fosse 0,0001% e você tirasse umas 5 vezes seguidas, eu juro que eu me crucificava, ou dava minha casa pro pastor, sei lá
Última edição por _Raptor_; 02-10-2007 às 10:04.
Velho, acho que você não está entendendo minha posição nesse debate nem o que eu quero dizer. Acho que você sequer imaginou se caso não acreditassemos em nada desde os primatas.
A religião serve de rédea para muitas pessoas que poderam praticar atos piores se não fosse aquele pesinho na consciência que vem, por causa dos ensinamentos de suas religiões. E são pessoas, em sua maiora, normais, que contrubuem para algum avanço na sociedade. Alguém que não acredita em alguma entidade superior e tem certeza que seu ato não será julgado no plano material (nada de julgamento divino), com certeza não vai medir forças para prejudicar, qualquer que seja a intensidade, alguém ("Um soco?! Que nada, vou é espancar!")
Acho que alguém até já disse essa frase nesse tópico: "a religião é um mal necessário". Atrapalha? Lógico! Mas também ajuda. Não é de um todo um mal.
Um exemplo meio besta, mas imagine o Gandhi se ele não fosse Induísta? O que seria da Índia hoje?
Tipo, não sei se essa sua pergunta foi generalizada ou especificamente para mim, mas não tenho escrupúlos por ter medo. Inclusive, algumas religiões ensinam as pessoas a não terem medo na hora do aperto (e algumas pessoas precisam de uma religião para isso), mas isso é outra história, e, repito, não sou religioso, não tenho uma religião específica, apenas sigo o bom senso e o bem para mim e para os outros.
@Locke Cherador de Cola
Você deu um exemplo sobre os animais não se matarem, usar a brutalidade etc. Mas, não sei se isso vai servir de alguma coisa pra você, é apenas uma observação que faço, nem sei se realmente é útil... Enfim, mas o homem é o único ser vivo racional, os outros agem por instinto.
Eu acho que a relegião so prosperou por causa da época em que foi criada, em que o povo nao tinha acesso a nada, acreditava em tudo e tal.
Se hj eu saisse na rua segurando um sapo na mao e dizendo que ele era o filho da santissima chaleira sagrada iam me mandar pro hospicio.
Não sei do Gandhi, mas eu teria exatamente a mesma personalidade que tenho se fosse religioso.
Agir de determinada maneira apenas por medo de uma punição superiora é agir com falsidade. Você pode estar se mostrando uma boa pessoa por fora, mas será que é uma boa pessoa por dentro? E será que algum dia não acabará se revelando?
Não sei se foi aqui que eu disse isso, mas as pessoas mais hipócritas que eu conheço são religiosas pra caramba.
Anyway, concordo com o último parágrafo do seu post.![]()
Agnóstico
"O mundo só estará a salvo no dia em que morrer o último rei enforcado nas tripas do último frade."Diderot
"Liberté, Egalité, Fraternité."Jean Nicolas Pache
Mérito a quem o merece!
Honra pra quem pode manter-se!
Orgulho para quem pode ostentar!
Respeito pra quem faz mais do que olhar!
Flávio Cruz - studio viabr