Salve ilustres, tudo bem com vocês? Espero que sim.
Cá estive pensando em fundar um Clube de Leitura nestas bandas, então cá estou, para dar seguimento à ideia. Antes, no entanto, gostaria de fixar algumas regras para o bom andamento de nossa agremiação literária. Eis elas:
1) Somente literatura clássica e que possam ser encontradas gratuitamente na web (geralmente essas são obras que caíram em Domínio Público). A escolha por obras clássicas se deve ao fato de serem obras consagradas e que certamente adicionarão bem mais do que uma simples literatura random ou recreativa. Estas poderão ser lidas a parte por vossas senhorias. A gratuidade da obra me parece clara: ninguém aqui quer gastar dinheiro com livros, especialmente mãos-de-vaca, como este que vos dirige a palavra.
2) O tempo para a leitura de cada livro dependerá da extensão de cada um. Enquanto O Pequeno Príncipe (odeio esse livro) pode ser lido facilmente em uma manhã cinzenta de domingo, Guerra e Paz certamente levaria cerca de 3 meses para alcançar o mesmo feito. Como resolver este impasse, então? Elementar, meu caro Watson... Primeiro, reservamos um tempo fixo para leitura; 1 hora por dia me parece ideal. Depois, cronometramos o tempo que se leva para ler uma página de forma bastante calma e pausada. Então é só dividir 1 hora pelo tempo que se leva para ler uma página para sabermos quantas páginas podemos ler tranquilamente em 1 hora. Enfim, dividimos o total de páginas do livro pelo número de páginas que lemos em 1 hora para saber que dia todos acabarão de ler. Claro, não é obrigatório ler 1 hora por dia, cada um gerencia seu tempo como melhor lhe aprouver, mas chegada a data limite, todos terão que ter lido o livro.
Exemplo: Vamos ler o livro "Os 3 Porquinhos", começando dia 01 de janeiro. Esse livro tem 300 páginas. Se lermos 10 páginas em uma hora, logo levarão 30 dias para que todos tenham concluído a leitura. Você pode ler 1 hora por dia, ou pode ler meia hora por dia e nos fins de semana ler 2 horas mais 2:30 h para cobrir a defasagem. Fica a seu critério, desde que até o dia 30 de janeiro você tenha concluído a leitura.
3) Ok, qual o sentido disso tudo? Eu posso ler os livros que eu julgar melhores, porque seguiria livros indicados por terceiros? Verdade, mas aqui poderemos discutir um livro que todos leram. Ao final do prazo de leitura, eu iniciarei um tópico com o título do livro e o prefixo [CdL] (que significa Clube de Leitura)
Ex.: [CdL] Os 3 Porquinhos
4) O livro escolhido será escolhido dentre três indicados. Abre-se votação e aquele que contar com o maior número de votos, vence.
Por enquanto, creio que isso deva bastar. Com o tempo, refinaremos e amadureceremos esta ideia. Obviamente, precisamos de quórum, do contrário, não faz o menor sentido criar um "clube" de uma pessoa. Preciso de pelo menos mais 3 pessoas para darmos inícios aos trabalhos (Oxalá!).
E então, alguém quer entrar nessa?
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação