Sinceramente, eu não fecho com a cultura islâmica. Vai totalmente contra os valores em que acredito, não concordo com a ideia de "minoria radical", tenho pavor da ligação quase obrigatória de Estado e Religião e é inegável que trata-se de uma cultura expansionista, que em algum momento precisa ser barrada, sob pena de engolir culturas menos resistentes (sem sequer permitir sincretismos). Seria no mínimo hipócrita criticar os pequenos arroubos teocrático dos neopentecostais brasileiros e achar ok que teocracias islâmicas existam e financiem grupos terroristas.
Do lado de Israel você tem um dos países mais progressistas e liberais do mundo em relação aos direitos civis e econômicos, que está passando por problemas agora (que são historicamente típicos da região) mas que sempre esteve na frente em questões de liberdades individuais, mesmo estando em guerra e inseridos em um contexto cultural e regional pouco propício a isso.
A guerra é horrível, não existem santos (embora, o fato do Hamas ser um grupo terrorista, torne falso qualquer tipo de simetria). Mas eu espero que a cultura islâmica não avance sobre Israel e sobre o ocidente.
Ainda vou escutar o podcast, não terminei o último do Gordão Foguetes.