Atualmente, boa parte dos MMORPGs oferecem métodos para conseguir uma vantagem mediante pagamento, até mesmo os pay-to-play, porém existe níveis distintos de pay-to-win, indo desde pagar para ter acesso a um local do jogo até mesmo algo mais extremo, por exemplo, pagar para atingir instantaneamente um determinado level. Afinal, como afirmar que um jogo é pay-to-win ou não? Quanta desvantagem um player que não gasta dinheiro com o jogo tem comparado com quem investe?
Na minha visão o Tibia está em um nível médio de "interferência" do dinheiro real com o avanço virtual do jogador, sendo possível expender dinheiro para progredir mais rápido do que os demais jogadores. Acho equivocada a declaração que esse jogo não é pay-to-win, considerando que os que escolhem despender dinheiro conseguem milhares KKs instantaneamente, boost de experiencia para subir de nível mais rápido, itens melhores sem a necessidade de esperar séculos até ajuntar a grana, além de outras vantagens menores. Quem joga pagando no máximo o premium mensalmente tem condições de acessar essas vantagens? Sim, é completamente possível, entretanto será necessário um esforço muito grande, o que pode desmotivar esse jogador.
Pegando eu mesmo como exemplo, há anos não gasto dinheiro com o Tibia, mesmo assim consigo ter acesso a quase todo conteúdo do jogo, porém para isso tenho que me esforçar e ter um pouco de sorte, não é simplesmente pagar um boleto ou passar um cartão e depois logar no jogo, abrir market e vender 10.000 coins para conseguir dinheiro suficiente para comprar algum item forte que eu esteja precisando, deste modo, até mesmo quem paga premium estará em vantagens contra mim.
TLDR,
Considero o Tibia pay-to-win sim, porém não em um nível extremo igual outros MMOs — aqueles onde é possível comprar up lvl instantâneo e habilidades mais poderosas —, mesmo sendo possível adquirir tudo sem utilizar dinheiro real, quem gastar terá sim muita vantagem.