Bom, eu tive a oportunidade de testar o jogo e participo frequentemente do fórum oficial do BloodStone, então aqui vai minha analise sobre o jogo e o que você descreu:

Para começo de conversa, o jogo lembra o Tibia, porém, o mesmo apresenta sistemas únicos e alguns muito diferentes. Achei a interação com o NPC ótima e muito agradável e intuitiva também, e eles realmente acertaram nesse aspecto, já pensou se o modo de interação com o NPC fosse o mesmo que o de Tibia? que graça teria?.
Quanto ao loot, o sistema de coleta de loot se apresenta muito bem, a janela de loot me agradou bastante com a opção de "Pegar Tudo", acho só que eles precisam configurar melhor a janela para que toda vez que clicar em "Pega Tudo" a mesma fosse fechada em seguida. Já a questão de não cair gold de monstro também me deixou bastante satisfeito, nesse quesito me lembrou bastante Ragnarok Online, onde o gold existe mais não é um item material. Todo monstro dropa algum tipo de item que pode ser vendido posteriormente, Exemplo: Um rato, dropa um item chamado "rabo de rato", e o mesmo pode ser vendido tanto para conseguir dinheiro como para melhoria de equipamento.

A respeito do mapa, foi mais uma coisa que também me agradou, um mapa todo aberto. Espero que eles mantenham o mapa do jeito que estar. Explorar o mapa é algo muito bom e não é porque o mesmo já estar aberto que não deixa de ser uma aventura, por o jogo ser novo, você nunca sabe o que pode ter em determinado local, fora que atualmente no tibia, pelo menos 80% dos jogadores baixam o mapa completamente aberto, justamente por ser algo mais pratico.

Os pontos negativos na minha opinião foram o chat, uma vez que o comunicação entre jogadores ficou muito limitada, já que a mesma não mostrava em tela, acima do personagem, e o sistema de seguir um alvo, achei complexo, as classes melee's estão apresentando muita desvatagem para com as demais classes.