Bom,eu formulei uma teoria sobre uma melhor forma de agir economicamente no Tibia.Bom,a nossa economia é basicamente altamente capitalista.Ela se baseia somente no GP,na venda e compra de itens e runas.Porém,os próprios jogadores tomam atitudes que debilitam o sistema econômico.Pensem comigo.Existem três categorias de itens:

1.Itens Nulos
2.Itens de Mercado
3.Itens Comerciáveis
4.Itens Altamente Comerciáveis
5.Runas

Cada uma delas tem um pecado capital,que os jogadores cometem e dificultam o comércio.

Itens Nulos

Entram aqui subcategorias:

Inúteis

São os itens realmente inúteis a economia ou que são usados por rookers,ou que não podem ser vendidos nas lojas por um valor decente.
Exemplos de mundos de baixo nível:Wooden shield,knife,rope...
Exemplos de mundos de alto nível:dragon shield,soldier helmet...

Pecado Capital:Jogar esses itens pelo chão.Por serem inúteis,ninguém os pega,e só ficam lá dando lag no servidor.Quando encontrar um item inútil em um monstro,o deixe nele e deixe apodrecer.Como isso influencia no comércio?Bem,ás vezes a pessoa precisa viajar pra entregar algum item,pegar uma parcel,LEVAR a lootbag que ele venderia,só que um looter guardaria para si.A lag atrapalha tudo.Guardar no DP,fazer free itens também é a mesma coisa do que jogar no chão.

Para evitar:

*Nunca deixe esses itens no chão,nem no dp.Lugar de lixo é no mar,dentro do morto ou do lixo.O servidor agradece.



Itens de Mercado

São aqueles itens que só são vendidos em lojas,de tão desvalorizados que ficaram.É o exemplo da Mace,Sword,Hatchet,Two-Handed Sword,Double Axe...

Pecado Capital:Dinheiro bom em tibia,é dinheiro vivo.Não fique juntando esses itens no depot,venda-os na loja.Com a grana que você pegar,você será um comprador em mais potencial.Haverá mais chances de você dissolver essa grana em runas e itens comérciaveis e melhor ainda,altamente comerciáveis(que serão apresentados a seguir).Além disso,você também contribui pra a lag guardando esses itens no dp,causando o pecado capital dos itens nulos.



Itens Comerciáveis

São os itens que estão nas ruas.Aqueles itens que não serão necessários ao servidor pelo resto da vida,mais que são comerciados aqui e agora*****mplo:
Em Pacera,dwarven shield custava 600 gp.Em Antica,era item de mercado.
Em New Server,D-shield é uns 20k/30k.Em Antica,é Item Nulo.

Pecado Capital:Não vender isso.Venda TODOS os itens.Item bom é equipamento,item ruim é o que não estiver na sua tela enquanto você estiver matando GS.A única coisa que sobe em tibia além de runa é o valor do seu char.Só.Tudo pode voltar a crescer.

Solução:

*Quando for ficar Retired,não guarde nada dentro do DP.Venda tudo.Fique somente com dinheiro,venda até os seus equips.E compre runa,se for mago.Depois volte e me agradeça por não ter sofrido nenhum prejuízo.

*Venda tudo que estiver dentro do dp que for comerciável e dispensável.


Itens Altamente Comerciáveis

São estes os itens que pelo resto da vida do servidor,nunca perderão o seu valor.Um exemplo:A crown armor,a knight legs,o demon shield,a golden armor.Ninguém que tem dois(ou menos)neurônios na cabeça fica com isso no Depot.Ou usa,ou vende,ou nem compra.
Esses itens todo mundo precisa um dia,e a maioria GUARDA QUANDO DEIXA DE USAR,OU DÁ PRA OUTRO CHAR.Isso é,de certo modo,um pecado de capital,mais de certo modo não é,porque o outro char vai movimentar dinheiro mais cedo.
Altamente é aquele item que desce de preço,mais nunca vai sumir.É aquele item que,por enquanto,não tem equivalente superior e mais adequado.
Mais não usar esses itens é um ponto ruim,porque ninguém mata um depot,abre o dead depot e acha 100k em dinheiro,que venderá e movimentará o comércio.Quando você usa bons itens e vende bons itens,está contribuindo para a EVOLUÇÃO do seu mundo.

Runas

O que sobe em tibia além de runa,é só seu lvl.O resto tende a descer,descer,descer.
Um HL usa muito mais runa do que um lvl 22.Por isso,se todos ajudarem o mundo a evoluir economicamente,certamente as runas subirão de preço,pela lei da oferta e da procura.Comparem os preços de Pacera com Antica,e saberão do que estou falando.O preço das runas aumentou de 30% á 50%.E começa a subir para 65%.
Isso é bom?CLARO QUE SIM!
Com mais pessoas fazendo runas,mais dinheiro elas renderão para si próprias,e mais dinheiro elas movimentarão.
Com mais pessoas comprando runas,mais forte esse mercado ficará,e mais grana ele contribuirá para os outros ramos da economia.
Ou seja:se a UH no seu mundo tá lá pelos 3,3k...não se desanime,isso quer dizer que o seu mundo está um passo a frente e que você vai ter equips ótimos,e já já vai estar matando GS como se fossem ratos...
Então,o que fazer para melhorar o mercado de runas?

*Nunca compre/faça runas desnecessiariamente.Mantenha um nível entre as runas que você usa e as que você tem,de forma que não tenha pouca nem muita.Assim,você vira um melhor comprador e comerciante.

*Gaste runas.Use runas.Respire runas.

*Se você for mago,compre muitas Runas.Tenha mais runas do que dinheiro vivo,por que elas rendem muito,e você vai usar demais.Para knights,mantenha algumas UH's e runas que você irá precisar mais tarde agora,porque amanhã podem não estar a mesma coisa.
É como investir no euro...Você abre mão do dinheiro,mais quando precisar de grana,é só você trocar euros e sua grana será maior do que antes.

*ACIMA DE TUDO,COLOQUE ISSO NA SUA CABEÇA,GRAVE NA SUA TESTA,MANDE TATUAR NA SUA BUNDA:NUNCA FAÇA AQUELA PRAGA DESGRAÇADA QUE TODOS OS MAGOS ABOMINAM COM TODAS AS SUAS FORÇAS...

Os Rune Makers

Esse é,de longe,um dos piores inimigos do comércio.E também o seu inimigo.É muito tolo fazer um,porque você poderia ganhar 20k no tempo em que seu druida faz a UH,no tempo que seu sorc faz a SD.Eles causam dano ao comércio porque prejudicam sua própria renda e os seus gatos na sociedade,o que prejudica de forma geral a movimentação de dinheiro no seu mundo.

Ou seja:

RuneMaker é nulo para o comércio,e também te deixa nulo.Produz muito menos do que você poderia produzir.

Acaba aqui minha análise...Em resumo,os 3 mandamentos:

1.O que é bom é runa,dinheiro vivo e seus equipamentos.Venda o resto.
2.Nunca faça RuneMakers.
3.Nunca jogue itens inúteis pelo chão.

Espero que tenha os ajudado,foi pequeno,mais em breve continuo...

Eu escrevi algumas coisas sobre comércio aqui também.