Se você não é um escravo então pare de agir como um.
Eu jogo Tibia há muito tempo. Muito tempo mesmo, desde 2004. Em todos esses anos eu já estive dos dois lados da moeda, já fui opressor e já fui oprimido, já fui vice de guild dominante e já fui hunted a ponto de não conseguir sair do dp sem morrer. Até 2009 joguei em mundos pvps, Nova, Amera, Keltera, Chimera, Pandoria. Em 2009, cansado do jogo, dei retired e fiquei sem jogar até 2012, quando voltei. Já mais velho, na faculdade, com responsabilidades e sem tempo/paciência que tinha antes pra ficar 24 horas no Tibia matando e morrendo pra outras pessoas, decidi transferir meu char pra Pacera, um mundo onde um RL meu jogava. Ia ser minha primeira vez em non-pvp.
Em non-pvp eu poderia ter paz, não precisaria ficar me preocupando em caçar os outros ou em ser caçado por eles. E por um bom tempo foi realmente assim, fiz boas amizades, ria com um world chat repleto de pérolas e me divertia no english chat e no guild chat. Pacera estava longe de ser um mundo perfeito e eu estaria deixando me cegar pela nostalgia se dissesse que era um mundo unido. Não era. Era uma bagunça. Várias pessoas se odiavam e continuavam lurando e dando KS umas nas outras. Mas tinha uma diferença crucial pra hoje em dia: ninguém abaixava a cabeça. Não existia um dominante simplesmente porque ninguém se deixava dominar.
Eu fiquei nisso até 2014, quando dei mais um retired. Tinha perdido a vontade de jogar e estava com outras prioridades. Bem na época que os Roys começaram a jogar em Pacera.
Eu lembro até hoje nas primeiras vezes que os vi, postando aqui no fórum. Com prepotência e arrogância diziam que iriam dominar o servidor. Na época eu só conseguia pensar “nossa, que coisa patética, eles realmente acham que vão dominar um servidor non-pvp”. E não é que conseguiram? 3 anos depois eu não poderia ter queimado mais a minha língua, mas eu nunca imaginei que os pacerianos seriam tão submissos como foram.
Voltei a jogar no início desse ano. Quando entrei, percebi que quase todas as pessoas que eu conhecia tinham parado de jogar. O jogo estava cada vez mais deserto. O que era normal, mas conforme fui me informando também fui percebendo que todas elas pararam de jogar ou se transferiram pelo mesmo motivo: impotência. Algumas outras, que tanto criticavam os Roys no início, se juntaram a eles assim que tiveram a oportunidade; se sujeitando a essa hipocrisia apenas para poderem continuar caçando e matando seus bichos em paz.
Não muito depois de voltar fui convidado pra entrar na minha guild atual. Assim que entrei a primeira coisa que me perguntarem foi se eu tinha algum problema com a Inception. Na maior sinceridade possível eu disse que não, não tinha, mas que não descartava a possibilidade de algum dia ter. Enquanto não me enchessem a paciência, não havia motivo para eu ligar para a existência deles. Até porque eu raramente caço, então era improvável que meus interesses colidissem muito com os deles e que tivéssemos problemas. E por um bom tempo as coisas ficaram assim, até essa semana.
Com a notícia de que minha guild tava “hunted” simplesmente porque não nos sujeitamos a seguir as regras que eles mesmos inventaram, achei que era hora de escrever essa carta aberta à Pacera.
Agora, eu tenho plena ciência que eu sou “irrelevante”, “random”, ou o que quer que queiram me chamar, no jogo. Sou apenas um level 250, não ofereço ameaça alguma, não tenho condições de dar KS e muito menos lure em chars que quebraram todas as regras do jogo para atingirem levels 500+. Mas isso não significa que eu vou simplesmente aceitar submisso. Eu recuso a autoridade delas. Elas só tem autoridade porque vocês deram a elas.
