Lá vai wall text....
Pessoal fiz uma breve análise acerca dos possíveis efeitos colaterais, caso as medidas contidas na polêmica pesquisa sejam implementadas. A lista não é estanque, aliás pode nem estar correta, ela é fruto da minha análise, sob a perspectiva limitada que tenho do jogo.
Certamente alguns de vocês farão suas analises sob uma outra ótica ou até mesmo se coadunando com a minha mas, ampliando a mesma.
Tratarei por blocos.
Gestos, áurea no personagem e emojis e "Super Slot para gold"
Aparentemente não afeta em nada, contudo, me parece que a Cip que usar essa pesquisa como termômetro para verificar até onde os players estão dispostos a pagar por serviços elementares. Temo que, em um futuro próximo qualquer inovação, que até hoje vem por meio de updates, venham por meio da store.
Imagine um acesso a uma nova cidade comprada na store, não temos como saber até onde isso pode ir.
Up level instantâneo level 8 e Up level instantâneo level 20 assim que chegar em main
Aqui a Cip mostra que tem conhecimento de que os índices de players novos são baixos e tenta eliminar todo o processo de introdução do player no jogo. No entanto, com as facilidades já presentes no jogo para se upar fast, acho que poucos vão utilizar.
Não sei como isso ficaria em new server.
A questão que me preocupa nesse quesito é que talvez seja o ponta pé inicial para up instantâneo level 100. Observe que o WoW (e aqui resguardadas as devidas características desse título) já oferece o up lvl 100 instantâneo a partir de uma determinada promoção, ou seja, é uma tendência, principalmente quando players estão prestes a atingir 1k de level, tornando a diferença de level é absurda.
É o que costumo chamar de efeito Kharsek.
Comprar gold na store
Constaram que a introdução da Tibia Coin não foi suficiente para eliminar com o mercado negro de golds e uma alternativa seria “abraçar” de forma legal essa demanda.
Vejo como mais do mesmo.
Na minha ótica, a empresa mais que omissa se torna condescendente com os bots, pois, via de regra, o mercado de gold sellers é abastecido pelos bots 24/7 que vivem nas hunts.
O combate eficaz aos bots seria a melhor forma de erradicar os golds sellers do Tibia e fortalecer o Tibia Coin.
Bless full PVE / Restaurar Exp/Skill PVE
Serei totalmente parcial, pois, é uma medida que certamente vou usar.
Justifico:
Aqui, temos que sopesar o tempo de jogo e o modo infinito do tíbia. Nesses quase 20 anos, Tibia tomou proporções inimagináveis, com personagens de leveis antes nunca pensados, bem como skills absurdas. Um dos diferencias do Tibia é a sua penalidade por morte, contudo, isso era mágico nos idos de 2004, hoje como tudo é obtuso as perdas se tornaram dolorosas e por vezes, desestimulantes para o player que pouco tempo dispõe para jogar.
Por outro lado, há toda uma questão que envolve má qualidade de conexão que somos expostos diariamente, pois, muitas mortes hoje em dia, principalmente dos Hu3s é em razão da precária infraestrutura de rede do nosso pais.
Contudo, essa situação me preocupa na medida em que, problemas de conexão deixarão de gerar despesas para gerar lucro para a Cip.
Abrigar-se por trás de serviços oferecidos por empresas como a Prolexic tem um alto custo. Muito embora já dispormos de um sistema que computa a morte do personagem, mas sem perdas de exp/skills em casos de morte durante ataques de DDo’s, fico a pensar se o team CipSoft continuará a desenvolver ferramentas que visem proteger o personagem em casos semelhantes... será? Melhor deixar morrer, não? $$$$
E vão por mim, isso vai ser muuuuuuuuuuuuuuuito caro, pois, se um simples Yalaharian Carpet custa 35 TBC imaginem esses serviços.
Mobile Mailbox
Aqui outra polêmica pois, além de passar o trator no RPG de quests como Postman, deixa margem para pensar a quem essa medida interessaria tanto. (certamente poucos players e os mais nocivos ao game)
Com pouco esforço chego a conclusão de que os maiores contemplados seriam os botters que ficam 24/7 em Rocha, Catacombs, Prision, etc.
Tem um vídeo no youtube onde um player mostra ele roubando um loot gigantesco de um team de botters em Roshamuul, pois bem, esses caras teriam a possibilidade de mandar o loot direto para sua mail box sem perigo se serem “roubados”.
No mais, as hunts low e mid level estão cada vez mais próximas das cidades, não se assustem caso essa tendência mude como forma de criar a demanda no player. Basta, portanto, que se criem hunts interessantes do ponto de vista de exp/profit mas, em locais distantes das cidades, fazendo com o que o player se interesse pelo mobile mailbox na store.
Voucher Exp (2x)
Sem dúvidas o mais polêmico e não tenho condições de imaginar a quantidade de variáveis que seriam impactadas com essa implementação.
Primeiro que nem todos iam poder usar, pois, certamente as guilds dominantes não vão permitir inimigos ou neutros upando fast. Seria um perigo para eles.
Mas, vou além... os integrantes dessas guilds certamente farão uso mas, as custas de todo e qualquer player. Imaginem que esse tipo de serviço não será barato, sendo assim, alguém vai ter que pagar para que eles possam usá-lo.
Portanto, se vc faz aquela hunt meia boca, da qual a guild dominante não se incomoda; preocupe-se, pois, certamente vc terá que pagar alguma taxa para eles para upar nesse local. (isso já existe mas, será potencializado)
Além do mais, prevejo o aumento do guild cache e o efeito cascata disso é incontrolável, com o mais forte subjugando os mais fracos.
Por fim, em um jogo de múltiplas variáveis como o Tibia, uma implementação simples pode impactar severamente a comunidade, agora imaginem uma gama de medidas de cunho tão profundo... pode ser devastador.
É bem verdade que tudo isso trata-se de uma pesquisa mas, já nos dá a noção do direcionamento da empresa para com o Tibia.