Após o calor dos fatos, parece que juridicamente ainda tem muita água pra passar debaixo da ponte. Então a esperança mesmo é o Temer peidar antes e sair, porque dá pra ele se arrastar até o final de 2018.
Se isso acontecer o cenário pode não ser tão bom quanto pensam. Caso emendem a constituição e façam eleição direta ainda esse ano, você tem o Bolsonaro sem partido (e não se monta um partido do dia pra noite), o Dória em um PSDB enfraquecido e nenhum outro novo candidato pronto. Quem está mais preparado para concorrer e torcendo para que isso aconteça: Lula e Marina. Se o Lula for condenado em Junho, Marina e Ciro. Não sei se seria um cenário bom torcer por eleições diretas.
Agora, o cenário constitucional é assumir o Presidente da Câmara e ele convocar uma eleição indireta em até 3 meses. E aí, meus amigos, pode entrar qualquer tranqueira. Imprevisível o que pode acontecer nesse caso, qualquer um que entre com apoio dos congressista irá estar em um ambiente popular e político bem hostil. E o que essa pessoa fará também é uma incógnita.
Sei lá, mas talvez o Temer se arrastar ingovernável até 2018 não seja algo tão ruim assim.