Honestamente, eu não acho que o que os Roys façam seja nenhum absurdo. Seria hipocrisia da minha parte condena-los por serem “dominantes” quando eu mesmo já fiz coisas muito piores nesse jogo quando era adolescente e jogava em pvp. Não, se você ainda não percebeu, essa carta não é uma crítica aos Roys, mas uma crítica a você que aceita completamente submisso o que eles fazem. Como eu disse, eles só são “dominantes” porque vocês se deixaram dominar. E isso vale ESPECIALMENTE para o pessoal da academy, os maiores capachos dentre todos os capachos que Pacera tem.
Essa carta tem a intenção de fazer com que os pacerianos acordem e resistem. Se você, assim como eu, não tem level para ficar batendo de frente dando KS e lurando contra leveis 700, faça o que tiver ao seu alcance. Vote em mino/golem em Oramond, reporte quando os vir fazendo algo ilegal (por menor que seja, um statement por exemplo), dê KS no pessoal da academy até eles perceberem que não vale a pena continuar na guild, boicote os itens deles no market. Ou mesmo não faça nada, que seja, não fazer nada já é o suficiente. Os desafie, mesmo que eles venham te dar KS/lure e você não tenha como revidar. Os verdadeiros Roys são poucos, ou vocês acham que a Academy vai durar muito tempo? Quanto tempo vocês acham que vai demorar pro pessoal da Academy abrir os olhos e perceber que tão pagando 1kk mensais para fazer o trabalho dos Roys e não ter nenhum dos benefícios que os verdadeiros Roys tem?
A lógica é simples: o “hunted” só existe pra quem se deixar ser hunted. A Inception verdadeira, sem ser os cordeirinhos que eles controlam, são o que, 5% do server? Provavelmente até menos? Vocês acham que eles tem tempo/pessoas/condições de darem hunted em todo o restante de Pacera, se perderem os cordeirinhos? Meu deus, nós jogamos em non-pvp. Não tem nada realmente eficaz que eles possam fazer a ponto de vocês se tornarem submissos dessa forma. Se você não é um escravo pare de agir como um. Prefiro ficar hunted em liberdade do que me submeter a essa humilhante prisão que é ser um membro da Academy.
Se eventualmente vierem lurar em você e você não tiver condições de combater, logue. Volte mais tarde. Vá para outro respaw. Que seja. Faça outra coisa, leia um livro, veja um filme, jogue outro jogo, Tibia vai continuar ali mais tarde. Ou faça uma quest, uma achievement, qualquer coisa que seja. Como eu disse, eles não têm condições de dar KS 24 horas por dia. Logar e voltar a jogar mais tarde quando eles tiverem desistido não é humilhação, humilhação é aceitar qualquer coisa só pra não ser “hunted” ou pagar para isso.
Pessoalmente o “hunted” deles pouco me afeta. Primeiro que mal caço, segundo porque como disse não tenho level suficiente pra ser considerado relevante. O que eles vão fazer pra me prejudicar? Me empurrar quando eu for Lloyd?
Não se esqueçam também que muito em breve o exiva como nós conhecemos vai acabar. Isso significa que o poder deles vai se tornar ainda mais reduzido. Uma redução já notável agora com o Battleye. Se a Academy parar de financia-los, então, esse poder se torna praticamente nulos e em breve só teremos uma dúzia de gatos pingados nostálgicos falando no world chat “lembra quando eu dominava Pacera?”.
E membros da Academy, como eu disse, essa carta é direcionada especialmente para vocês. Abram os olhos. Parem de ser cordeirinhos. A Inception não se importa com vocês, vocês não são membros dela, vocês são simplesmente escravos que trabalham de graça para uma guild que na realidade despreza vocês e faz piadas de vocês pelas costas. Vocês são os escudos humanos da Inception. Acordem, parem de dar dinheiro a eles, eles não são seus amigos só porque trocaram “oi” com vocês uma vez.
Eu acredito que essa resistência que está começando em Pacera em breve vai se alastrar por todos os mundos non-pvp, principalmente quando o exiva de fato acabar. Chega de submissão. Façam sua parte e não se humilhem.