ae galera, sei não...
pra mim esses mages tão reclamando de barriga cheia e sobremesa no prato
na minha opinião esse balanceamento foi um dos melhores que a cip ja fez.
avaliem só:
-os mages antes tiravam dano mtoo pesado com runas e ainda de quebra podiam usar wands/rods e armas d 2-hand e ainda por cima naum precisavam gastar quase um ano inteiro treinando skills pra poder fazer caçadas "mais ou menos", já que o ml upa em uma velocidade muito boa enquanto os mages caçam e fikam runando. além do mais os mages ganham uma boa grana vendendo runas e podem "limpar" caves rapidamente com uso das mesmas. tudo que esse update fez foi reduzir um pouco (sim, foi um pouco, acho que a redução de dano ficou por volta de 1/3 ~ 1/4 do dano anterior e que so fica mais perceptivel para hl's) o dano dos mages, que, assim como foi mencionado na reportagem, já estava tão alto que os players precisavam esperar o spawn pra voltar a caçar. e ainda tem mage chorão que reclama soh pq sua sd tirava 1k agora tira 800
(isso foi exemplo), lembrando que o aumento de mana dos mages ja eh mto bom oq ajuda na caçada (principalmente com algumas mf's)
-já enquanto isso os knights precisam ficar a maior parte da vida treinando skills em uma cavezinha escura, alheio a tudo que acontece no mundo afora

e tendo que aturar mages chorões, noobs e pl's (sem levar p/ o lado pessoal mas eh o q eu mais vejo) que matam seus bixos e atrapalham seu treino e ainda por cima nem podem fazer uma hunt "decente" sem tomar waste tremendo por causa das uh's, mf's e outras runas. por mim aumentar o dano dos kinas e pallys foi mto bom, ate msm pq o aumento nem foi tão significativo assim (seria, mas na ultima hora a cip resolveu reduzir a formula d dano :triste: ) oq mais mudou msm foi que agora essas vocações estão dando hits mais altos um pouco mais constantemente (com exceção dos pallys que agora causam danos monstruosos por causa das armas). quase o msm acontece com os pallys porem o treino deles é pior por que tem que ficar parando pra pegar munição, mas mesmo assim eu acho q uma coisa que poderia ser feita é ajeitar essas armas de pally pra não causarem tanto dano e não acabar substituindo os kinas na tarefa d blokar e os mages como dano pesado (sim, pq é mto paia uma shuriken vermelha que tira mais que uma sd! e pally trocando bow e x-bow por munição 1-hand é mais foda ainda, assim os kinas não vaum ter mais futuro como blokers jah q pallys tm exura vita e utamo vita)
acho que nos proximos updates a cip podia focar um pouco mais no roleplay (powergamers não me xinguem, plz) e reduzir o dano de todas as vocações de maneira igualitária e assim fazer com que o tibia se pareça mais com o que era antigamente, quando as vocações dependiam mais da ajuda uma das outras e havia mais parceria no jogo (principalmente pq hoje em dia oq tm d hl é impressionante, vc nota essa diferença principalmente em videos de hunt: hoje tá mto facil achar gente fazendo hunt de demon e achar tambem nego rushando em caves e quests, tá mto mais facil d matar bixo foda)
para akeles que naum intenderam a reportagem, a cip usou graficos d kina e mages pq os kinas saum os q menos pegam xp/h e os mages os q mais pegam xp/h, obviamente não teria sentido fazer um grafico pra pallys ja que eles pegam quase tanta xp/h quanto os mages e com esse update só melhoraram. e n tm nda a ver esse negocio d druid pega menos xp q sorc. so pq n tm wave? druid tbm usa gfb, hmm, explo, sd etc. porem podem fazer uh's pra ganhar mais grana q os sorcs (mesmo a bp d sd custando quase 2x mais, uh faz mais cedo e mais rapido e tm mais compradores)
por fim acho que a cip devia parar de focar seus updates no powergame e fazer tbm quests mais inteligentes e monstros mais bacanas (como implementar os archdemons). eram bons os tempos antigos d tibia q orsha era a noticia do momento e EO o jogador mais comentado
enfim, não me xinguem nem apelem de outra forma plz essa foi apenas minha sincera opinião e achei que deveria ser compartilhada para que o assunto fosse repensado. obrigado pela atenção